Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Vitinha convence e baralha contas de Sérgio Conceição

Jovem médio português exibiu-se a bom nível no Algarve e alimenta a luta pela titularidade.

Vitinha convence e baralha contas de Sérgio Conceição
Notícias ao Minuto

07:12 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto

Desporto FC Porto

Vitinha foi o melhor jogador em campo na recente vitória do FC Porto em casa do Portimonense (3-0), registada na passada sexta-feira, e continua a provar que é um verdadeiro reforço para Sérgio Conceição depois de ter estado uma época emprestado aos ingleses do Wolverhampton. 

O médio de 21 tem sido aposta mais recorrente neste regresso ao Dragão e tem correspondido dentro campo, sendo que, no Algarve, apontou o primeiro golo ao serviço da equipa principal dos dragões. Além disso, também já tinha feito uma assistência contra o Feirense (5-1) para a Taça de Portugal, mas o que Vitinha consegue dar à equipa portista não se resume apenas nestes dois importantes dados estatísticos. 

Com Vitinha em campo, o FC Porto ganha maior circulação de bola e maior critério no passe, ao mesmo tempo que o médio formado no Olival consegue arranjar mais soluções perante equipas que jogam em bloco baixo. No jogo anterior ao do Algarve, Sérgio Conceição lançou Vitinha ao intervalo para contornar as linhas muito juntas do Vitória SC. O FC Porto ganhou, desde logo, maior mobilidade no meio-campo, e a muralha defensiva dos minhotos acabou mesmo por desabar. 

Frente ao Portimonense, Vitinha conseguiu aliar uma boa exibição ao golo que 'matou' o jogo. Um remate forte e colocado que deixou os dragões de cadeirão em Portimão, e que deu a Sérgio Conceição a possibilidade de gerir a equipa que amanhã, terça-feira, tem uma verdadeira 'final' na luta por um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

Nesse sentido, Vitinha parece agora baralhar as contas de Sérgio Conceição. Antes do jogo com o Portimonense, e olhando para o onze titular dos dragões, saltava à vista que Sérgio Oliveira tinha ficado no banco para descansar e estar a 100% para o duelo com o Atlético de Madrid. Porém, o desempenho de Vitinha foi melhor do que o esperado e instalou a dúvida no meio-campo do FC Porto. 

Vitinha em 2021/22

Adversário Condição Minutos Golos Competição
Portimonense Titular 79 1 I Liga
Vitória SC Suplente utilizado 45 0 I Liga
Liverpool Suplente utilizado 26 0 Liga dos Campeões
Feirense Titular 90 0 Taça de Portugal
Santa Clara Suplente utilizado 12 0 I Liga
AC Milan Suplente utilizado 20 0 Liga dos Campeões
Boavista Titular 83 0 I Liga
Tondela Titular  75 0 I Liga
AC Milan  Suplente utilizado 22 0 Liga dos Campeões
Sintrense Suplente utilizado 29 0 Taça de Portugal
Paços de Ferreira Titular 90 0 I Liga
Liverpool Suplente utilizado 34 0 Liga dos Campeões
Gil Vicente Titular 68 0 I Liga
Moreirense Titular 90 0 I Liga
Atlético de Madrid Suplente utilizado 24 0 Liga dos Campeões
Arouca Suplente utilizado 30 0 I Liga

Uribe é o único com o lugar garantido 

De resto, Matheus Uribe parece ser mesmo o único médio com lugar cativo no onze do FC Porto. O médio colombiano é uma peça basilar para Sérgio Conceição, mas vai falhar o duelo com o Atlético de Madrid devido a castigo. O treinador portuguê deve apostar num esquema de três médios. Com Uribe ausente, ficam por conhecer os eleitos eleitos. Marko Grujic deve ser aposta - tem jogado mais na Champions do que no campeonato - e sobram dois lugares que podem ser ocupados por Sérgio Oliveira ou... Vitinha. 

[Notícia atualizada às 15h23]

Leia Também: "Vitinha torna-se irritante para os adversários"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório