Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Quem é Ralf Rangnick, o novo 'professor' do Manchester United?

Treinador alemão, reconhecido com um revolucionário do futebol germânico, é o sucessor de Ole Gunnar Solskjaer no comando dos red devils.

Quem é Ralf Rangnick, o novo 'professor' do Manchester United?
Notícias ao Minuto

08:01 - 01/12/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Manchester United

O Manchester United anunciou na última segunda-feira a chegada de Ralf Rangnick para o comando da equipa de forma interina, ou seja, para o que resta da presente temporada. O alemão foi escolhido para suceder Solskjaer na cadeira de sonho dos red devils, depois de alguns anos sem ser treinador principal, tendo acordo para passar no final da época a funções de coordenação do futebol, onde terá poder como já teve noutros clubes. Mas quem é, afinal, o novo 'professor' de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot? O que fez na carreira e que ideias tem para o futebol?

Ralf Rangnick, de 63 anos, nasceu em Backnang, uma cidade perto de Estugarda, na Alemanha. Decidiu ser jogador de futebol, mas não teve uma carreira por aí além. Tornou-se treinador no clube da terra aos 26 anos de idade, mas só em 1999, já com 42 anos, é que teve hipótese de orientar equipas consideradas de elite no futebol alemão. Passou por clubes como Stuttgart, Hannover 96 e Hoffenheim. A melhor campanha que teve na época foi no Schalke 04, onde venceu a Taça da Alemanha na temporada 2010/2011, estando apenas cinco jogos no comando da equipa.

Em 2012 enveredou pelo ramo da gestão desportiva. Foi diretor de futebol no RB Leipzig, clube que lhe deu maior projeção no futebol internacional. Encarregue da pasta do futebol no clube, Rangnick conseguiu transformar o clube do leste da Alemanha, à época na quarta divisão, naquilo que é hoje. Além do segundo lugar na época de estreia na Bundesliga, o alemão construiu ainda o plantel que alcançou a meia-final da Liga dos Campeões em 2019/2020. Assumiu por duas vezes o banco do RB Leipzig, em 2015/16 e em 2018/19, quando a vaga se abriu. Na primeira vez alcançou o segundo lugar na segunda divisão que ditou a subida à Bundesliga, com 20 vitórias em 34 jogos na Liga e com 54 golos marcados contra 32 sofridos. Na segunda vez protagonizou uma nova campanha de excelência para um clube em evolução. 19 vitórias em 34 jogos na Bundesliga, com 63 golos marcados e 29 sofridos, foi o suficiente para um terceiro lugar na Liga.

Na temporada seguinte, Rangnick voltou à administração do clube alemão, passando a pasta ao então jovem Julian Nagelsmann que conseguiu dar seguimento ao bom momento do RB Leipzig. Rangnick passou a ter funções diferentes na franquia Red Bull. Coordenou principalmente o RB Leipzig, mas teve influência na atividade desportiva dos restantes clubes da marca, como RB Salzburgo, New York Red Bulls e RB Brasil. Com o novo cargo, o alemão mostrou competências na gestão desportiva e guiou os vários projetos ao sucesso.

Não foi apenas pelas movimentações no mercado e pela capacidade de observação de jogadores que o alemão ficou célebre. Dentro do futebol germânico, Rangnick tornou-se uma referência pelo seu estilo de jogo, denominado 'Gegenpress', que hoje é usado em todos os cantos do mundo. A filosofia de Rangnick é considerada uma das mais revolucionários do futebol alemão, tendo sido principalmente adotada por treinadores como Jurgen Klopp e Thomas Tuchel. Baseada em pressão alta e constante, com uma intensidade de jogo elevada e com vista ao contra-ataque rápido, foi também caracterizada pelo próprio como 'futebol heavy-metal'. A ideia do técnico alemão fez furor pelo mundo do futebol fora, apesar de muita gente não saber de onde ela partiu.

Foi com essa ideia de jogo que Jurgen Klopp foi campeão da Bundesliga com o Borussia Dortmund e da Premier League com o Liverpool, elevando ainda mais o 'Gegenpress' quando foi finalista com os alemães e, mais tarde, vencedor da Liga dos Campeões com os reds. Thomas Tuchel pegou igualmente no futebol de Rangnick para levar o Paris Saint-Germain à final da Liga milionária e, mais tarde, par despertar o Chelsea, que vinha de um momento menos bom com Frank Lampard. Foi com o 'Gegenpress' que os blues conquistaram a última edição da Liga dos Campeões, sendo os protagonistas da presente temporada com uma campanha de incrível futebol na Premier League.

Rangnick estava desde o início da época no Lokomotiv Moscovo, igualmente como diretor desportivo, mas chega agora ao Manchester United no meio de um misto de expectativas. Enquanto uns acreditam que o alemão não terá mão no balneário dos red devils, recheado de 'vedetas', outros mostram total confiança no técnico de 63 anos que, além de trazer uma ideia de jogo revolucionária para a história do clube, leva consigo um projeto que prevê dar estabilidade administrativa ao Manchester United a partir da próxima temporada. Apesar de contratado, o alemão ainda não vai estar no banco frente ao Arsenal, ficando o jogo da responsabilidade de Michael Carrick.

Leia Também: Oficial: Man. United confirma Ralf Rangnick como treinador interino

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório