"Fomos buscar o Villas-Boas. Era um risco, mas eu acreditava nele..."

Presidente dos dragões recorda momento em que contratou André Villas-Boas e os duelos com o Benfica de Jorge Jesus.

New FC Porto´s coach Andre Villas-Boas (L) is congratulated by Porto´s president Jorge Nuno Pinto da Costa during a press conference after his official presentation at the Dragao Stadium in Porto, on June 4, 2010. AFP PHOTO/FERNANDO VELUDO (Photo credit s

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/07/2021 07:47 ‧ 23/07/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Pinto da Costa

Pinto da Costa não esquece o momento em que decidiu contratar André Villas-Boas para assumir o comando técnico do FC Porto. Em declarações ao 'Ironias do Destino', do Porto Canal, o presidente dos dragões recorda o "risco" ao ir buscar um treinador jovem e recorda a resposta dos jogadores logo na Supertaça diante do Benfica. 

"O Benfica tinha ganho o campeonato a que nós chamamos o campeonato do túnel. Esse foi o campeonato do túnel, como este [2020/21] há de ficar como o campeonato do Hugo Miguel e do António Nobre. O Benfica constituiu uma equipa forte, liderada pelo Jesus, que então estava no auge da sua carreira. Tinham uma equipa fortíssima. Nós fomos contratar um jovem, que eu conhecia bem desde quase de menino, porque acompanhava o FC Porto no tempo do Bobby Robson, e o Robson achava-lhe muita graça, quando ele era jovem. Fomos buscar o Villas-Boas, foi considerado uma jogada de risco, porque ele nunca tinha estado assim num clube de nível, mas eu acreditava nele", começou por contar Pinto da Costa, citado pelo jornal O JOGO, prosseguindo.

"Fizemos uma equipa boa e lembro-me que o primeiro jogo que tivemos foi a Supertaça. Na ida para o estádio, em Aveiro, a ideia geral era a de que o Benfica ia ganhar facilmente, ia golear. Surpreendentemente, o FC Porto fez um grande jogo, ganhou 2-0, com golos do Rolando e do Falcao. Aí foi muito importante, as pessoas começaram a pensar 'afinal o miúdo está a fazer alguma coisa'. Deu uma embalagem à equipa. De descrença passou a haver uma grande fé, não digo confiança", recordou o líder azul e branco, antes de abordar a goleada de 5-0 aplicada ao Benfica. 

"Mais tarde, passados uns meses, ainda em 2010, tivemos aquele célebre jogo com o Benfica aqui para o campeonato em que ganhámos 5-0. No futebol não há vinganças, foi o mostrar a capacidade de reverter as coisas, de que quando nos dão como mortos nós não estamos e sabemos sair das situações mais difíceis. Essa vitória de 5-0, com uma exibição espetacular, fez as pessoas pensar que afinal de contas este FC Porto não é um FC Porto para andar aqui a fazer companhia ao grande campeão, que seria o Benfica", concluiu Pinto da Costa. 

Leia Também: As imagens do primeiro treino do FC Porto no Algarve

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Madalena Aragão

Madalena Aragão apoia namorado João Neves após derrota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas