O jovem que morreu esta terça-feira na praia de Carcavelos era jogador de futebol. O adolescente, de 17 anos, ainda foi socorrido e encaminhado para o hospital, onde acabou por ser declarado o óbito. Os clubes por onde passou já reagiram à sua morte.
"Foi com enorme surpresa que recebemos hoje a triste notícia do falecimento do nosso ex-atleta Jorge Saraiva. Lamentamos a perda de um jovem, na flor da idade, huumilde, com elevado caráter e sentido de responsabilidade. Neste momento de pesar, o CD Agualva apresenta os sentidos pêsames a todos os seus familiares e desportistas. Descanse em paz, Jorge Saraiva!", lê-se na nota de pesar do antigo clube do jovem.
"Vem o Futebol Clube O Despertar de Casal de Cambra, expressar os nossos mais sentidos pêsames aos familiares do nosso atleta Jorge Saraiva, em especial à Sandra e ao Paulo, que viram partir hoje, e de forma trágica o vosso filho. Deixamos a nossa mais sentida homenagem ao Jorge, que na época que agora terminou, defendeu com orgulho as cores do nosso clube. Até sempre Jorge, e descansa em paz", pode-se ler na nota de pesar do FC O Despertar.
O jovem de 17 anos foi arrastado pela corrente na praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, tendo sido um dos quatro jovens na mesma situação, embora os outros três tenham sido salvos pelas equipas de resgate.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) dá conta de que foi recebido um alerta pelas 15h10, através dos nadadores-salvadores, a informar que "um grupo de pessoas tinha sido arrastado por correntes" no mar da praia de Carcavelos.
"Foram de imediato ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Cascais, elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Cascais, dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e do INEM. Esteve ainda no local o navio 'NRP Andrómeda' da Marinha Portuguesa", pode ler-se no comunicado partilhado no site.
Já no local, foi possível constatar que "três das vítimas tinham sido prontamente resgatadas pelos nadadores-salvadores" e encontravam-se "bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica".
"Os três banhistas alertaram para uma quarta pessoa que teria sido arrastada. Os nadadores-salvadores localizaram a vítima, um jovem de 17 anos, e resgataram a mesma para o areal, onde iniciaram manobras de reanimação até à chegada dos elementos do INEM, que deram continuidade às mesmas", continua.
O jovem foi "encaminhado, em estado muito grave, para uma unidade hospitalar, onde foi declarado o óbito".
Comandante do Porto de Cascais pede cautela
"Devem ser seguidas as recomendações dos nadadores-salvadores e das outras entidades que estão no local, uma vez que os nadadores-salvadores estão aptos a indicar as zonas mais seguras", começou por dizer José Manuel Marques Coelho.
"Existem as bandeiras vermelhas e amarelas, que indicam as zonas seguras para banhos. Nessas zonas não há fundões, não há correntes, declives acentuados", concluiu.
Leia Também: Jovem de 17 anos morre após ser arrastado por corrente em Carcavelos