Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FC Porto perde com o Chelsea e tem sonho europeu em risco

Dragões tiveram oportunidades de sobra para surpreender os milionários ingleses, mas dois erros individuais custaram uma dura derrota, que obriga a uma ‘remontada’ na segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

FC Porto perde com o Chelsea e tem sonho europeu em risco

O FC Porto entrou, esta quarta-feira, com o pé esquerdo nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ao perder a partida da primeira mão, diante do Chelsea, por 0-2, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha.

Mason Mount e Ben Chilwell foram os autores dos golos, que obrigam o conjunto orientado por Sérgio Conceição a vencer dentro de uma semana se quiser dar a volta à eliminatória e chegar às ‘meias’ da prova milionária.

Eficácia inglesa falou mais alto

O FC Porto denotou algumas dificuldades em entrar no jogo em Sevilha, e, durante os primeiros dez minutos, praticamente não saiu do próprio meio-campo, perante um Chelsea que deu primazia à troca de bola e que se mostrou particularmente forte na reação à perda.

Ainda assim, a primeira chance pertenceu aos dragões. Uribe, após uma jogada insistência, atirou a centímetros da barra. Um lance que animou os homens de Sérgio Conceição, que, pouco depois, voltaram a ‘assustar’… graças a um canto direto de Otávio, que Mendy desviou.

Quem não marca arrisca-se a sofrer, e, na primeira oportunidade de que dispuseram, os blues quebraram o nulo. Jorginho deixou a bola em Mason Mount, que rodou e rematou para o golo, num lance em que Zaidu, que falha a interceção, não fica nada bem na fotografia.

Daí em diante, a equipa portuguesa voltou a subir metros no terreno e a almejar a baliza, mas os cabeceamentos, primeiro de Pepe, e depois de Marko Grujic, foram diretos às mãos do guarda-redes dos ingleses, que, assim, segurou o 1-0 no final do primeiro tempo.

Erros individuais deitaram tudo a perder

O ascendente ofensivo do FC Porto manteve-se na segunda parte, e sucederam-se oportunidades no regresso dos balneários. Primeiro, Marega acelerou e atirou para boa defesa de Mendy. Depois, foi a vez de Luis Díaz, com um remate colocado, atirar a rasar o poste.

Ao contrário do que se viu no primeiro tempo, os dragões empurraram os blues às costas, e chegaram, inclusive, a pedir grande penalidade em duas ocasiões, mas Slavko Vincic entendeu não haver motivo para aceder aos protestos de Luis Díaz e Marega.

O golo que sentenciou o resultado final acabaria por surgir bem perto dos 90. Ben Chilwell aproveitou um erro raro de Jesús Corona para se isolar diante de Agustín Marchesín e atirar para o tento que complicou ainda mais as aspirações azuis e brancas na prova milionária.

Momento do jogo: O FC Porto não desanimou com o golo de Mason Mount, mas o segundo, da autoria de Ben Chilwell, tão perto do apito final, deitou por terra as esperanças azuis e brancas de ‘salvar’ a partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Acompanhamento

90' - Apito final em Sevilha! O Chelsea derrota o FC Porto, por 2-0, e está a um passo das meias-finais da Liga dos Campeões.

85' - GOOOOOOLOOOO do Chelsea! Ben Chilwell 'rouba' a bola a Jesús Corona e, cara a cara, com Agustín Marchesín, não perdoa e atira para o 2-0.

84' - Oportunidade de ouro para o Chelsea! Christian Pulisic desferiu um remate violento, que acertou em cheio na barra.

83' - Sérgio Conceição responde. Entram Francisco Conceição, Toni Martínez e Fábio Vieira saem Wilson Manafá, Marega e Otávio.

80' - Mais duas substituições no Chelsea. Saem Mason Mount e Reece James, entram N'Golo Kanté e Thiago Silva.

79' - Novo cartão amarelo. Desta feita, para Marko Grujic, por travar a progressão de Christian Pulisic.

74' - Cartão amarelo para Sérgio Conceição! O treinador do FC Porto saiu da área técnica para pegar na bola e tentar acelerar a reposição, e Slavko Vincic não perdoou.

72' - Volta a pedir-se penálti em Sevilha! Marega, na luta com César Azpilicueta, cai na grande área. A repetição comprova que o espanhol colocou as mãos nas costas do maliano, mas o juiz entendeu que não foi suficiente para assinalar o castigo máximo.

65' - Thomas Tuchel mexe pela primeira vez. Entram Christian Pulisic e Olivier Giroud, saem Timo Werner e Kai Havertz.

63' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Mbemba, por falta dura sobre Ben Chilwell.

60' - 'Susto' para o FC Porto! Rudiger remata forte para uma defesa incompleta de Marchesín, e, na recarga, Kai Havertz, pressionado por Pepe, atira ao lado. No entanto, o lance já estava invalidado por posição irregular.

57' - Mais uma oportunidade para o FC Porto! Luis Díaz combinou com Manafá e, com um remate colocado, faz a bola passar a centímetros do poste.

52' - Polémica na grande área do Chelsea! Luis Díaz cai após lance dividido com César Azpilicueta e pede grande penalidade. No entanto, Slavko Vincic nada assinalou.

51' - Mendy 'salva' o Chelsea do empate! Moussa Marega acelerou e atirou para uma bela defesa do guarda-redes adversário.

47' - O Chelsea 'cheira' o segundo. Mason Mount cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Timo Werner a cabecear por cima.

46' - As equipas já estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do FC Porto-Chelsea.

45' - Termina a primeira parte em Sevilha. O Chelsea recolhe aos balneários em vantagem, graças ao golo de Mason Mount, mas o FC Porto já teve oportunidades para repor a igualdade.

43' - Mais uma oportunidades para os dragões! Pepe foi às alturas cabecear para as mãos de Mendy.

42' - O FC Porto tenta reagir. Corona, à entrada da grande área, rematou de primeira à baliza. A bola levava 'selo de golo, mas valeu a interceção de César Azpilicueta, que atirou para canto.

Foi assim que o Chelsea quebrou o nulo

32' - GOOOOOLOOOOO do Chelsea! Um grande momento de Mason Mount, que, a passe de Jorginho, rodou e atirou para o fundo das redes à guarda de Marchesín. Zaidu, que falha a interceção, não fica nada bem na fotografia...

24' - Otávio quase surpreende! O brasileiro ensaiou um pontapé de canto direto a partir da ala esquerda do ataque azul e branco, mas Mendy estava atento e tirou a bola em cima da linha de golo.

12' - FC Porto dá o primeiro sinal de perigo! Marega trabalhou bem na ala direita e deixou a bola em Luis Díaz, que rematou contra um adversário. Na insistência, Uribe atirou a centímetros da barra.

0' - O árbitro Slavko Vinvic dá o apito inicial em Sevilha. Já se joga o FC Porto-Chelsea, da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Onzes

FC Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu; Grujic, Uribe, Otávio; Corona, Luis Díaz e Marega.

Chelsea: Mendy, Azpilicueta, Christensen e Rudiger; Reece James, Jorginho, Kovacic e Alonso; Mount, Werner e Havertz.

Antevisão

Com os espíritos em alta, no seguimento de um mês em que deixou para trás a Juventus e conseguiu, ainda, reduzir distâncias para a liderança do campeonato português, o FC Porto 'recebe', esta quarta-feira, em Sevilla, o Chelsea, na partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O historial do emblema azul e branco diante dos ingleses não é, propriamente, positivo (somou cinco derrotas, um empate e duas vitórias em oito partidas oficiais), mas os homens de Sérgio Conceição já deram provas mais do que suficientes de que estão à altura de desafiar os maiores clubes europeus.

O conjunto orientado por Thomas Tuchel, por sua vez, chega 'ferido' no orgulho à partida a disputar no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, devido à goleada sofrida na receção ao West Bromwich Albion, e procurará 'vingar-se', numa temporada em que gastou perto de 250 milhões de euros... que ainda não deram grande retorno.

O FC Porto-Chelsea será ajuizado pelo árbitro esloveno Slavko Vincic, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto desvenda preparação para a primeira 'batalha' em Sevilha

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório