Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto perde com o Chelsea e tem sonho europeu em risco

Dragões tiveram oportunidades de sobra para surpreender os milionários ingleses, mas dois erros individuais custaram uma dura derrota, que obriga a uma ‘remontada’ na segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

FC Porto v Chelsea FC  - UEFA Champions League Quarter Final 3: Leg One

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
07/04/2021 21:50 ‧ 07/04/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga dos Campeões

O FC Porto entrou, esta quarta-feira, com o pé esquerdo nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ao perder a partida da primeira mão, diante do Chelsea, por 0-2, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, em Sevilha.

Mason Mount e Ben Chilwell foram os autores dos golos, que obrigam o conjunto orientado por Sérgio Conceição a vencer dentro de uma semana se quiser dar a volta à eliminatória e chegar às ‘meias’ da prova milionária.

Eficácia inglesa falou mais alto

O FC Porto denotou algumas dificuldades em entrar no jogo em Sevilha, e, durante os primeiros dez minutos, praticamente não saiu do próprio meio-campo, perante um Chelsea que deu primazia à troca de bola e que se mostrou particularmente forte na reação à perda.

Ainda assim, a primeira chance pertenceu aos dragões. Uribe, após uma jogada insistência, atirou a centímetros da barra. Um lance que animou os homens de Sérgio Conceição, que, pouco depois, voltaram a ‘assustar’… graças a um canto direto de Otávio, que Mendy desviou.

Quem não marca arrisca-se a sofrer, e, na primeira oportunidade de que dispuseram, os blues quebraram o nulo. Jorginho deixou a bola em Mason Mount, que rodou e rematou para o golo, num lance em que Zaidu, que falha a interceção, não fica nada bem na fotografia.

Daí em diante, a equipa portuguesa voltou a subir metros no terreno e a almejar a baliza, mas os cabeceamentos, primeiro de Pepe, e depois de Marko Grujic, foram diretos às mãos do guarda-redes dos ingleses, que, assim, segurou o 1-0 no final do primeiro tempo.

Erros individuais deitaram tudo a perder

O ascendente ofensivo do FC Porto manteve-se na segunda parte, e sucederam-se oportunidades no regresso dos balneários. Primeiro, Marega acelerou e atirou para boa defesa de Mendy. Depois, foi a vez de Luis Díaz, com um remate colocado, atirar a rasar o poste.

Ao contrário do que se viu no primeiro tempo, os dragões empurraram os blues às costas, e chegaram, inclusive, a pedir grande penalidade em duas ocasiões, mas Slavko Vincic entendeu não haver motivo para aceder aos protestos de Luis Díaz e Marega.

O golo que sentenciou o resultado final acabaria por surgir bem perto dos 90. Ben Chilwell aproveitou um erro raro de Jesús Corona para se isolar diante de Agustín Marchesín e atirar para o tento que complicou ainda mais as aspirações azuis e brancas na prova milionária.

Momento do jogo: O FC Porto não desanimou com o golo de Mason Mount, mas o segundo, da autoria de Ben Chilwell, tão perto do apito final, deitou por terra as esperanças azuis e brancas de ‘salvar’ a partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Acompanhamento

90' - Apito final em Sevilha! O Chelsea derrota o FC Porto, por 2-0, e está a um passo das meias-finais da Liga dos Campeões.

85' - GOOOOOOLOOOO do Chelsea! Ben Chilwell 'rouba' a bola a Jesús Corona e, cara a cara, com Agustín Marchesín, não perdoa e atira para o 2-0.

84' - Oportunidade de ouro para o Chelsea! Christian Pulisic desferiu um remate violento, que acertou em cheio na barra.

83' - Sérgio Conceição responde. Entram Francisco Conceição, Toni Martínez e Fábio Vieira saem Wilson Manafá, Marega e Otávio.

80' - Mais duas substituições no Chelsea. Saem Mason Mount e Reece James, entram N'Golo Kanté e Thiago Silva.

79' - Novo cartão amarelo. Desta feita, para Marko Grujic, por travar a progressão de Christian Pulisic.

74' - Cartão amarelo para Sérgio Conceição! O treinador do FC Porto saiu da área técnica para pegar na bola e tentar acelerar a reposição, e Slavko Vincic não perdoou.

72' - Volta a pedir-se penálti em Sevilha! Marega, na luta com César Azpilicueta, cai na grande área. A repetição comprova que o espanhol colocou as mãos nas costas do maliano, mas o juiz entendeu que não foi suficiente para assinalar o castigo máximo.

65' - Thomas Tuchel mexe pela primeira vez. Entram Christian Pulisic e Olivier Giroud, saem Timo Werner e Kai Havertz.

63' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Mbemba, por falta dura sobre Ben Chilwell.

60' - 'Susto' para o FC Porto! Rudiger remata forte para uma defesa incompleta de Marchesín, e, na recarga, Kai Havertz, pressionado por Pepe, atira ao lado. No entanto, o lance já estava invalidado por posição irregular.

57' - Mais uma oportunidade para o FC Porto! Luis Díaz combinou com Manafá e, com um remate colocado, faz a bola passar a centímetros do poste.

52' - Polémica na grande área do Chelsea! Luis Díaz cai após lance dividido com César Azpilicueta e pede grande penalidade. No entanto, Slavko Vincic nada assinalou.

51' - Mendy 'salva' o Chelsea do empate! Moussa Marega acelerou e atirou para uma bela defesa do guarda-redes adversário.

47' - O Chelsea 'cheira' o segundo. Mason Mount cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Timo Werner a cabecear por cima.

46' - As equipas já estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do FC Porto-Chelsea.

45' - Termina a primeira parte em Sevilha. O Chelsea recolhe aos balneários em vantagem, graças ao golo de Mason Mount, mas o FC Porto já teve oportunidades para repor a igualdade.

43' - Mais uma oportunidades para os dragões! Pepe foi às alturas cabecear para as mãos de Mendy.

42' - O FC Porto tenta reagir. Corona, à entrada da grande área, rematou de primeira à baliza. A bola levava 'selo de golo, mas valeu a interceção de César Azpilicueta, que atirou para canto.

Foi assim que o Chelsea quebrou o nulo

32' - GOOOOOLOOOOO do Chelsea! Um grande momento de Mason Mount, que, a passe de Jorginho, rodou e atirou para o fundo das redes à guarda de Marchesín. Zaidu, que falha a interceção, não fica nada bem na fotografia...

24' - Otávio quase surpreende! O brasileiro ensaiou um pontapé de canto direto a partir da ala esquerda do ataque azul e branco, mas Mendy estava atento e tirou a bola em cima da linha de golo.

12' - FC Porto dá o primeiro sinal de perigo! Marega trabalhou bem na ala direita e deixou a bola em Luis Díaz, que rematou contra um adversário. Na insistência, Uribe atirou a centímetros da barra.

0' - O árbitro Slavko Vinvic dá o apito inicial em Sevilha. Já se joga o FC Porto-Chelsea, da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Onzes

FC Porto: Marchesín; Manafá, Mbemba, Pepe, Zaidu; Grujic, Uribe, Otávio; Corona, Luis Díaz e Marega.

Chelsea: Mendy, Azpilicueta, Christensen e Rudiger; Reece James, Jorginho, Kovacic e Alonso; Mount, Werner e Havertz.

Antevisão

Com os espíritos em alta, no seguimento de um mês em que deixou para trás a Juventus e conseguiu, ainda, reduzir distâncias para a liderança do campeonato português, o FC Porto 'recebe', esta quarta-feira, em Sevilla, o Chelsea, na partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O historial do emblema azul e branco diante dos ingleses não é, propriamente, positivo (somou cinco derrotas, um empate e duas vitórias em oito partidas oficiais), mas os homens de Sérgio Conceição já deram provas mais do que suficientes de que estão à altura de desafiar os maiores clubes europeus.

O conjunto orientado por Thomas Tuchel, por sua vez, chega 'ferido' no orgulho à partida a disputar no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, devido à goleada sofrida na receção ao West Bromwich Albion, e procurará 'vingar-se', numa temporada em que gastou perto de 250 milhões de euros... que ainda não deram grande retorno.

O FC Porto-Chelsea será ajuizado pelo árbitro esloveno Slavko Vincic, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto desvenda preparação para a primeira 'batalha' em Sevilha

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas