Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

É para o menino... e para o graúdo. Sporting já é caso único na I Liga

Leões lideram na lista dos sub-19 mais utilizados de toda a competição... assim como na dos 'trintões'.

É para o menino... e para o graúdo. Sporting já é caso único na I Liga
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/03/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Sporting

O chavão "não se ganham campeonatos com miúdos" há muito que se faz ouvir em Alvalade, mas nunca fez tão pouco sentido como na presente temporada, na qual o Sporting lidera a tabela com 58 pontos conquistados em 66 possíveis.

Feitas as contas, ao fim de 22 jornadas, o conjunto verde e branco apresenta aquela que é a quarta média de idades mais reduzida de toda a competição: 24,9, número apenas superado por Famalicão (22,9), Boavista (23,7) e Vitória SC (24,5).

Nuno Mendes é o expoente máximo desta juventude, tendo conquistado a titularidade sob as ordens de Rúben Amorim ainda antes de festejar o 18.º aniversário. Agora, a pouco mais de três meses de celebrar o 19.º, mantém-se como uma das figuras incontornáveis da competição.

O lateral-esquerdo nascido a 19 de junho de 2002 soma 1.482 minutos nas pernas desde o arranque de 2020/21, o que o torna no sub-19 mais utilizado de todo o campeonato nacional. Esta é, de resto, uma tabela também ela 'pintada' de verde e branco.

Isto porque três dos cinco jogadores sub-19 mais utilizados da I Liga jogam de leão ao peito. São eles Nuno Mendes (1.482 minutos), Tiago Tomás (1.156 minutos) e Gonçalo Inácio (622 minutos). Os outros dois são Manuel Ugarte, do Famalicão (778 minutos) e Tiago Almeida, do Tondela (720 minutos).

'Veteranos' compõem o equilíbrio

O 'segredo' do sucesso do Sporting pode, no entanto, estar na forma como a direção liderada por Frederico Varandas encontrou maneira de chegar a um equilíbrio no que às idades diz respeito, provando, inclusive, um dado curioso na I Liga.

De todos os jogadores com mais de 30 anos que disputam a competição, apenas quatro foram utilizados durante os 90 minutos em todas as 22 jornadas já disputadas. Destes dois jogam... em Alvalade: Sebastián Coates e Antonio Adán.

O capitão e o guarda-redes não falharam um único instante da caminhada dos leões até ao momento, algo que, nos 'trintões' da prova, apenas encontra paralelo em Marco Pereira, do Santa Clara, e Pawel Kieszek, do Rio Ave.

Leia Também: Há três anos que o leão não ganha em Tondela. Só Coates sabe o 'segredo'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório