Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"No FC Porto os jogadores que se deslumbram ficam em casa"

FC Porto e Moreirense disputam o primeiro jogo no presente ano civil, neste domingo, a partir das 21 horas.

"No FC Porto os jogadores que se deslumbram ficam em casa"
Notícias ao Minuto

12:58 - 02/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

FC Porto e Moreirense defrontam-se, neste domingo, a partir das 21 horas, no estádio do Dragão, num duelo relativo à 12.ª jornada da I Liga.

Um encontro que fica desde já marcado pela saída de César Peixoto do comando técnico dos cónegos na manhã deste sábado.

Recorde-se que o FC Porto parte para esta ronda na terceira posição do campeonato, a quatro pontos do líder Sporting, já a formação minhota ocupa a oitava posição com 13 pontos.

Sérgio Conceição, neste sábado, no centro de treinos do Olival, fez a antevisão a esta partida:

 Saída de César Peixoto: Nós tínhamos preparado este jogo, como é habitual, partindo sempre do que pode fazer a nossa equipa. Estudámos a outra equipa, tendo em conta o que César vinha fazendo. Agora o que irá fazer a partir de agora? Não podemos controlar. Mas mais uma vez digo que o mais importante é a nossa equipa.

Demasiadas saídas de treinadores no início de época: Não sei o que se passa nos outros clubes. Agora nós sabemos muito bem que quem paga sempre a factura dos maus resultados é o treinador. E muitas vezes essa condenação é injusta, todavia o que rege a continuidade de um treinador é quase sempre os resultados.

Estranha que seja sempre Bruno Esteves o árbitro nomeado para o VAR nos jogos do Benfica? Não comento.

Moreirense será uma equipa mais fragilizada: Eu sinceramente não sei em que contexto sucedeu essa saída. Eu acho que não seja por aí. Ás vezes até pode ser a oportunidade para as tropas se unirem ou um ou outro jogador se mostrar. Agora não acredito que o Moreirense mude muito, até porque não há muito tempo. Agora do plano psicológico os jogadores estão habituados a mudar de equipa técnica. Acredito que a nível anímico, a equipa do Moreirense vai estar motivada.

Mês de janeiro pode ser positivo para os objetivos do FC Porto: Vem aí um ciclo de jogos importantes, como foi também o de dezembro. Em janeiro vamos ter jogos decisivos, mas nada vai mudar na nossa forma de jogar.

Eventual regresso de Marcano: O Marcano não é um caso fácil, até porque está há muito tempo sem competir devido a uma grave lesão que contraiu. Estamos ansiosos que ele regresse e volte a estar entre os companheiros. É bom para ele, para nós e para o balneário. Ele é um elemento muito importante no nosso grupo de trabalho, não só a nível desportivo, como a nível humano. 

Surto de Covid-19 no Vitória SC (FC Porto jogou há três dias com os vimaranenses): Nós temos vindo a reforçar a mensagem de que temos de nos reforçar e esta pandemia ainda não acabou. E claro que estas festas podem ter contribuído de certa forma para um aumento de casos. Aqui dentro estamos protegidos (dentro do Olival), mas fora daqui temos de assumir outros níveis de preocupação.

Castigo aplicado a Otávio: O Otávio não vai ser opção amanhã e nem vale a pena falar sobre isso. Eu soube em estágio dessa opção e claro que me complicou a vida, mas agora importa pensar num jogo em que ele não vai estar.

Pedroto e Artur Jorge são os únicos treinadores com mais jogos no FC Porto do que o Sérgio. O que isso representa para si? Representa que o presidente tem tido paciência comigo (risos) e me tem mantido aqui no cargo. Olhando para o histórico de grandiosos treinadores que o FC Porto tem tido sinto uma alegria natural e uma enorme satisfação. Mas agora tudo isto é muito volátil, afinal tudo depende dos resultados. Aqui, ao contrário do que é habitual, falamos de um exemplo em que um presidente tem apostado e tem tido em confiança em mim. 

13 jogos sem perder. Há um risco de deslumbramento na equipa? Por isso é que muitas vezes digo que o importante é amanhã. Nós estamos sempre a recomeçar. Acabou um jogo, temos de apontar forças para o seguinte. Todos os jogos são decisivos. Todos os dias temos de trabalhar no máximo para estar no máximo. Deslumbramento? Não acredito, até porque o meu nível de exigência é elevadíssimo. Aliás, eu quis que depois da Supertaça os meus jogadores rapidamente se virassem para o Vitoria SC. No FC Porto quem se deslumbra fica em casa.

Treinadores da II Liga elegeram Francisco Conceição como jogador revelação. O que lhe diria como adepto, pai e e treinador? Eu para falar do Francisco ou de outro jogador qualquer iamos perder muito tempo, acho que não é o momento mais adequado estar agora a falar da equipa II, até porque a conversa ia ser longa, mas terei todo o gosto em responder a essa questão noutra ocasião. Mas a verdade é que eu não gosto de individualizar na equipa A, quanto mais na equipa B.

Dúvidas para o duelo frente ao MoreirenseMbemba vai estar convocado e o Pepe não.

Instabilidade no eixo defensivo: O equilíbrio está relacionado com a equipa e não com a dupla de centrais. Temos efetivamente tido problemas em manter a dupla de centrais durante muito tempo, até porque tem havido uma grande onda de lesões, mas não acredito que tenham havido mais golos por causa disso. A equipa é quem tem o peso maior no processo defensivo. O ideal será que eles ganhem algumas rotinas e ter mais minutos, mas se é assim temos de precaver essas situações.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório