Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

França apaga a 'Luz' e arruma com Portugal da Liga das Nações

Gauleses venceram em Lisboa, por 1-0, e carimbaram o passaporte para a final four.

França apaga a 'Luz' e arruma com Portugal da Liga das Nações

Chegou, este sábado, ao fim o percurso de Portugal na segunda edição da Liga das Nações. Os campeões em título estavam obrigados a pontuar para manter vivas as aspirações, mas foram derrotados por França, no estádio da Luz, por 0-1.

Com um golo solitário de N’Golo Kanté, a seleção gaulesa termina a quinta jornada na liderança isolada do Grupo 3, com 13 pontos, mais três do que a equipa das quinas, sobre quem tem vantagem no confronto direto, o que inviabiliza uma eventual recuperação.

’S. Patrício’ foi aguentando o forte…

O jogo era de elevada importância para as contas da fase de grupos da Liga das Nações, mas França, desde cedo, deixou bem claro que estava mais preparada para lidar com a magnitude da tarefa do que Portugal.

Os gauleses, pressionantes e ousados, encostaram uma equipa das quinas macia e conservadora ‘às cordas’, somando oportunidades atrás de oportunidades que só não resultaram em golo por manifesto azar… ou por culpa de Rui Patrício.

O guarda-redes assinou uma exibição de gala no estádio da Luz, e, só na primeira parte, tirou o golo por duas vezes a Anthony Martial (que ainda atirou à barra) e uma outra a Kingsley Coman, fazendo de tudo para manter os campeões em título em jogo.

Portugal, ‘assustado’ com a superioridade francesa, pouco fez para responder. A estratégia de Fernando Santos passou por deixar a bola em Cristiano Ronaldo para ver no que dava, mas o melhor que o capitão conseguiu fazer foi um cabeceamento perigoso à beira do intervalo.

… até surgir o (N’)Golo merecido

Portugal pareceu ter regressado revigorado dos balneários, com maior agressividade na luta pelas segundas bolas e dando mais bola a João Félix e Bernardo Silva, fazendo o jogo fluir de uma maneira que fluiu na primeira parte.

No entanto, depois de falhar tantas oportunidades, França marcou na primeira que dispôs após o regresso dos balneários. Rabiot atirou para uma defesa incompleta de Rui Patrício, e N’Golo Kanté, na recarga, só teve de encostar para o fundo das redes.

A equipa das quinas reagiu bem à desvantagem e, instantes depois, ficou à beira de repor a igualdade, mas o cabeceamento de José Fonte esbarrou em cheio no poste. Depois disso, Hugo Lloris ainda teve de ‘voar’ para desviar um grande remate de João Moutinho.

A reação acabou por não ser recompensada, pelo que França carimba mesmo o passaporte para a final four da Liga das Nações. Os gauleses partem para a última jornada com 13 pontos, mais três do que Portugal, que está matematicamente impedido de lutar pela liderança do Grupo 3.

Momento do jogo: França foi (muito) melhor na primeira parte, mas Portugal começou a ameaçar na segunda, pelo que o golo de N’Golo Kanté não poderia ter chegado em melhor hora para os homens de Didier Deschamps. Rui Patrício não ficou bem na fotografia, mas é mais do que justo dizer que, se não fossem as restantes defesas, o resultado poderia ter sido bem pior.

Acompanhamento

90' - Apito final na Luz. França vence com um golo de N'Golo Kanté e afasta Portugal da final four da Liga das Nações.

85' - Fernando Santos esgota as substituições. Saem Danilo Pereira e João Félix, entram Sérgio Oliveira e Paulinho.

82' - Tobias Stieler volta a exibir o amarelo. Desta feita a Lucas Hernández, que derrubou Diogo Jota junto da linha lateral.

79' - Mais um cartão amarelo. É para N'Golo Kanté, por falta dura sobre Danilo Pereira.

78' - Eis a resposta de Didier Deschamps. O selecionador francês lança Olivier Giroud para o lugar de Anthony Martial.

75' - Defesa fantástica de Hugo Lloris! O guarda-redes 'voou' para desviar um grande remate de João Moutinho, que parecia levar 'selo' de golo.

72' - Mais substituições na seleção portuguesa. Entram Francisco Trincão e João Moutinho para o lugar de Bernardo Silva e Bruno Fernandes.

65' - Mais uma defesa de Rui Patrício. E, mais uma vez, após remate de Anthony Martial, que apareceu completamente solto na pequena área.

62' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Hugo Lloris, por demorar na reposição da bola em jogo.

60' - Portugal quase chega ao empate! Após uma jogada de insistência, José Fonte cabeceou contra o poste.

59' - Didier Deschamps também mexe. Marcus Thuram 'salta' do banco para render Kingsley Coman.

56' - Fernando Santos mexe pela primeira vez. Sai William Carvalho, entra Diogo Jota.

Assim foi o golo que quebrou o nulo na Luz

54' - GOOOOOLOOOOO de França! Rabiot atirou forte para uma defesa incompleta de Rui Patrício, e, na recarga, Kanté só teve de empurrar para o fundo das redes.

47' - Portugal entra bem na segunda parte! Cristiano Ronaldo, com um pontapé-livre tenso, fez a bola passar perto da baliza à guarda de Lloris.

46' - Os jogadores estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Portugal-França.

45' - Intervalo no estádio da Luz. Portugal bem pode agradecer à sorte (e a Rui Patrício) por recolher aos balneários com uma igualdade no marcador, tal a superioridade de França no estádio da Luz.

45' - Cristiano Ronaldo quase surpreende França! O capitão, com um belo cabeceamento, atirou ligeiramente acima da trave.

41' - Que defesa fenomenal de Rui Patrício! Após cruzamento rasteiro de Lucas Hernández, Anthony Martial foi ao chão desviar contra o corpo do guarda-redes português.

31' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Danilo Pereira, devido a uma entrada dura sobre Lucas Hernández.

30' - França regista a melhor oportunidade da noite até agora! Após jogada estudada, Martial, de cabeça, acertou em cheio na barra. Portugal está a passar por muitas dificuldades...

27' - Cheirou a golo na Luz! Anthony Martial, rodeado por três adversários, atirou às malhas laterais da baliza à guarda de Rui Patrício.

25' - Mais um remate português à baliza, agora de Cristiano Ronaldo. Na marcação de um pontapé-livre, o capitão atirou contra a barreira, e, na recarga, 'disparou' muito longe do alvo.

20' - Portugal tenta reagir! Bruno Fernandes, completamente solto à entrada da grande área, atirou forte, mas à figura de Lloris.

18' - A seleção francesa ficou à beira do golo! Após canto cobrado por Griezmann, Rabiot foi às alturas cabecear a centímetros da baliza portuguesa.

12' - Volta a defender Rui Patrício! O guarda-redes português saiu aos pés de Anthony Martial para evitar o primeiro no estádio da Luz.

10' - Responde França! Coman apostou na iniciativa individual, ultrapassou Raphael Guerreiro e 'disparou' para a defesa de Rui Patrício.

6' - Portugal dá o primeiro aviso da noite! Cristiano Ronaldo, com um remate potente de fora da grande área, obrigou Hugo Lloris a aplicar-se.

0' - Tobias Stieler dá o apito inicial no estádio da Luz. Já rola a bola no Portugal-França.

'Onzes'

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho, Bruno Fernandes; João Félix, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

França: LlorisPavardVaraneKimpembe, Lucas HernándezKantéPogbaRabiotGriezmannComan e Martial.

Antevisão

A seleção portuguesa recebe, este sábado, no estádio da Luz, a congénere francesa, na esperança de se poder dar ao luxo de, de uma vez por todas, arrumar a calculadora no que diz respeito ao apuramento para a final four da Liga das Nações.

Lusos e gauleses chegam à quinta jornada da mais jovens prova de seleções da UEFA na liderança partilhada do Grupo 3, com dez pontos cada, o que significa que o vencedor (a haver...) carimbará de imediato o passaporte para a próxima fase.

Uma boa notícia para Fernando Santos será a já confirmada ausência de Kylian Mbappé, uma das principais estrelas adversárias, que se encontra a recuperar de lesão, pelo que não entra nas contas de Didier Deschamps.

O treinador dos campeões em título da Liga das Nações optou, no entanto, por também mexer na lista de convocados, ao chamar Raphael Guerreiro e Rúben Neves para o lugar de Domingos Duarte e Renato Sanches.

O Portugal-França será apitado pelo árbitro alemão Tobias Stieler, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório