Powered bySolverde
Disclaimer

Ricardo Soares quer Gil Vicente com "estabilidade" na I Liga

O novo treinador do Gil Vicente, Ricardo Soares, disse hoje que assumiu o cargo para estabilizar o clube minhoto na I Liga portuguesa de futebol, atingindo a manutenção o mais "rapidamente possível".

Chaves convicto de que é possível chegar ao Jamor

© Global Imagens

Lusa
13/11/2020 14:28 ‧ 13/11/2020 por Lusa

Desporto

Apresentação

Quatro dias depois de oficializada a sua saída do Moreirense, emblema primodivisionário em que iniciou a época, o técnico substituiu Rui Almeida ao 'leme' da formação de Barcelos, atual 17.ª e penúltima classificada, com cinco pontos após sete jornadas, e prometeu encarar com "espírito de missão" a tarefa de estabilizar a sua nova equipa na tabela.

"O Gil Vicente é um clube com história, apetecível para qualquer treinador, a que queremos dar a estabilidade necessária para ser cada vez mais de I Liga. É com grande ambição que cá estamos para atingir o mais rapidamente possível a manutenção, dando tranquilidade a quem participa neste projeto", disse, na conferência de imprensa de apresentação, decorrida no Estádio Cidade de Barcelos.

O felgueirense, de 46 anos, assinou um contrato válido até ao final da presente temporada, por "decisão de ambas as partes", mas principalmente sua, e reconheceu ter aceitado a proposta gilista por entender que a "qualidade" do plantel à disposição é "suficiente" para dar "continuidade" a uma carreira que deseja "projetar" para "objetivos grandes".

Após ter começado a trabalhar na manhã de hoje, num treino que durou hora e meia, Ricardo Soares prometeu implementar um "modelo de jogo" que sirva as características globais do plantel e os "interesses do coletivo", independentemente do sistema tático ser o 4x3x3 que apresentava no Moreirense ou o 3x4x3 até agora utilizado por Rui Almeida.

"É uma realidade que o sistema de jogo adotado até então visa um 3x4x3. Vou ver o que tenho à minha disposição. Em relação ao 4x3x3, ao 4x4x2 ou ao 3x4x3, já joguei em diferentes formas. No [Desportivo de] Chaves [na época 2016/17], jogava em 4x4x2, no Moreirense, em 4x3x3. Noutros clubes, até foi em 3x5x2. Eu gosto de ver os meus jogadores confortáveis", referiu.

Além da permanência, o treinador frisou que outro dos objetivos ao serviço do Gil Vicente é o de "potenciar ao máximo a qualidade" dos jogadores, para que se "transformem em ativos [financeiros]", sem esquecer que os "resultados desportivos estão em primeiro lugar".

O 'timoneiro' acredita que essa valorização só vai acontecer se os 'galos' juntarem a "qualidade ao trabalho" e apresentarem, no relvado, um "futebol positivo", que lhes permita estarem "perto de ganhar mais vezes" e até corrigirem a escassez de golos marcados - cinco, em sete jogos.

"Isso [escassez de golos] pode ser uma realidade, mas não vejo as coisas tão lineares. Acredito nos jogadores que cá estão para mudarmos rapidamente esse pormenor", disse.

Ao lado de Ricardo Soares, o diretor desportivo do Gil Vicente, Tiago Lenho, admitiu que a saída de Rui Almeida se deveu aos resultados - a equipa perdeu os últimos quatro desafios - e à paragem do campeonato, por ser o "'timing' ideal", tendo considerado que o novo técnico dos barcelenses tem "muita ambição" e muita "vontade de triunfar".

"A saída de Rui Almeida foi uma feliz coincidência com a saída do 'mister' Ricardo Soares do Moreirense. É uma pessoa que conheço bem, com muita ambição e vontade de triunfar. Os trajetos que tem feito têm sido positivos. Era dessa injeção de ambição e de motivação que estávamos a precisar", assumiu.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas