O FC Porto B venceu hoje na receção ao Vilafranquense, por 2-1, numa partida da quinta jornada da II Liga portuguesa de futebol em que força da equipa portista fez a diferença na segunda parte.
Os golos surgiram depois do intervalo e o primeiro, para os portistas, foi de grande penalidade e por Danny Loader. Francisco Conceição finalizou um lance individual com um remate colocado que valeu o 2-0 e os visitantes reduziram por Rodrigo Rodrigues, aos 86.
O primeiro lance de perigo pertenceu ao Vilafranquense aos 16 minutos, quando Pedro Justiniano abordou mal um lance aéreo e a bola sobrou para André Claro, que tentou bater Ricardo Silva com um chapéu e falhou.
Os guarda-redes Maringá e Ricardo Silva brilharam aos 19 e aos 20 minutos para deter remates fortes de Johan Gomez e Vítor Bruno, respetivamente, e Francisco Conceição cabeceou fraco para as mãos do guarda-redes do Vilafranquense, aos 28.
A melhor jogada da primeira pare coube ao Vilafranquense. Diogo Izate, Vítor Bruno e André Claro combinaram bem na esquerda, mas a definição não foi a melhor e o FC Porto B acabou por resolver um problema que se anunciava complicado.
A segunda parte abriu com o FC Porto B mais intenso e objetivo nas saídas defesa-ataque e foi deste modo que a equipa ganhou uma grande penalidade, numa jogada que o árbitro começou por avaliar como tendo sido uma falta fora da área e que depois, alertado por um auxiliar, corrigiu para castigo máximo. Danny Loader fez aí 1-0.
Esse golo, aos 58 minutos, e o Vilafranquense podia ter empatado pouco depois. Vítor Bruno arrancou um grande cruzamento e Carlos Fortes, em boa posição para marcar, cabeceou para fora.
Os visitantes procuraram reagir, mas o FC Porto B elevou para 2-0 numa jogada que Francisco Conceição construiu com fintas curtas e finalizou com um remate forte, colocado e sem defesa para Maringá.
O Vilafranquense arriscou ainda mais, expôs-se ao contra-ataque portista e foi muito pouco que não sofreu o terceiro golo aos 84 minutos, mas a equipa de Quim Machado ainda reduziu por Rodrigo Rodrigues, que finalizou à boca da baliza um cruzamento longo da esquerda.
Com este resultado, o FC Porto subiu do 12.º para o quinto posto, com sete pontos, e o Vilafranquense caiu para o 16.º,com quatro pontos.