Desportivo de Chaves regressa aos treinos com jogadores em vários grupos

Quatro elementos dos flavienses estão infetados com Covid-19 e outros sete estão isolados.

Desportivo de Chaves regressa aos treinos com jogadores em vários grupos

© Global Imagens

Lusa
14/09/2020 17:52 ‧ 14/09/2020 por Lusa

Desporto

Decisão

O Desportivo de Chaves, que tem quatro elementos infetados com covid-19 e um total de sete em confinamento, regressou hoje aos treinos com os jogadores divididos em pequenos grupos, explicou fonte do clube da II Liga de futebol.

Fonte do emblema transmontano revelou à agência Lusa que o grupo regressou hoje aos trabalhos de campo, dividindo os treinos ao longo do dia, com os jogadores divididos também em pequenos grupos.

A mesma fonte disse ainda que toda a estrutura realizou hoje de manhã novos testes à covid-19.

O delegado da Unidade de Saúde Pública (USP) do Alto Tâmega e Barroso, Gustavo Martins-Coelho, adiantou no domingo à noite à Lusa que o Desportivo de Chaves tem um total de sete elementos em isolamento, após ter registado quatro casos de covid-19, mas que podia regressar aos treinos.

"O inquérito epidemiológico está concluído, a avaliação de risco com base nas novas informações está concluída, e foram identificados novos contactos com os casos confirmados, que já tinham sido confirmados na sexta-feira, e esses contactos estão em isolamento", explicou.

O delegado de saúde precisou que, além dos quatro casos de infeção por covid-19 no clube já anunciados, dois jogadores e dois treinadores, também mais três elementos foram colocados em isolamento, sem especificar se são jogadores ou elementos da equipa técnica.

"Neste momento, cabe ao Desportivo de Chaves, se assim o entender, divulgar quem é que está em isolamento", acrescentou.

À Lusa, o clube flaviense informou no domingo à noite que não iria prestar mais esclarecimentos.

Gustavo Martins-Coelho tinha realçado ainda no domingo que o clube podia agora retomar os treinos, após toda a estrutura ter sido colocada em isolamento na sexta-feira, decisão que levou ao adiamento do Feirense-Chaves, encontro da primeira jornada da II Liga, que estava previsto para as 20:00 de sexta-feira.

O delegado de saúde tinha explicado à Lusa na sexta-feira à noite que, depois de uma primeira avaliação de risco, após quatro casos positivos de covid-19 no Desportivo de Chaves divulgados na sexta-feira, foi dito que "não havia inconveniente" para a realização do encontro em Santa Maria da Feira, mas que, "ao final da tarde", esta entidade recebeu "novas informações que não estavam na posse ao final da manhã".

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte disse no sábado que o Desportivo de Chaves organizou um jantar convívio com o plantel e equipa técnica "em pleno período de infeciosidade dos casos confirmados identificados" de covid-19.

A ARS do Norte explicou que após articulação das autoridades de saúde local, regional e nacional, foi decidida a "determinação de medidas cautelares que inviabilizavam a participação do referido clube no jogo do campeonato de futebol".

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional defendeu no sábado que é "imperativo" manter a aplicação da orientação de que um caso positivo não torna, por si só, obrigatório o isolamento coletivo das equipas, referindo que a competição não pode parar, após uma reunião de emergência com os médicos de todas as sociedades desportivas que integram as competições profissionais.

O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que "o futebol não pode dar sinais contrários" face ao estado de contingência e que as autoridades "não abdicarão de usar todos os meios" para conter a pandemia de covid-19.

"O Governo continuará empenhado em permitir o regresso à normalidade possível das modalidades desportivas e do futebol, mas as autoridades de saúde não abdicam de usar todos os meios legais e de saúde pública para limitar a propagação do vírus", começou por dizer António Lacerda Sales, em conferência de imprensa.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas