Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Bola de Ouro de 2013 para Ronaldo é "justíssima"

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, afirmou hoje que seria "justíssima" a atribuição da Bola de Ouro de 2013 ao futebolista português Cristiano Ronaldo.

Bola de Ouro de 2013 para Ronaldo é "justíssima"
Notícias ao Minuto

09:00 - 23/12/13 por Lusa

Desporto Emídio Guerreiro

"Mais do que aquilo que eu espero, prefiro dizer o que gostaria que acontecesse, que era, depois de uma época extraordinária, que o Cristiano Ronaldo fosse o jogador do ano, porque acho que era justíssimo", afirmou Emídio Guerreiro.

Em entrevista à agência Lusa, o governante recordou a importância do "capitão" da seleção portuguesa na qualificação para o Mundial2014, salientando que o avançado do Real Madrid "cilindra os próprios recordes, a cada ano que passa".

"Acho que está num pico de forma notável, que espero que mantenha ou até aumente até ao Mundial. Mas, olhando para a fotografia do momento, ele é o melhor jogador do Mundo, independentemente de haver um conjunto de jogadores do mesmo nível, que num outro momento possam estar acima ou abaixo", referiu.

Questionado sobre as ambições da seleção portuguesa no Campeonato do Mundo de 2014, que vai ser disputado no Brasil, o governante reconheceu a dificuldade de chegar ao título, preferindo optar por um discurso cauteloso, pensando "passo a passo".

"Ir o mais longe possível, gostávamos de ser campeões do Mundo, mas sabemos que não é fácil. A expetativa que eu tenho é a de passar a fase de grupos e depois, depende muito... No último, perdemos com a Espanha que foi campeã. Temos de ter confiança no grupo, continuar a mostrar a competência, organização e profissionalismo e superar os três desafios. A partir daí, depende do adversário. Temos uma seleção de topo, das melhores do Mundo, e temos a felicidade de ter o melhor jogador do Mundo atualmente a jogar muito na seleção. Por isso, podemos sonhar passo a passo", sublinhou.

No Grupo G da primeira fase do Mundial2014, que integra ainda Alemanha, Estados Unidos e Gana, a equipa das "quinas" estreia-se frente à seleção germânica, a 16 de junho de 2014, pouco mais de um mês do fim do programa de assistência financeira ao país. No entanto, Emídio Guerreiro rejeita que esse embate possa transportar qualquer tipo de sentimento extrafutebol.

"Não vou por aí, a Alemanha é um país parceiro. Eu quero é que aconteça Estugarda novamente, lembrando o grande golo de Carlos Manuel que nos levou ao México1986. Gostaria de facto que isso voltasse a acontecer. Estamos a falar de futebol, não se trata de mais nada, eu gostaria mesmo de repetir Estugarda, que houvesse um Carlos Manuel que marcasse um golão e nos desse os três pontos", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório