Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Benfica evita derrota nos descontos mas entrega liderança ao FC Porto

Benfica entra em campo frente ao Moreirense já depois de saber o resultado do confronto com o FC Porto e precisa de vencer para continuar no primeiro lugar.

Benfica evita derrota nos descontos mas entrega liderança ao FC Porto
Notícias ao Minuto

22:48 - 02/03/20 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Benfica empatou, esta segunda-feira, em casa diante do Moreirense (1-1) e perdeu a liderança da tabela classificativa para o rival FC Porto que nesta tarde/noite tinha vencido na deslocação ao terreno do Santa Clara.

Em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional, Fábio Abreu abriu o marcador aos 67 minutos, antes de Pizzi evitar a derrota com um golo nos descontos do segundo tempo.

Resumo do jogo:

O Benfica entrou mais personalizado e à procura de rapidamente chegar à vantagem, mas o Moreirense aprensentou-se na Luz desinibido e com uma coesão defensiva quase impressionante.

Os encarnados estiveram por cima na etapa inicial, mas as duas equipas tiveram oportunidades para chegar ao golo, com o Moreirense a tentar surpreender a equipa da casa.

As águias até foram as primeiras a criar perigo junto da baliza de Pasinato e logo aos seis minutos. Grimaldo bate livre lateral perigoso e Iago Santos quase colocou a bola na própria baliza na tentativa de cortar.

Os cónegos reagiram logo de seguida por Fábio Abreu, que tem sido uma unidade que se tem destacado nos últimos jogos do Moreirense. Filipe Soares tirou um cruzamento, a bola bateu em Tomás Tavares e na pequena área, Fábio Abreu, sem oposição, atirou para fora. Os minhotos ficaram a pedir grande penalidade na sequência do lance, mas o árbitro Fábio Veríssimo mandou seguir.

O Benfica continuava a pressionar na frente e Carlos Vinícius teve nos pés, aos 23 minutos, a melhor oportunidades dos primeiros 45 minutos. O brasileiro contornou Pasinato e rematoi na direção da baliza, mas Rosic fez um corte em cima da linha de golo que impediu a bola de entrar no fundo das redes.

De seguida foi novamente o Moreirense a estar perto de abrir o marcador no estádio da Luz em duas ocasiões. Primeiro, e aos 26 minutos, um erro da defensiva encarnada permitiu que Fábio Abreu aparecesse na cara de Vlachodimos, mas o internacional grego antecipou-se e cortou com os pés. Depois, João Aurélio apareceu solto na pequena área, mas cabeceou por cima.

A termina a primeira parte, o Benfica podia ter inaugurado o marcador, mas Pasinato esteve em destaque. Grimaldo cruzou da esquerda e Rúben Dias apareceu ao segundo poste a desviar, mas a bola saiu pela linha de fundo, com o brasileiro a fechar bem o espaço antes do remate do central. Depois, o mesmo Grimaldo tirou um cruzamento com efeito que Pasinato defendeu para o poste.

O segundo tempo começou praticamente com a grande penalidade a favor do Benfica. Gabrielzinho tocou com a mão na bola dentro da área, e na conversão do castigo máximo o capitão Pizzi atirou ao lado. De seguida, o internacional português voltaria a estar em evidência, mas pelas piores razões.

Os encarnados chegaram mesmo ao golo aos 50 minutos por Rafa, mas a jogada acabaria por ser anulada com recurso ao vídeo-árbitro. Tomás Tavares tirou o cruzamento da direita, e Pizzi desviou com o braço antes da bola chegar a Rafa que acabaria por fazer golo. Fábio Veríssimo acabaria por anular o lance depois de consultar as imagens do VAR.

Quando nada o fazia prever o Moreirene acabaria por chegar ao golo aos 67 minutos e lançar um balde de água fria na Luz. Bom cruzamento da esquerda de Abdu Conté e Fábio Abreu antecipou-se a Ferro para inaugurar o marcador. Foi o quinto jogo seguido a marcar para o avançado dos cónegos.

O Benfica não conseguia reagir à desvantagem e foram os minhotos que estiveram perto do segundo aos 80 minutos. João Aurélio serviu o recém-entrado Pedro Nuno que isolado atirou ao lado da baliza defendida por Vlachodimos.

Os encarnados começavam a ficar sem tempo para reagir quando, aos 89 minutos, tiveram uma oportunidade soberana para igualar o marcador. Alex Soares fez falta dentro da área sobre Cervi e Fábio Veríssimo apitou de pronto para a marca de grande penalidade. Pizzi voltou a falhar o castigo máximo, mas na recarga bateu Mateus Pasinato.

Com este resultado, o Benfica cai para o segundo lugar do campeonato com 58 pontos, a um do FC Porto que assumiu a liderança com um ponto de vantagem sobre os encarnados.

Momento do jogo: O Moreirense chegou à vantagem com um belo lance de ataque que terminaria com o golo de Fábio Abreu. Conté cruzou da esquerda e o avançado foi mais rápido que Ferro e marcou pelo quinto encontro consecutivo.

Minuto a minuto:

90+10' - Apito final no estádio da Luz. Benfica empata e perde a liderança do campeonato.

90'+6- Pizzi tenta bisar com um remate fora da grande área, mas Pasinato estava atento e defendeu! 

90+'5- Grimaldo tenta à sorte de livre direto, mas atira muito por cima. 

90'+4 - Samaris sofre falta em posição perigosa. 

90+1' - Oito minutos de compensação.

Confira o golo de Pizzi

90+1' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do Benfica! Pizzi volta a falhar uma grande penalidade, mas na recarga o médio atira para o fundo das redes.

90' - Cartão amarelo a Pasinato por protestos.

89' - Grande penalidade para o Benfica! Alex Soares faz falta sobre Cervi.

80' - Moreirense muito perto do segundo! João Aurélio serviu Pedro Nuno que isolado acaba por atirar ao lado da baliza de Vlachodimos.

78' - Segunda mudança no Moreirense. Pedro Nuno entra para o lugar de Bilel.

77' - Partida retomada.

76' - Jogo parado para assistência a Iago.

75' - Última alteração na Luz. Jota entra para o lugar de Taarabt. Muitos assobios para esta alteração.

73' - Vinícius atira à malha lateral! Grimaldo cruza e Vinícius de primeira atira ao lado.

71' - Bruno Lage volta a mexer. Cervi entra para o lugar de Rafa.

Confira o golo

67' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO MOREIRENSE! Marca Fábio Abreu! Bom cruzamento da esquerda de Abdu Conté e o avançado antecipa-se a Ferro para inaugurar o marcador. Foi o quinto jogo seguido a marcar para Fábio Abreu.

64' - Primeira alteração no Moreirense. Luís Machado entra para o lugar de Gabrielzinho.

62' - Dyego Sousa perto de se estrear a marcar. Canto batido na esquerda e o avançado saltou mais alto que toda a gente para cabecear, mas Pasinato defendeu.

60' - Primeira alteração no Benfica. Dyego Sousa entra para o lugar de Weigl.

56' - Cartão amarelo para Samaris.

55' - Filipe Soares vê cartão amarelo por falta sobre Rafa.

Veja o golo anulado a Rafa

53' - Video-árbitro anula o golo por mão de Pizzi.

51' - Fábio Veríssimo vai ver se o lance é válido.

50' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Marca Rafa. Tomás Tavares tira o cruzamento, Pizzi atira ao poste e o extremo ultrapassa Iago e coloca a bola no fundo das redes.

Confira o penálti desperdiçado

48' - Pizzi desperdiça a grande penalidade! Médio atira ao lado

47' - Grande penalidade para o Benfica.

47' - VAR avalia se existe razão para assinalar grande penalidade.

46' - Recomeça a partida.

45' - Intervalo no Estádio da Luz.

39' - Grimaldo! Pizzi abre no espanhol que cruza com efeito e acerta no poste da baliza. A bola acaba por chegar a Rafa que atira por cima.

37' - Que perdida de Rúben Dias! Grimaldo cruza da esquerda e o central aparece qual ponta de lança ao segundo poste a desviar, mas a bola saiu pela linha de fundo.

33' - Taarabt descobre Pizzi que remata forte para uma grande de Pasinato.

31' - João Aurélio surge solto na área encarnada, mas cabeceia por cima da baliza de Vlachodimos.

26' - Vlachodimos! Fábio Abreu surge na cara do guarda-redes, mas o internacional grego antecipou-se e cortou com os pés.

25' - Taarabt remate para bela defesa de Pasinato.

23' - Grande corte de RosicVinícius contornou Pasinato e remata na direção da baliza, mas o central faz um corte em cima da linha de golo que impede a bola de entrar no fundo das redes.

16' - Remate de Rafa à entrada da área termina nas mãos de Pasinato.

12' - Jogadores do Moreirense ficam a reclamar uma grande penalidade, mas o árbotro manda seguir.

12' - Muito perto o Moreirense de inaugurar o marcador. Filipe Soares tira um cruzamento, a bola bate em Tomás Tavares e na pequena área, Fábio Abreu, sem oposição, atirou para fora.

11' - Remate de Samaris passa muito perto da baliza de Pasinato.

6' - Grimaldo bate livre lateral e Iago Santos quase coloca a bola na própria baliza na tentativa de cortar.

1' - Fábio Veríssimo dá o apito inicial no encontro.

0' - Tudo apostos para o início do encontro.

0'- Equipas sobem ao relvado e escolhem campo ou bola

Equipas Iniciais:

Benfica: Vlachodimos; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, GrimaldoWeigl, Samaris, Pizzi, RafaTaarabt e Vinícius.

Suplentes do Benfica: Svilar, Nuno Tavares, Florentino, Cervi, Chiquinho, Jota e Dyego Sousa.

Moreirense: Mateus Pasinato; João Aurélio, Iago, Rosic, Abdu Conté; Bilel, Fábio Pacheco, Filipe Soares, Alex Soares e Gabrielzinho; Fábio Abreu.

Suplentes do Moreirense: Trigueira, D'Alberto, Nenê, Mané, Steven Vitória, Pedro Nuno e Luís Machado.

Antevisão: O líder Benfica recebe, esta segunda-feira, o Moreirense, em partida relativa à 23.ª jornada do campeonato português.

Os encarnados precisam de vencer para manter o primeiro lugar e entram em campo depois da eliminação prematura na Liga Europa, nos 16 avos de final, frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.

Os campeões nacionais recebem a única equipa que venceu na época passada em pleno Estádio da Luz, por 3-1, mas que na temporada 2019/2020 venceu apenas um dos 11 encontros que disputou fora de casa no campeonato, no qual ocupa o 12.º lugar. 

O encontro no estádio da Luz tem início marcado para as 20h45 e contará com arbitragem de Fábio Veríssimo. Acompanhe todas as incidências do encontro, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório