Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Guerreiros à conquista da Europa: As notas do Besiktas-Sp. Braga

Arsenalistas foram a Istambul vencer por 2-1 e isolaram-se na liderança do Grupo K.

Guerreiros à conquista da Europa: As notas do Besiktas-Sp. Braga
Notícias ao Minuto

08:17 - 25/10/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Pouco mais de um mês após deixar a Europa boquiaberta com a vitória em Inglaterra, perante o Wolverhampton, por 1-0, o Sporting de Braga voltou, esta quinta-feira, a fazer das suas, ao sair de Istambul com um triunfo sobre o Besiktas, por 2-1.

As águias negras chegaram a assustar nos primeiros minutos, com o ex-Vitória SC Tyler Boyd a atirar ao poste e Matheus a ter de se aplicar para evitar um auto-golo, mas os arsenalistas não se amedrontaram.

À beira do intervalo, Paulinho forçou um erro de Oguzhan Ozyakup em área proibida e, após uma jogada de insistência, Ricardo Horta, sem oposição atirou para o primeiro golo da noite.

O segundo tempo contou com mais golos, cada um com assinatura dos respetivos treinadores. O primeiro pertenceu a Umut Nayir, que atirou a contar apenas quatro minutos depois de entrar. E o segundo foi da autoria de Wilson Eduardo, que selou a vitória cinco minutos após render André Horta.

O Sporting de Braga passou, desta maneira, a somar sete pontos, o que lhe permite ascender à liderança isolada do Grupo K, uma vez que o Wolverhampton, agora segundo classificado, com seis pontos, foi à Eslováquia bater o Slovan Bratislava, também por 2-1.

Figura do jogo

Wenderson Galeno ficou a 'zeros' em Istambul, mas nem por isso passou à margem do jogo. Aliás, esteve diretamente ligado a ambos os golos do Sporting de Braga. No primeiro, foi ele que rematou para defesa apertada de Loris Karius, após a qual a bola sobrou para Ricardo Horta. No segundo, foi dos seus pés que partiu o passe para Wilson Eduardo. Merece a distinção.

Surpresa

Wilson Eduardo está longe de ter a mesma preponderância de anos anteriores, mas vai aproveitando ao máximo cada oportunidade que lhe é atribuída por Ricardo Sá Pinto. Depois de, no passado fim de semana, bisar no triunfo sobre o Leça, por 3-1, 'saltou' do banco e só precisou de cinco minutos para marcar o golo da vitória sobre o Besiktas.

Desilusão

O Besiktas entrou bem na partida, mas Oguzhan Ozyakup acabou por deitar tudo a perder. Pressionado por Paulinho, recusou-se a jogar pelo seguro e acabou por perder a bola no lance que originou o golo inaugural. O erro acabou por pesar na exibição do internacional turco, e foi sem surpresa que acabou por ser a primeira unidade retirada por Abdullah Avci, quando, aos 61 minutos, deu o lugar a Kartal Yilmaz.

Treinadores

Abdullah Avci: Não foi por falta de qualidade no ataque que o Besiktas perdeu perante o Sporting de Braga. Os turcos arriscaram e deixaram alguns apontamentos interessantes, mas acabaram por 'tombar' perante mas mesmas fragilidades defensivas de que têm vindo a sofrer desde o arranque da presente temporada.

Ricardo Sá Pinto: Sabendo do poderio do adversário, o treinador apresentou um Sporting de Braga mais cauteloso do que o habitual, mas sem nunca descurar o ataque. A exibição não encantou, mas a verdade é que o ex-internacional português soube mexer bem no jogo. A vitória assenta-lhe que nem uma luva.

Árbitro

O desempenho de Hernández Hernández fica, invariavalmente, ligado a duas polémicas decisões, que mereceram o reparo de Ricardo Sá Pinto após o apito final: a grande penalidade assinalada (e defendida por Matheus) por falta de Pablo sobre Ljajic, e a não-ação no empurrão de Vida a João Palhinha na grande área. Haveria muito para dizer se o Sporting de Braga não tivesse vencido...

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório