Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Inferno? Qual inferno? Sp. Braga vence em Istambul e lidera isolado

Golos de Ricardo Horta e Wilson Eduardo selaram o triunfo português na visita ao Besiktas.

Inferno? Qual inferno? Sp. Braga vence em Istambul e lidera isolado

O Sporting de Braga deu, esta quinta-feira, um passo de ‘gigante’ rumo aos 16-avos-de-final da Liga Europa. Depois de vencer o Wolverhampton em Inglaterra, por 1-0, a equipa de Ricardo Sá Pinto foi a Istambul bater o Besiktas por 2-1.

Ricardo Horta e Wilson Eduardo foram os autores dos golos que permitiram ao emblema arsenalista ascender à liderança isolada do Grupo K, com uma pequena ‘ajuda’ de Ricardo Sá Pinto, que foi à Eslováquia bater o Slovan Bratislava por 2-1.

Saber sofrer… para depois marcar

Mais cauteloso do que o habitual, o Sporting de Braga passou por alguns momentos de aperto nos minutos iniciais do encontro de Istambul, com o Besiktas a ficar perto do golo por três vezes na primeira meia-hora de jogo.

Sem encantar, os turcos foram encontrando espaços e deixaram a primeira ameaça aos cinco minutos, quando o ex-Vitória SC Tyler Boyd atirou ao poste. Aos oito minutos foi a vez de Pedro Rebocho atirar para um desvio fulcral de Galeno, e aos 27 Matheus ‘voou’ para evitar um auto-golo.

E, como quem não marca arrisca-se a sofrer, a equipa de Ricardo Sá Pinto fez ‘estragos’ numa das primeiras oportunidade de que dispôs. Paulinho ‘roubou’ a bola a Ozyakup e deixou-a em Galeno, que atirou para defesa de Karius. Na recarga, o desinspirado Ricardo Horta atirou para o 1-0.

Depois do triunfo diante do Wolverhampton, por 1-0, em Inglaterra, os arsenalistas deixavam bem encaminhado mais um excelente resultado no futebol europeu, desta feita no tão temido ‘inferno’ de Istambul.

Banco mexeu com o jogo

No segundo tempo, o Sporting de Braga preferiu não ‘dormir à sombra da bananeira’ e esteve à beira de dilatar a vantagem quando, logo aos 48 minutos, Galeno acertou em cheio no poste onde, anteriormente, já Tyler Boyd havia acertado.

Mas os turcos não esmoreceram e acabaram por repor a igualdade à passagem dos 71 minutos. Nayir, que tinha entrado apenas quatro minutos antes, apareceu no coração da grande área e repôs a igualdade.

Três minutos depois, oportunidade soberana para as águias negras consumarem reviravolta. O árbitro Hernández Hernández assinalou grande penalidade por falta de Pablo sobre Ljajic, mas, da marca dos 11 metros, o sérvio teve pontaria a mais e acertou no poste.

O jogo estava ‘escaldante’ e o resultado voltou a mexer, mais uma vez, com recurso ao banco. Ricardo Sá Pinto lançou Wilson Eduardo aos 75 minutos, e, aos 80, o internacional angolano aproveitou um passe de Galeno para fazer o 2-1.

Estava, assim, encerrada a história de mais um grande resultado europeu para o Sporting de Braga. Os arsenalistas passam, desta maneira, a somar sete pontos e ascendem à liderança isolada do Grupo K, com um ponto de vantagem sobre o Wolverhampton. Já o Besiktas, continua a ‘zeros’.

Momento do jogo: Com o resultado ‘tremido’, em especial após a grande penalidade desperdiçada por Ljajic, Wilson Eduardo saltou do banco e precisou apenas de cinco minutos para desfazer o nó e entregar mais três pontos ao Sporting de Braga.

Acompanhamento

90' - Apito final em Istambul. O Sporting de Braga bate o Besiktas por 2-1 graças aos golos de Ricardo Horta e Wilson Eduardo.

80' - GOOOOOLOOOOOOO do Sporting de Braga. A passe de Galeno, após um contra-ataque 'venenoso', Wilson Eduardo, acabado de entrar, faz o 2-1 para os portugueses.

75' - Agora é o Sporting de Braga quem mexe. Agbo e Wilson Eduardo entram para o lugar de João Novais e André Horta.

74' - O poste volta a 'salvar' o Sporting de Braga! Ljajic teve pontaria a mais e desperdiçou a grande penalidade.

73' - Grande penalidade assinalada a favor do Besiktas! Pablo derrubou Ljajic e o árbitro apontou de imediato para a marca dos 11 metros. João Palhinha contestou e viu o cartão amarelo.

71' - GOOOOOOLOOOOOO do BesiktasNayir, que estava em campo há apenas quatro minutos, apareceu no coração da grande área para bater Matheus.

67' - Os turcos voltam a mexer. Nayir entra para o lugar de Uysal.

61' - Besiktas promove a primeira alteração da tarde. Yilmaz entra para o lugar de Ozyakup, jogador responsável pelo erro que deu o golo ao Sporting de Braga.

56' - Cartão amarelo para André Horta. O médio do Sporting de Braga agarrou Elneny e Hernández Hernández não perdoou.

53' - O Sporting está à procura do segundo! Loris Karius teve de se aplicar para defender um belo remate de longe de João Novais.

48' - Agora foi a vez de o Sporting de Braga acertar no poste! O remate forte de Galeno por pouco não valeu o 2-0.

46' - Recomeça a segunda parte. O Sporting de Braga dá o pontapé de saída em Istambul.

45' - Intervalo em Istambul. O Sporting de Braga recolhe aos balneários em vantagem graças ao golo de Ricardo Horta.

Assim foi o golo que abriu o marcador

38' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Paulinho pressionou, 'roubou' a bola a Ozyakup e deixou-a em Galeno, que atirou para defesa de Karius. Na recarga, Ricardo Horta não perdoou e inaugurou o marcador em Istambul.

30' - Mais um cartão amarelo, agora para Roco. O central atingiu Galeno com o cotovelo no rosto e arriscou uma punição mais pesada...

28' - O Sporting de Braga responde de imediato! Ricardo Horta, em posição privilegiada, atira ao lado.

27' - Matheus evita o auto-golo com uma grande defesa! O brasileiro teve de se aplicar para evitar a 'asneira' de um defesa.

22' - O que acaba de desperdiçar PaulinhoApós cruzamento de Ricardo Horta, o avançado controlou a bola e 'disparou' por cima da baliza à guarda de Karius.

19' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para o Sporting de Braga. Sequeira foi castigado após derrubar Yalcin.

13' - O Sporting de Braga ensaia a primeira tentativa de golo. No entanto, o remate de João Novais foi à figura de Loris Karius.

8' - Voltou a cheirar a golo em Istambul! Pedro Rebocho, completamente sozinho na grande área, atirou contra Galeno.

5' - O Besiktas ficou à beira do golo inaugural! Tyler Boyd, ex-Vitória SC, picou a bola sobre Matheus e acertou em cheio no poste.

0' - Pontapé de saída em Istambul. Já se joga o Besiktas-Sporting de Braga.

Onzes

BesiktasKarius; Uysal, Roco, Vida, Rebocho; Elneny, Ozyakup, Boyd, Erkin; Ljajic e Yalcin.

Sporting de Braga: Matheus; Esgaio, Bruno Viana, Pablo, Sequeira; João Palhinha, André Horta, João Novais, Ricardo Horta; Galeno e Paulinho.

Antevisão

A atravessar o melhor momento desde a chegada de Ricardo Sá Pinto, fruto de uma série de sete jogos consecutivos sem qualquer derrota, o Sporting de Braga pode dar, esta quinta-feira, um importante passo rumo aos '16-avos' da Liga Europa.

Os arsenalistas vão à Turquia defrontar o Besiktas, naquele que será, naquele que será, à partida, o mais duro teste que terá que enfrentar até ao fecho da fase de grupos, no já famoso 'inferno' de Istambul.

Após surpreender em Inglaterra, com a vitória sobre o Wolverhampton, por 1-0, o conjunto português, que soma quatro pontos, divide a liderança do Grupo K com o Slovan Bratislava, que, à mesma hora, recebe a equipa de Nuno Espírito Santo.

O Besiktas-Sporting de Braga será ajuizado pelo árbitro espanhol Hernández Hernández e poderá acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 17h55.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório