Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Buffon recorda depressão: "A tua rotina pode tornar-se numa prisão"

Veterano guarda-redes da Juventus passou por momentos complicados durante a sua carreira.

Buffon recorda depressão: "A tua rotina pode tornar-se numa prisão"
Notícias ao Minuto

10:50 - 16/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Buffon

Atualmente com 41 anos, Gianluigi Buffon, um dos mais respeitados guarda-redes da história do futebol, sofreu de depressão quando tinha 26 anos de idade. A revelação foi feita pelo próprio internacional italiano, num texto publicado no The Players' Tribune.

"Se te concentras só no futebol, a tua alma vai começar a mudar. Ficarás tão deprimido que não terás vontade nem de te levantar da cama. Em apenas uns dias, vais receber três coisas que são muito, muito tóxicas, mas também muito, muito perigosas: dinheiro, fama e o trabalho dos teus sonhos", afirmou, antes de prosseguir:

"Agora, estás a pensar: o que pode ser perigoso no meio disto tudo? Uma manhã, quando acordares para ir treinar, as tuas pernas vão tremer sem controlo. Estarás tão fraco que não poderás conduzir o carro. Ao início, vais pensar que é só cansaço, ou um vírus. Mas, depois, tudo vai piorar".

"Tudo o que queres fazer é dormir. No treino, vais sentir cada defesa como um esforço titânico. Durante sete meses, sentirás dificuldade para encontrares alegria na tua vida. A tua rotina pode converter-se numa prisão. Vais treinar. Vens a casa e vês televisão. Vais dormir. Fazes o mesmo no dia seguinte. Ganhas. Perdes. E isto repete-se, e repete-se", escreveu Buffon.

"Até podes rir, mas é isso que vai acontecer. Vai chegar o momento mais alto da tua carreira, quando terás tudo o que um homem pode pedir na vida. Terás 26 anos, serás o guarda-redes da Juventus e da seleção. Terás dinheiro e respeito. Vão chamar-te de Super-Homem. Mas a rotina do futebol pode converter-te num robot", alertou o guardião.

Buffon revelou ainda que, numa das alturas mais complicadas da sua vida, procurou inspiração no quadro 'O Passeio', de Marc Chagall, que se encontra exposto no Museu Estatal Russo de São Petersburgo.

"Esta imagem vai-te fazer sentir como uma criança, fazer sentir a felicidade nas pequenas coisas da vida", considerou Buffon, antes de fazer uma pequena reflexão sobre os erros que cometeu ao longo da sua carreira.

"Errar é importante porque te recorda que és humano. Recorda-te que não sabes nada, meu amigo. Isso é importante porque o mundo do futebol tenta convencer-te de que és especial, mas recorda-te de que não és diferente do homem do bar ou do eletricista", defendeu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório