Powered bySolverde
Disclaimer

"O PSV não pode ser melhor do que nós"

Leonel Pontes recusa entregar o favoritismo aos holandeses na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
18/09/2019 17:03 ‧ 18/09/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Sporting

Leonel Pontes assegurou, esta quarta-feira, que o Sporting não entrará em campo com receio do PSV, na partida da primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. O técnico leonin, que falou ao lado de Luís Neto, deixou, ainda, no ar a hipótese de Pedro Mendes vir a ser lançado na Holanda.

Leonel Pontes

Estreia na Europa: Mais importante do que a estreia, é o jogo que o Sporting tem que fazer. É verdade, que esta é uma das candidatas a seguir em frente. Também temos que assumir o papel de lutar por esse espaço e chegar o mais longe possível, criando dinâmicas importantes. Como não temos vindo a treinar, o jogo serve para corrigir alguns adeptos. Queremos representar com dignidade o Sporting e lutar pelos três pontos, que é o que fazemos sempre que competimos.

Sporting com qualidade para discutir o resultado: Nos jogos de futebol, quando entram duas equipas em campo, não entra orçamentos nem passado. Entra aquele momento. Já assistimos a equipas em bons momento perderem jogos, e o contrário. Tudo depende da dinâmica que se consiga implementar, da forma como encaramos o jogo. Se virmos os últimos quatro jogos... É verdade que o PSV tem 15 golos marcados e um sofrido. Nós temos oito marcados e seis sofridos, mas amanhã é uma história diferente. Um novo jogo, imprevisível, contra uma equipa com grande qualidade coletiva e um poder ofensivo grande, mas com algumas debilidades defensivas. Estamos numa fase de reconstrução, onde não há espaço para treinar. Queremos criar alguma surpresa no jogo e tentar equilibrar as forças.

PSV favorito: Não nos podemos esquecer da nossa história. É um clube centenário, com história na Europa, mesmo não tendo os títulos e a dimensão do PSV em termos de competições europeias. Mas, quando se entra em campo, é 11 contra 11, o espaço de jogo é o mesmo e temos que lutar pelos nossos objetivos. Acredito nos 50% para cada lado, independentemente da história do PSV. Temos que assumir a vontade de ganhar. Eles não podem ser melhores do que nós. Temos que correr, lutar, meter o pé e depois logo se vê o resultado. Não podemos ter medo nem receio de defrontar esta equipa.

Pouco tempo para treinar: É uma pergunta difícil... Quando se assume um compromisso desta natureza, não é fácil. Temos que envolver os jogadores num compromisso coletivo, em que se acredite que mudamos a forma de jogar. Depois é treinar no pouco tempo que temos, com menos volume de trabalho. É trabalhar no campo, com imagem, reuniões... Com o desenrolar do tempo, ir aplicando essas ideias e avançando no nosso caminho. Podemos alterar em função das caraterísticas dos jogadores e dos adversários, mas seguindo uma ideia muito concreta. Quando mais nos dispersamos, menos ideia temos.

Pedro Mendes: Uma das primeiras decisões que foram tomadas foi inscrevê-lo na Liga Europa. Não pôde ser inscrito no campeonato porque a data das inscrições já tinha esperado. Nenhum deles está preparado para uma competição desta natureza, mas temos que os iniciar. Não é o melhor contexto para o Pedro Mendes, mas tendo em conta as caraterísticas e o rendimento, temos que aproveitar o balanço para lhe dar esta oportunidade. O Sporting, enquanto instituição, tem sido um pioneiro no lançamento de jogadores para o alto nível.

PSV com mais experiência europeia: É uma vantagem. Já participaram em jogos de alto nível na Liga dos Campeões. Pode haver alguma frustração do PSV por não estar lá, pode ser um dado a nosso favor. É uma experiência que lhes permite estar um pouco à nossa frente nesta competição.

Luís Neto

Muitos golos sofridos: Naturalmente que não é o melhor registo. Porém, não se resume só à defesa. Não existe equipa que defenda só com quatro jogadores. Queremos melhorar esse registo. Estamos a trabalhar com a consciência de que temos que fazer melhor. Não passa sequer pela qualidade dos jogadores, mas sim de algumas faltas de concentração em momentos-chave. Temos que interpretar as situações e fechar a nossa baliza, que é o mais importante. Toda a gente tem a consciência de que tem que melhorar e tentaremos amanhã dar uma resposta positiva.

Alterações no 'onze' e na equipa técnica: Jogando ao mais alto nível, temos que estar preparados para as mudanças e para o que acontece no clube. Como profissionais, temos que dar a melhor resposta e trabalhar sobre aquilo que temos que fazer melhor. Não é uma coisa que mexa com o grupo. Todos sabem que, no futebol, estamos sujeitos a isto. O mais importante é que, amanhã, todos estejam focados, porque aqui o que conta é o Sporting.

Jogo ideal para dar a volta: Neste momento, é o mais importante, porque é o próximo. Independentemente da competição, o Sporting tem que encarar todos os jogos para ganhar.  É isto que faz uma equipa. Acredito que, sem união, não teremos sucesso. Daí dizer que vejo o grupo muito unido, saudável, a encarar as dificuldades de frente. Amanhã tentaremos dar uma alegria aos adeptos, demonstrar que somos uma boa equipa e começar bem a competição.

Como vê o PSV: É um adversário forte. Temos a ideia do estilo de jogo que têm, com jogadores rápidos, com vontade. Uma equipa de competições europeias, habituada a este tipo de jogos. Vai ser um grande embate entre duas grandes equipas. Espero que o Sporting consiga levar a melhor com uma grande exibição.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas