João Paulo Rebelo apela à contenção para bem do desporto nacional

O governante, que falava à margem do 80.º aniversário do Estoril Praia, que contou também com a presença do selecionador português de futebol, Fernando Santos, e do treinador do Everton, Marco Silva, ambos ex-futebolistas e técnicos dos 'canarinhos', deu como exemplo o que se vive em Inglaterra.

Amândio de Carvalho:"É sempre triste ver partir alguém com a importância"

© Global Imagens

Lusa
17/05/2019 22:18 ‧ 17/05/2019 por Lusa

Desporto

Declarações

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, pediu hoje contenção às estruturas envolvidas no desporto para que não aconteçam casos de violência, apelando à responsabilização de todos.

O governante, que falava à margem do 80.º aniversário do Estoril Praia, que contou também com a presença do selecionador português de futebol, Fernandos Santos, e do treinador do Everton, Marco Silva, ambos ex-futebolistas e técnicos dos 'canarinhos', deu como exemplo o que se vive em Inglaterra.

"Há boas práticas em Inglaterra que temos de seguir. Uma delas é a contenção. A contenção que têm os dirigentes e nem sequer comentam casos de arbitragem. Porque se tem consciência de que é essa que é a raiz desta indústria que é o futebol", afirmou.

Para João Paulo Rebelo, não podem acontecer atos de vandalismo como aquele de foi alvo a habitação do árbitro Jorge Sousa, que vai dirigir no sábado o jogo entre Benfica e Santa Clara, da 34.ª e última jorna da I Liga, decisivo para a atribuição do título.

"Fiz uma viagem de 300 quilómetros até aqui. Foram quase três horas. Durante esse tempo fui trocando impressões com adjuntos meus e outras pessoas com quem fui falando. Não é só com leis que resolvemos esses problemas. Para o resolver, naturalmente, temos de ter um quadro legal, que temos. Um crime desses é público, que tem consequências. Tem também de haver formação do público, dos espetadores, tem que ver com trabalhar preventivamente", salientou.

Para isso, o secretário de estado aponta dois caminhos que se complementam, por um lado, a formação, e por outro, mais fiscalização.

"Essa consciência já se começa a ganhar no nosso país. O incidente que aconteceu no ano passado [ataque à Academia do Sporting, em Alcochete] veio criar uma consciencialização importante nos portugueses. Temos noção da verdadeira gravidade e do que é verdadeiramente inaceitável. Não pode haver violência onde há desporto", garantiu.

Questionado sobre o papel dos tribunais nos casos de violência no desporto, João Paulo Rebelo foi claro: cada um tem de fazer a sua parte.

"Este governo fez uma proposta de alteração da lei da violência no desporto. Criou uma autoridade para a prevenção e combate à violência no desporto. Lançámos uma campanha de sensibilização de violência zero para criar esta consciencialização. É um processo. O governo fez a sua parte. Todos temos de fazer a parte que compete a cada um", concluiu.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas