Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

A "vontade de rasgar a camisa", o Aves e a carta branca... "sem cheque"

Treinador do FC Porto fez a antevisão do encontro deste sábado com a formação de José Mota.

A "vontade de rasgar a camisa", o Aves e a carta branca... "sem cheque"
Notícias ao Minuto

12:39 - 03/05/19 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Depois do desaire em Vila do Conde (2-2), na última jornada, que permitiu ao Benfica assumir a liderança isolada do campeonato, o FC Porto joga a primeira de três finais até ao fim da corrida pelo título.

Este sábado, os dragões recebem o Desp. Aves, atual 10.º classificado da tabela, num jogo marcado pela ausência de Iker Casillas.

Sérgio Conceição fez a antevisão da partida ao início desta tarde e abordou vários temas de forma curiosa.

Jogadores olhos nos olhos com os adeptos: "Não quis responsabilizar ninguém. Eu dou sempre a cara porque sou o líder máximo da equipa. Esta equipa deu muito, não podemos esquecer aquilo que era o FC Porto quando eu cheguei aqui. Era uma situação extremamente complicada, em que não podíamos fazer uma aquisição e nós fizemos aquilo que fizemos na época passada, não só naquilo que foi potenciar os ativos do clube, mas também em termos de títulos. Este ano fizemos uma aquisição que custou um bocadinho mais, mas já teve sete vezes o retorno. O resto foi aqui mercado nacional, ou seja, como dizia um comentador, eu tenho carta branca no mercado, mas se calhar é uma carta branca sem cheque. Assim fica mais difícil. Eu não quero tirar os louros, mas tem que se dar mérito a este grupo. Esse jogo de Vila do Conde foi uma desilusão e uma frustração enorme e como fazemos sempre, vamos agradecer ao público que nos tem apoiado de uma forma incrível. Naquele momento acabámos por ficar ali um minuto e não era por perdermos dois pontos que íamos virar a cara a quem nos apoiou durante o ano todo. O que aconteceu depois é outra história. Se estou de acordo? Não, não estou nada de acordo!"

Integração de jogadores sub-19 na equipa principal: "Eu acredito que eles têm muita vontade de chegar à equipa principal e acredito muito naquilo que é o potencial e o valor deles. Mas atenção que estamos a falar da equipa principal, onde a competitividade  é grande, existe enorme experiência e não é a mesma coisa de jogarem sempre com os sub-19. É preciso dar oportunidade e eu já disse ao presidente que faz todo o sentido, pois eu estou atento e ligado ao que se faz nos sub-19, na equipa B, nos sub-17 e até nos sub-15. Sigo a formação, ok? E acho que alguns têm potencial para numa primeira fase estarem connosco e até já dei os nomes. Outra coisa é num estalar de dedos terem sucesso amanhã. Isto não é assim. Tem que haver alguma calma naquilo que se sonha, pois o futebol não é fácil no sentido de que nós somos vistos e analisados naquilo que fazemos em termos de resultados. Eu dou este exemplo do jogo com o Rio Ave. Até aos 85' estávamos a fazer um bom jogo, eu era bestial até aos 85' e passei a besta dos 85' aos 93' ou 94'. O futebol é muito isto."

Fazer as malas e ir embora: "São várias malas, pois eu tenho cinco filhos... (risos) Não há quente nem frio. Eu sou aquilo que sou e tenho uma só palavra. Ponto! Se o presidente achar que eu devo ficar e se eu achar que nós temos condições para lutar por títulos, obviamente que fico porque gosto muito do FC Porto, gosto muito desta casa e pertenço a esta casa."

Protestos dos adeptos: "Os anos passam e nós vamos ganhando alguma maturidade e percebendo que temos de ponderar bem antes de fazermos algumas coisas. Às vezes também me apetece rasgar a camisa perante alguns comentadores que muitos deles percebem muito menos de futebol do que eu de golfe ou de direito. Por isso, o importante é olhar para aquilo que é o mar azul, a nação portista, que tem que estar unida até ao fim da final da Taça de Portugal. Mas esta é uma época à Porto! Estivemos na final da Taça da Liga, estamos na final da Taça de Portugal, vamos disputar o campeonato até ao último jogo e já ganhámos a Supertaça. Eu já disse antes do jogo com a Roma que o FC Porto é um clube de top mundial e veio a verificar-se que realmente somos grandes e aproveito para dar os parabéns ao Mário Silva, à equipa de sub-19 e a toda a estrutura do FC Porto. Somos campeões da Europa de sub-19 e isso é que é importante."

Confiança de Luís Gonçalves: "Em relação às palavras do engenheiro, é um portista como eu, que sente o clube, e as palavras foram uma surpresa para mim, ditas depois do jogo dos sub-19, que tão brilhantemente venceram a Youth League, e hoje saiu. São palavras bonitas, mas não fico diferente com isso, pois eu falo com o engenheiro todos os dias, trabalho com ele e não precisa de dizer no jornal, pode dizer diretamente, se achar que deve. Por isso, para mim não é mais do que isso. São palavras de quem vive o clube de forma apaixonada, como o presidente, com uma dedicação enorme."

Parabéns ao Desp. Aves que venceu a Liga Revelação: "Dar os parabéns à equipa do Aves que disputou esta Liga Revelação, que foi um sucesso na minha opinião, e que tão bem jogou e ganhou esta primeira edição. Parabéns aos jogadores do Aves, que tiveram uma prestação que eu fui seguindo e tive oportunidade de ver esta final de loucos, com o título a ser disputado por três equipas, e o Aves a marcar no último minuto e o Rio Ave a perder. Acho que o campeão acaba por ter mérito."

Jogo com o Desp. Aves: "É um jogo que temos que dar uma resposta de acordo com aquilo que é o FC Porto e ganhar, independentemente das dificuldades. O Aves tem vindo a fazer uma segunda metade da época fantástica, penso que se contarmos os pontos da segunda volta é o quinto classificado, atrás do Sp. Braga, e isso por si só diz que fez uma segunda volta acima da média. Depois do Inácio pegar na equipa, apresentou resultados muito positivos, especialmente fora de casa, mas nós estamos precavidos para este tipo de equipa, que em Portugal não é muito tradicional, que por vezes apresenta uma linha de sete no meio-campo." 

Já falou com Casillas: "Já falei com ele, falo com ele diariamente ao telefone, mas hoje o plantel vai visitá-lo antes de irmos para estágio, até porque neste período aconselha-se alguma tranquilidade, onde ele não se exponha, nem o coração bata mais forte, pois ao ver os colegas é normal que isso aconteça. Por isso, temos que ter alguma precaução com as visitas."

Momento: "Aconteceu durante o treino. Estávamos no meio de um exercício em que estavam dois guarda-redes e o Iker estava a fazer outro tipo de trabalho. Percebi que ele estava com alguma dificuldade, o fisioterapeuta já tinha chamado alguns colegas e o doutor para perceber melhor a situação. No momento confesso que não achámos que fosse algo muito grave, mas sim uma simples indisposição como acontece muitas vezes. Houve mais 15 ou 20 minutos de treino, não tão focados por causa dessa situação, e meia hora depois o doutor ligou-me a dizer o que se tinha passado e senti verdadeiramente que o plantel ficou chocado com a situação. Nós não precisamos de situações destas para unir a equipa, pois eu tenho um grupo muito forte e solidário no balneário, que sentiu muito esta situação. Estamos com ele para o ajudar e logicamente pode contar com toda a gente deste clube."

Iker Casillas: "Em termos médicos não consigo dizer grande coisa porque não sou entendido na matéria. Sei que a sua evolução é boa, que está bem e que a equipa sentiu isto da mesma forma de quando acontece um problema, seja de saúde ou não. A equipa é muito solidária e sentiu como se fosse cada um deles a passar por isso. No momento ficámos apreensivos, depois soubemos a gravidade da situação, mas felizmente que ele está bem, a equipa está com ele e com a sua família. A vida é mais importante do que tudo o resto."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório