Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Dragão quer ter 'chama' no primeiro de cinco testes de fogo

FC Porto e Santa Clara defrontam-se este sábado, no Dragão, a partir das 20h30.

Dragão quer ter 'chama' no primeiro de cinco testes de fogo
Notícias ao Minuto

07:10 - 20/04/19 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Depois do afastamento da Liga dos Campeões, nos quartos-de-final, aos pés do Liverpool, o FC Porto muda o 'chip' e foca agora atenções no campeonato, naquele que é, tal como Sérgio Conceição já admitiu, o principal objetivo da temporada.

A 30.ª jornada traz, por isso, a primeira de cinco finais para os dragões. O Santa Clara é o adversário, equipa que nesta altura está confortável na tabela - ocupa o 8.º lugar, com 37 pontos - e que merece total respeito dos azuis e brancos. 

No derradeiro ensaio antes da partida, Fabiano foi o único indisponível, o que faz antever um FC Porto na máxima força, apesar do desgaste natural de alguns jogadores, face ao pouco tempo de descanso depois desse encontro com os reds.

Na primeira volta, nos Açores, os campeões nacionais venceram, por 2-1, mas sentiram muitas dificuldades, num jogo que teve Fernando Andrade em bom plano nos insulares. Agora, o avançado brasileiro está do outro lado da 'barricada' e poderá até ser uma das 'cartas' lançadas pelo técnico portista ao longo dos 90' minutos. 

O embate entre dragões e açorianos está marcado para este sábado, na Invicta, pelas 20h30, e poderá acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

A palavra dos treinadores

Sérgio Conceição: "É um Santa Clara mais perigoso por estar tranquilo na tabela. Temos um jogador que jogou no Santa Clara, o Fernando, que em virtude das exibições que fez no início do campeonato, fez com que o FC Porto o fosse buscar. Ou seja, há essa motivação de jogar contra um clube de maior dimensão e depois há essa tranquilidade. É um ponto a favor do Santa Clara jogar com uma posição tranquila na tabela."

"Os jogos ganham um peso diferente porque a margem de erro é mais curta. Os jogos são sempre finais. Temos consciência que quem errar fica mais difícil de errar. Temos essa consciência assim como os rivais também a têm. Isso não traz pressão acrescida. Há a pressão do jogo de uma forma natural, contra um adversário completamente tranquilo, bem organizado, que tem tido um bom trabalho do João e é uma equipa muito consistente e bem trabalhada. O foco no próximo jogo é o mais importante."

"Eu falava de um equilíbrio que tínhamos que ter frente ao Liverpool e eu acho que é esse equilíbrio anímico que temos que ter agora a caminhar para o fim do campeonato. (...) Vamos ver os jogadores que possam estar mais debilitados fisicamente e começamos rapidamente a mudar o 'chip' e a ver as dificuldades que teremos no jogo seguinte. Apesar de termos pouco mais do que as horas legais para jogar a seguinte partida, mas preocupações para a preparação são as mesmas."

João Henriques: "Temos que fazer uma partida perfeita e, mesmo assim, isso não nos garante que consigamos o resultado que queremos. Espero uma equipa competente, competitiva, intensa e organizada, contra um adversário com este poderio, com esta competência, com esta qualidade, ao mínimo erro. Podemos ficar em desvantagem no marcador e perder o jogo."

"Apesar de, obviamente, terem esta sequência de jogos que pesa, não deixam de ser competentes, uma equipa forte e que neste jogo vai fazer exatamente aquilo que tem feito à maioria dos adversários."

"As equipas que nos representam na Liga dos Campeões, Liga Europa, deviam ser protegidas com esta sequência de jogos."

Últimos jogos

FC Porto: EVDVD

Santa Clara: EDVEE

Últimos onzes

FC Porto (frente ao Liverpool) - Casillas, Militão, Pepe, Felipe, Alex Telles, Danilo, Herrera, Otávio, Corona, Brahimi e Marega.

Santa Clara (frente ao Moreirense) - Marco Pereira, Patrick Vieira, Fábio Cardoso, César Martins, João Lucas, Osama Rashid, Francisco Ramos, Bruno Lamas, Zé Manuel, Ukra e Guilherme Schettine.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório