Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Ronaldo salva uma 'Velha Senhora' débil para tanta juventude

Juventus foi sufocada pelo Ajax e só o internacional português evitou uma derrota que parecia inevitável, assinando o golo do empate (1-1), que deixa tudo em aberto para a segunda mão, em Turim.

Ronaldo salva uma 'Velha Senhora' débil para tanta juventude
Notícias ao Minuto

21:50 - 10/04/19 por Notícias ao Minuto

Desporto Acompanhamento

A Juventus não viveu uma noite nada fácil em Amesterdão, esta quarta-feira. O conjunto italiano foi autenticamente sufocado pelo Ajax e só Cristiano Ronaldo, de volta à competição, evitou a derrota, assinando o golo do empate (1-1), que deixa tudo em aberto para o segundo embate, daqui a uma semana, em Turim.

Apesar de apresentar um onze bem mais jovem - média de idades a rondar os 24 anos - e menos experiente no que a presenças na Champions diz respeito - jogadores holandeses somavam 127 jogos na prova milionária, enquanto só Cristiano Ronaldo tinha já... 160 -, a formação de Ten Hag entrou por cima, pressionante, a não deixar respirar a Vecchia Signora, e cedo ameaçou o golo, por Ziyech, que seria o maior foco de perigo para os italianos no primeiro tempo.

Logo aos 18' minutos, o extremo disparou cruzado, em arco, de meia distância, mas Szczesny, com uma enorme intervenção, evitou com o conjunto holandês se adiantasse no marcador. Sem conseguir impor o seu jogo ofensivo, caindo sempre nas malhas da pressão contrária, o emblema bianconero viu, pouco depois, Tadic ameaçar o golo, com um belo pontapé que rasou o poste direito da baliza.

O primeiro sinal dos comandados de Massimiliano Allegri chegou apenas depois da meia hora, aos 36'. Matuidi cruzou na esquerda, Cristiano Ronaldo ganhou nas alturas e Bernardeschi, à meia volta, disparou ao lado. Tratou-se do aviso para o que viria já no último minuto do primeiro tempo.

Na sequência de um contra-ataque rápido, João Cancelo fugiu pelo lado direito e, com conta, peso e medida, colocou a bola no centro da área, onde surgiu o suspeito do costume. Sem oposição, naquele que foi o único erro defensivo do Ajax, CR7 cabeceou para o fundo das redes de Onana, assinando o seu 125.º golo na maior competição de clubes do Velho Continente. Um regresso fantástico do internacional português aos relvados, depois de ter falhado os últimos jogos devido a uma lesão contraída a serviço da Seleção Nacional, a 25 de março, na Luz, diante da Sérvia.

Regresso adormecido dos italianos

No entanto, quando se pensava que esta vantagem pudesse trazer maior fulgor à Juventus para o segunda parte, foi o Ajax que regressou dos balneários a todo o gás. Logo no primeiro lance da etapa complementar, João Cancelo perdeu a bola em zona proibida, Neres progrediu e atirou cruzado para o empate. Um 'balde de água fria' para a Vecchia Signora, que a partir daqui sentiu de novo a pressão intensa da equipa da casa.

Sempre com muita classe na posse de bola, o Ajax foi à procura do empate e voltou a criar mais algumas ocasiões de golo. David Neres chegou mesmo a colocar de novo a bola no fundo das redes de Szczesny, mas o árbitro da partida anulou o lance por fora-de-jogo (bem assinalado). Já dentro dos últimos 10' minutos, o jovem Ekkelenkamp, que fez a sua estreia absoluta na Champions, aos 19 anos, ameaçou de novo o segundo, antes de Douglas Costa, após uma bela jogada individual, acertar no poste. 

A 'Velha Signora' sai assim viva da Holanda, mas terá que mudar (e muito) de atitude se não quiser ser surpreendida pelos jovens de Ten Hag, na segunda mão destes quartos-de-final da Champions.

Confira o direto da partida:

FINAL DA PARTIDA

90+2'- Alteração na Juventus. Sai Bernardeschi e entra Khedira.

90+2' - QUE PERIGO! Remate de Tadic, de pé esquerdo, mas a bola sai prensada e é canto para a Juventus.

90:00 - Vão jogar-se mais 3' minutos.

82:00 - AO POSTE! Grande jogada individual de Douglas Costa, a passar por dois adversários, e a atirar cruzado, mas a bola a embater no poste. Que azar para o brasileiro!

80:00 - QUASE O GOLO DO AJAX! Lance de combinação fantástico do ataque holandês, com Tadic a servir Ekkelenkamp de calcanhar e o jovem a obrigar Szczesny a aplicar-se. Seria uma estreia de ouro!

74:00 - O Ajax também mexe. Sai Schöne e entra o jovem Ekkelenkamp, que faz a estreia absoluta na Champions.

74:00 - Alteração na Juve. Sai Matuidi e entra Dybala.

74:00 - Tentativa de De Ligt, mas o remate sai ao lado.

72:00 - Jogo interrompido para assistência a Matuidi.

70:00 - Cartão amarelo para Schöne.

65:00 - Veltman volta a tentar a sorte, mas o remate sai fraco.

63:00 - Veltman cabeceia para as mãos de Szczesny.

63:00 - Canto para a Juventus.

62:00 - Remate de Ziyech e a bola termina... na linha lateral.

59:00 - Substituição na Juventus. Sai Mandzukic e entra Douglas Costa.

58:00 - Remate de Lasse Schöne por cima.

55:00 - De Jong vê o amarelo por falta sobre Cancelo.

52:00 - Livre para a Juventus e Cristiano Ronaldo fica a pedir grande penalidade por falta sobre Bentancur. O árbitro manda seguir.

51:00 - Golo anulado ao Ajax por fora-de-jogo de Neres. O extremo estava 'acampado' atrás da defesa bianconera.

48:00 - Tagliafico tenta o golo, mas a bola sai ao lado. O Ajax procura a 'remontada'!

46:00 - GOLOOOOOOOO DO AJAX! Que entrada dos holandeses no segundo tempo! Perda de bola de João Cancelo e David Neres, com um remate cruzado, a bater Szczesny e a restabelecer a igualdade. 

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45:00 - JÁ ESTÁÁÁÁÁ!!!!! GOLOOOOOOOOOOO DA JUVENTUS PELO SUSPEITO DO COSTUME! Cristiano Ronaldo inaugura o marcador! Contra-ataque rápido da Juventus, João Cancelo foge pelo lado direito e cruza para o centro da área, onde surge CR7, solto de marcação, a cabecear para o fundo das redes da baliza de Onana. A Juventus está na frente.

41:00 - Livre de Schone por cima da baliza de Szczesny.

40:00 - Tagliafico vê o cartão amarelo e falha a segunda mão em Turim.

Curiosidade: Este onze do Ajax soma 127 jogos na Champions, enquanto só Cristiano Ronaldo tem... 160. Experiência totalmente diferente entre as duas equipas no que a história na prova milionária diz respeito.

36:00 - QUASE O GOLO DA JUVENTUS! Cruzamento de Matuidi, Cristiano Ronaldo ganha nas alturas e Bernardeschi, à meia volta, atira ao lado. Boa ocasião para o emblema de Turim.

35:00 - Belo cruzamento de Ziyech e Tagliafico quase chegava à bola nas costas de João Cancelo.

34:00 - Nova tentativa de Ziyech - é a quarta -, mas desta vez a bola sai fraca e ao lado.

31:00 - Pontapé de Bentancur sem a direção desejada.

30:00 - Cristiano Ronaldo surge ao primeiro poste e remata de primeira, mas a bola sai ao lado.

29:00 - Canto para a Juventus.

27:00 - Canto para o Ajax.

25:00 - NOVA CHANCE PARA O AJAX! Grande remate de Tadic, na zona de penálti, mas a bola sai a rasar  poste direito da baliza italiana. Adivinha-se o golo da formação de Ten Hag.

22:00 - Italianos com muita dificuldade para conseguirem impor o seu jogo ofensivo, muito graças à capacidade do Ajax para pressionar.

18:00 - QUE DEFESA DE SZCZESNY! Terceiro remate de Ziyech, desta vez em arco, à entrada da área, e o guarda-redes da Juventus, com uma palmada em 'voo', a desviar para canto. Primeira grande ocasião de golo para a formação holandesa!

16:00 - Livre lateral para a Vecchia Signora, mas sem perigo para o Ajax.

13:00 - Canto para a Juventus.

11:00 - Novamente o Ajax ao ataque, com Ziyech a obrigar Szczesny a aplicar-se.

09:00 - Conjunto de Amesterdão entra atrevida, com mais bola e a tentar pressionar a Vecchia Signora em terrenos subidos.

05:00 - RESPOSTA DO AJAX! Ziyech combina com Tadic e dispara cruzado à malha lateral da baliza de Szczesny. Esta partida começa a todo o gás!

02:00 - QUE 'TIRO'!!! Grande pontapé de Bernardeschi, de meia distância, com o pé esquerdo, a fazer a bola passar a centímetros da trave da baliza de Onana.

COMEÇOU A PARTIDA!

Onze do Ajax: Onana, Veltman, de Ligt, Blind e Tagliafico; van de Beek, De Jong e Schone; Neres, Tadic e Ziyech.

Onze da Juventus: Saczesny; João Cancelo, Rugani, Bonucci e Alex Sandro; Pjanic, Bentancur, Matuidi, Bernardeschi, Cristiano Ronaldo e Mandzukic.

Cristiano Ronaldo é a grande novidade no onze da Juventus para o embate desta quarta-feira frente ao Ajax, referente à primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O internacional português, recorde-se, lesionou-se ao serviço da Seleção Nacional, no estádio da Luz, no encontro com a Sérvia, no passado dia 25 de março, e daí para cá não pôde dar o contributo à equipa da Vecchia Signora. 

A partir das 20h00, pode acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório