Luís Montenegro fez uma curta declaração aos jornalistas sobre a morte do futebolista português, antes de encerrar a conferência "Economia Sem Fronteiras" do canal Now/Negócios, que decorre num hotel em Lisboa.
"É de facto uma notícia absolutamente inesperada e trágica que o Governo e eu próprio lamentamos profundamente. Queria manifestar uma vez mais o nosso pesar, a nossa profunda consternação pela partida precoce de um atleta de eleição, um representante muito digno das cores de Portugal e também do seu irmão, também igualmente atleta", referiu.
Montenegro apontou os dois irmãos, que morreram num acidente de viação em Espanha, como "exemplos de dedicação, de simplicidade e de estímulo à prática desportiva".
"O país está hoje de luto, o desporto português internacional vive um dia de profundíssima tristeza, já tivemos a ocasião de endereçar à família e aos amigos este nosso sentimento de solidariedade e de facto é com profundo choque que tomamos conhecimento de uma tragédia desta envergadura", disse.
Questionado de que forma o Governo se fará representar nas cerimónias fúnebres, Montenegro disse ainda não ter informação sobre o funeral, mas assegurou que o executivo estará representado.
"Trata-se de um atleta que representou sempre com grande dignidade, espírito de entreajuda e de solidariedade as cores de Portugal e que foi um exemplo pela forma e pela postura que teve sempre de grande simplicidade, de grande dedicação, de grande espírito de equipa", reiterou.
O primeiro-ministro já se tinha pronunciado o tema na rede social X, hoje de manhã.
"A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão é inesperada e trágica. Deixo aos familiares as mais sentidas condolências. É um dia triste para o futebol e para o desporto nacional e internacional", escreveu Luís Montenegro.
O futebolista português Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, morreram hoje de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.
Diogo Jota era jogador do Liverpool, que representava há cinco épocas e no qual venceu uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça.
Na seleção portuguesa, Diogo Jota somou 49 internacionalizações, tendo conquistado duas Ligas das Nações.
Depois da formação no Gondomar e no Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido ao Wolverhampton, no qual esteve três temporadas.
Leia Também: Treinador Nuno Campos, emocionado, diz-se "em choque", lembra "sorriso"