Dezoito anos depois, aquele mítico dérbi entre Benfica e Sporting, na Luz, voltou a ser recordado pelo maior protagonista. Na altura, as águias venciam por 2-0, mas dois golos de Jardel, um deles envolvido numa enorme polémica, restabeleceram o empate. Agora, o antigo avançado dos leões, que também passou pelo FC Porto, admitiu que esse tal lance discutido tratou-se de um penálti... simulado.
"O penálti na Luz foi assim: o 'gajo' cruzou, o João Manuel Pinto soprou e eu caí. Penálti! Os jogadores do Benfica estavam a reclamar que não me tinha tocado. Eu falei que o vento estava forte. Encheram uma piscina ali e eu vi logo a piscina", atirou o brasileiro, em entrevista à SIC.
Bem humorado, Jardel pediu desculpa a Duarte Gomes, árbitro dessa partida, que nesta entrevista surgiu... ao telefone. "O vento estava muito forte e tive de ‘me jogar’. Vou pedir-te desculpa e depois pedes tu", explicou, entre risos, ao que o antigo juiz respondeu: "Não tens de pedir desculpa, faz parte do jogo."
Admitindo ter já muitas saudades dos relvados, o ex-goleador recordou ainda a carreira de sucessos construída em Portugal, fazendo algumas revelações. "O que fazia sempre antes dos jogos? Alongamentos. O que nunca fazia? Sexo. Nada. Concentração total. Só depois. E se estivesse muito cansado, não", assegurou Jardel, hoje com 45 anos.