Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

I Liga - Os melhores tentos apontados na última jornada

Mais vídeos

'Os aflitos da Europa': Assim está a (feroz) luta pela permanência

A época está na ponta final e há muito para decidir no fundo da tabela classificativa da Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1.

'Os aflitos da Europa': Assim está a (feroz) luta pela permanência
Notícias ao Minuto

20:16 - 23/03/19 por Francisco Amaral Santos 

Desporto Análise

A paragem dos campeonatos para os compromissos das seleções deixa tudo em pausa nas provas nacionais. No entanto, há quem esteja a encarar esta pausa como uma forma de recarregar energias para o ciclo diabólico que se aproxima. Do lado oposto de quem tenta arrecadar o título, há quem esteja a fazer de tudo para evitar ser... despromovido. 

Se em Portugal as coisas estão muito animadas nesse sentido, nos restantes campeonatos europeus o mesmo se pode dizer. 

Neste momento, nos cinco principais campeonatos europeus - Premier League, La Liga, Serie A, Ligue 1 e Bundesliga - ainda não existe ninguém que esteja matematicamente 'riscado'. Ainda assim, existem equipas que parecem já condenadas em descer ao segundo escalão do respetivo país. Mas, vamos por partes. Ou melhor, por campeonatos. 

Premier League 

No principal campeonato inglês - considerado por muitos como o mais competitivo - a luta pela permanência está ao rubro. O Huddersfield (14 pontos) e o Fulham (17) contam com uma missão impossível de evitar a despromoção nos próximos sete jogos. Ainda assim, sobra um lugar que... ninguém quer. 

O Cardiff (28) é quem ocupa, à 31.ª jornada, esse mesmo posto, mas tem menos um jogo disputado que o Burnley (30). Além disso, também o Southampton (30) e o Crystal Palace (33) estão em posição perigosa. Nesta equação estão ainda o Brighton (33), mas que tem menos dois jogos disputados, e o Newcaslte (35). O Bournemouth (38) está mais distante, mas não poderá deslumbrar-se sob pena de vir parar ao fundo da tabela. Até final da época, estão 21 pontos em jogo. 

La Liga 

No país vizinho, a luta pela permanência está muito mais equilibrada. Com 10 jogos por disputar, ainda há várias equipas que podem descer de divisão. Ainda assim, neste momento o Huesca (22 pontos), o Rayo Vallecano (23) e o Celta de Vigo (25) parecem ser os mais fortes candidatos à descida. O Huesca conta com um calendário muito apertado e ainda vai defrontar, nestas 10 finais que tem pela frente, o Real Madrid... e o Barcelona.

Porém, tudo dependerá do que poderá acontecer nos próximos jogos. Villarreal (29), Valladolid (29), Levante (31), Leganés (33) também não estão a salvo da despromoção. 

Serie A

No campeonato italiano o título está praticamente entregue à Juventus de Cristiano Ronaldo e companhia. No lado oposto da tabela, também muita coisa parece estar decidida. 

Tal como o campeonato espanhol, também em Itália faltam 10 jornadas para o final da temporada. No entanto, Chievo (11 pontos) e Frosinone (17) parecem ter lugar garantido... na segunda divisão. O Bologna está em zona proibida (24), mas está a apenas um ponto do Empoli e Udinese e a dois da Spal. O Cagliari também entra nestas contas, uma vez que soma 30 pontos. A luta para fugir ao 18.º lugar promete agitar Itália até final. 

Bundesliga 

No campeonato germânico, a luta pelo título está bastante renhida, com Bayern e Borussia Dortmund com os mesmos 60 pontos. Na cauda da tabela, as coisas estão igualmente interessantes. 

Com 10 jogos pela frente, Nuremberga (13 pontos) e Hannover (14) parecem condenados em regressar ao segundo escalão. O Estugarda (20) também está em zona de descida, mas promete dar luta aos rivais Schalke 04 (23), Augsburgo (25) e Mainz (30). 

Ligue 1

Em França, o título de campeão parece estar novamente ao alcance do milionário PSG. O verdadeiro interesse deste campeonato parece estar mesmo na luta pela permanência.

Com nove rondas por jogar, Caen (20), Dijon (21) e Guingamp (22), do português Pedro Rebocho, são os mais sérios candidatos em ingressar no segundo escalão do futebol francês, até porque o calendário que vão enfrentar é tudo menos... fácil. No entanto, destas contas não podem ser retiradas equipas como Amiens (29), AS Monaco (30), Nantes (31) ou Toulose (32). 

O Monaco, que foi recuperar Leonardo Jardim, parece ter estabilizado nos últimos jogos, mas nada está garantido. A equipa que conta com os portugueses Rony Lopes, Gelson Martins e Adrien Silva terá de fazer pela vida para evitar descer de divisão. 

Uma coisa é certa: teremos emoção até final da época. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório