Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica fez história na Turquia e com média de idades... surpreendente

Bruno Lage comandou a equipa encarnada para a primeira vitória em solo turco. Ao fim de oito encontros na Turquia, o Benfica conseguiu o primeiro triunfo após uma aposta inusitada do técnico das águias.

Benfica fez história na Turquia e com média de idades... surpreendente
Notícias ao Minuto

07:32 - 15/02/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

É caso para dizer que Bruno Lage está a conquistar os corações dos adeptos benfiquistas. A equipa encarnada defrontou o Galatasaray em pleno dia de São Valentim e da Turquia trouxe um triunfo, que além de apaixonante, foi também histórico (2-1). Ao fim de oito jogos realizados, esta foi a primeira vitória do Benfica na Turquia. E diga-se, num momento importante.

Luyindama apontou o golo do Galatasaray, enquanto Salvio e Seferovic marcaram os dois tentos da formação da Luz, que traz para a 2.ª mão dos 16avos de final – a realizar em Lisboa no próximo dia 21 - uma vantagem preciosa.

Uma média de idades que até surpreendeu o adversário

Já muito foi dito sobre a aposta de risco de Bruno Lage. O técnico frisou que lançar vários jovens foi “opção” e “estratégia”, e que sentiu que seria a melhor aposta para este jogo, tendo também em conta a gestão de esforço do plantel. Bruno Lage confiou e… deu-se bem.

Ferro, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Gedson, Florentino, João Félix. Estes jovens foram titulares e têm uma coisa em comum: Todos foram formados no Seixal. E isto leva-nos para uma questão pertinente, tal foi a juventude que marcou presença no onze titular do Benfica. Sabe qual foi a idade média do onze inicial lançado frente ao Galatasaray? Nós respondemos: 22,9 anos.

Uma equipa tão jovem que até surpreendeu o adversário, como referiu Fernando, médio da equipa turca, no final da partida.

“Não esperávamos que entrassem com jogadores tão novos. Mas eles entraram, jogaram bem, tiveram sorte na 1ª parte, tivemos várias ocasiões para marcar, não marcámos, depois sofremos”, revelou o médio que passou pelo FC Porto, em declarações à SportTV.

10 jogos, nove vitórias

Era a chamada ‘prova das 9’ e Bruno Lage passou com distinção. Desde que assumiu o comando técnico da equipa encarnada, o treinador já realizou 10 jogos, somando um total de nove vitórias. Depois de vários resultados positivos, entre eles duas vitórias ao rival Sporting, uma goleada por 10-0 ao Nacional, Bruno Lage tinha um teste duro na Europa, mas passou-o.

E como já referimos entrou para a história por ser o primeiro treinador do Benfica a conseguir vencer em solo turco.

Um registo que permite… sorrir

A vitória por 2-1 fora de casa permite ao Benfica ter razões para pensar positivo. Sempre que as águias venceram por estes números em competições da UEFA, na condição de visitante, passaram sempre a eliminatória.

Isto aconteceu já por quatro vezes: Frente ao Hearts em 1960/61, diante da Roma em 1982/83, contra o Derry City em 1989/90 e perante o PAOK em 1999/00. Como se costuma dizer na gíria, ‘não há quatro sem cinco’, não é? Bem, não é bem assim, mas esperemos que faça sentido tendo em conta as aspirações da formação lusa na Liga Europa.

Não perca todas as notícias do Benfica no Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório