Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Equilíbrio de forças entre lusos e polacos oferece fatura cara à Alemanha

Empate permite à Polónia ficar no pote 1 no sorteio da fase de qualificação para o Euro'2020. Por seu turno, a Alemanha cai para o pote 2.

Equilíbrio de forças entre lusos e polacos oferece fatura cara à Alemanha

Resumo: Portugal e Polónia empataram (1-1), esta terça-feira, em jogo referente à última ronda da Liga das Nações. Num duelo em que já estava tudo resolvido no que ao grupo dizia respeito -  Portugal já estava apurado para a final four -, a grande consequência deste resultado está relacionado com o sorteio da fase de qualificação para o Euro'2020. O facto de a Polónia pontuar atira a Alemanha para o pote 2 do sorteio que acontece já em dezembro.  

Filme do jogo 

A primeira parte da partida revelou aquilo que já se esperava. Com tudo decidido no grupo, Portugal e Polónia entraram no D. Afonso Henriques com uma postura mais defensiva e a tentar aproveitar o erro adversário. Os polacos tinham a possibilidade de, ao pontuar esta noite, conseguirem um lugar no pote 1 do sorteio da fase de qualificação para o Euro'2020. 

No entanto, era Portugal quem ia controlando os momentos de jogo e o ritmo de jogo que se jogava em Guimarães era nitidamente baixo. Contra a corrente da partida estava Renato Sanches. O médio do Bayern tem jogado alguns minutos no emblema alemão, mas pareceu querer mostrar serviço na seleção.

Era Sanches quem abanava com o jogo e foi nos pés do médio português que nasceu o primeiro golo da partida. Renato cobrou um canto do lado esquerdo do ataque português e meteu a bola no primeiro poste. André Silva antecipou-se à defensiva polaca, saltou mais alto e meteu a bola no fundo das redes adversárias.  O avançado do Sevilha abriu assim o marcador em Guimarães e agitou um jogo que, apesar do grande ambiente nas bancadas, estava visivelmente cinzento dentro das quatro linhas. 

O golo português serviu também para acordar os polacos que, logo a seguir, acertaram no travessão da baliza de Beto, na sequência de um livre indireto. Kedziora foi ao primeiro andar e só o ferro impediu a festa polaca no D. Afonso Henriques.  Até ao intervalo nada mais houve a registar.

A vantagem poderia ser uma forma de Portugal controlar a partida, mas a segunda parte trouxe um novo rumo ao jogo. Aos 62 minutos, Milik apareceu solto na cara de Beto e Danilo acabou por derrubar o avançado polaco dentro da grande área. O árbitro não esteve com meias medidas e mostrou o cartão vermelho ao internacional português, ao mesmo tempo que apontava para a marca do castigo máximo.

Foi o próprio Milik quem avançou para a grande penalidade e apesar de Beto adivinhar o lado, a Polónia marcou e empatou a partida. O golo motivou os polacos perante uma seleção nacional que teve se reconfigurar taticamente devido à expulsão de Danilo. Fernando Santos optou por dar todo o corredor direito a Cancelo, tentando cobrir assim a falta de um 11.º jogador.

Apesar das ofensivas polacas, o empate manteve-se até ao final dos 90 minutos.

Momento do jogo: A expulsão de Danilo alterou o rumo de uma partida que estava sob o total controlo da seleção nacional. A Polónia aproveitou, fez o golo, empatou a partida e ainda reservou um importante lugar no pote 1 do sorteio da fase de apuramento para o Euro’2020.

Direto 

90'+4 - Apito final na partida entre Portugal e Polónia! 

87'- Última alteração para Portugal. Entra Éder para o lugar de André Silva. 

80'- Beto evita novo golo polaco! Valeu a intervenção do guardião português! 

A FPF acaba de anunciar que 29917 pessoas no D. Afonso Henriques. Bela casa em Guimarães numa noite onde a chuva não tem dado tréguas...

70'- Volta a mexer Fernando Santos! Sai Rafa Silva, entra Bruma!

Com este resultado, a Alemanha cairá para o Pote 2 do sorteio da fase de qualificação do Euro'2020. Um problema para a própria Alemanha e para os... cabeças de série. 

65'- GOOOLLLOOOO!! POLÓNIA!! Milik a converter a grande penalidade! Beto adivinhou o lado, mas o remate levava mesmo selo de golo! 

64'- Milik converte a grande penalidade com sucesso mas o árbitro anula o lance. Vai ser repetida!

62'- Danilo é expulso! O médio português derruba Milik na grande área! Penálti favorável à Polónia!

60'- Fernando Santos mexe na seleção nacional. Sai Raphael Guerreiro, entra João Mário.

57'- Cancelo a evitar o golo da Polónia! A bola sofreu um ressalto e foi o lateral português quem fez a dobra de Beto e tirou a bola já em cima da linha de golo! 

46'- Recomeça a partida em Guimarães!

45'- Intervalo no D. Afonso Henriques! O árbitro manda as equipas para o balneário! Vale o golo de André Silva para animar um jogo muito morno em Guimarães. 

37'- Ao ferro! A Polónia quase a marcar! Na sequência de um livre indireto, Kedziora aparece no primeiro andar e atira à barra! Beto acaba por agarrar a bola antes de ser carregado em falta! 

33'- GOOOOLLOOOO!! PORTUGAL!! André Silva inaugura o marcador! Canto de Renato Sanches na esquerda e André Silva aparece no primeiro poste para desviar a bola para o fundo da baliza de Szczęsny! 

Confira o vídeo do golo de André Silva!

27'- Cartão amarelo para Bednarek. O jogador polaco travou André Silva num lance de contra ataque. 

Jogo muito morno em Guimarães com o estádio D. Afonso Henriques esgotado. Animação não falta nas bancadas, já dentro de campo... 

16'- Beto defende! O guardião português estava atento e desviou um remate polaco! No entanto, para todos os efeitos, o lance foi irregular por mão na bola. 

11'- Cancelo ameaça, mas a bola sai por cima! 

3'- Canto a favor de Portugal totalmente inútil. A seleção nacional tentou um canto curto, mas a bola acabou em.... Beto. 

0'- Rola a bola no Portugal-Polónia! 

Onze de Portugal: Beto; Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Kévin Rodrigues; William Carvalho, Danilo, Guerreiro, Renato Sanches; André Silva e Rafa Silva.

Onze da Polónia: Szczęsny; Kedziora, Cionek, Bednarek, Bereszynski; Klich, Krychowiak, Frankowski, Grosicki, Zielinski; Milik

Antevisão: Portugal e Polónia defrontam-se, esta terça-feira, na derradeira ronda da Liga das Nações. A seleção nacional já confirmou a presença na final four da nova prova de seleções organizada pela UEFA, mas terá pela frente um adversário que quer garantir um lugar no pote 1 no sorteio da fase de apuramento para o Euro'2020. 

Tendo em conta que não há nada de decisivo na partida, que se realiza no Estádio D. Afonso Henriques, era previsível que Fernando Santos fizesse várias alterações no onze. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório