Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Substituições em tempo de compensação podem ter os dias contados

IFAB quer complicar a vida a quem pretende 'queimar' tempo e pondera proibir trocas depois do minuto 90.

Substituições em tempo de compensação podem ter os dias contados
Notícias ao Minuto

11:32 - 26/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto IFAB

O International Football Association Board (IFAB), responsável por ‘desenhar’ as leis do futebol mundial, irá reunir no próximo mês de março, com o intuito de discutir medidas que visem aumentar o tempo útil de jogo.

Uma das propostas mais radicais em cima da mesa, revela o jornal britânico The Times, tem como objetivo proibir toda e qualquer substituição após os 90 minutos, já que esta é uma das táticas mais usadas quando os treinadores se sentem na necessidade de ‘queimar’ tempo.

À publicação, uma fonte do organismo lembra que, apesar de os árbitro estarem obrigados a acrescentar 30 segundos de tempo de compensação por cada substituição, estas “podem gastar muito mais tempo do que isso”.

“Seria necessário fazer testes para ver se existirão algumas ramificações imprevistas. Seria justo, por exemplo, que um jogador parta uma perna em tempo de compensação e não seja substituído? Mas já existem casos em que, de qualquer maneira, não seriam substituídos, caso as três substituições já tivessem sido utilizadas”, apontou.

Outras das medidas equacionadas pelo IFAB consistem em obrigar um jogador substituído a deixar o relvado pela linha delimitadora mais próxima, e permitir que, nos pontapés de baliza, os guarda-redes possam passar para um jogador dentro da própria grande área, já que tal poderia apressar o reatar dos jogos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório