Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Melhor ou pior? É um Portugal diferente sem Cristiano Ronaldo

Exibição bem conseguida de Portugal foi premiada com uma vitória sobre a Polónia, que vale a liderança do Grupo 3 da Liga A, da Liga das Nações.

Melhor ou pior? É um Portugal diferente sem Cristiano Ronaldo
Notícias ao Minuto

07:33 - 12/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Não foi, de todo, uma vitória fácil. Portugal teve de suar e bem, esta quinta-feira, para derrotar a Polónia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada do Grupo 3 da Liga A, da Liga das Nações. A seleção da casa, a Polónia, até começou da melhor maneira, com um golo de Piatek. No entanto, a formação de Fernando Santos correu atrás do prejuízo e conseguiu a reviravolta ainda na 1.ª parte. André Silva e um auto-golo de Glick, consumaram a ‘remontada’.

No 2.º tempo, Portugal entrou com o ‘pé esquerdo’. Bernardo Silva puxou dos galões e marcou um grande golo logo aos 51 minutos. O jogo parecia controlado, mas a Polónia ainda assustou, por intermédio de Blaszkowski.

Tudo não passou disso mesmo, um susto, uma vez que Portugal manteve a vantagem e levou os três pontos, estando agora com seis pontos no seu grupo e a um passo da final-four da Liga das Nações, numa altura que ainda faltam dois jogos para disputar.

A surpresa e a cartada que não podia ter corrido melhor

Podia estar no sofá, mas a verdade é que foi a jogo. Rafa foi chamado para substituir o lesionado Gonçalo Guedes na convocatória de Portugal e aproveitou o facto de Bruma estar indisponível para este encontro.

O extremo do Benfica foi lançado a titular e não podia ter correspondido melhor. Esta foi, aliás, a primeira titularidade de Rafa num jogo ‘a doer’ da equipa das quinas. As suas investidas pelo flanco esquerdo são de registar, até porque quando lhe davam espaço, criava perigo.

Ficou ligado ao lance que valeu o 2.º golo de Portugal. Uma receção excelente, ao passe formidável de Rúben Neves, resultou no corte infeliz de Glick para a própria baliza.

Bernardo e mais 10

Na ausência de Ronaldo, parece ser Bernardo Silva que comanda as tropas ofensivas de Portugal. É ele quem dá o exemplo e, como já disse Pep Guardiola, é ele e mais 10 (também tem sido assim na Seleção Nacional).

Neste jogo, Bernardo espalhou classe em campo e foi dos jogadores mais perigosos de Portugal. Além de ter participado no 1.º golo da formação lusa, marcou o golo da noite. No terceiro tento da equipa das quinas, o ‘10’ Bernardo apareceu no flanco esquerdo, fletiu para o meio, levou vários adversários atrás e esperou pelo momento certo. O remate certeiro de pé esquerdo terminou a magia do lance.

As diferenças sem Ronaldo

Fernando Santos disse no final do Polónia-Portugal que uma equipa sem o melhor do mundo não pode ser melhor. No entanto, a exibição da equipa portuguesa não ficou aquém das expectativas. Mas uma coisa é certa, o futebol praticado é diferente.

A dependência em torno de um jogador deixou de existir e o coletivo é obrigado a sobressair. Até porque temos a sorte de ter uma seleção recheada de talento. Rúben Neves tomou conta do meio-campo, Pizzi tem a ‘assistência’ nos pés, André Silva aceitou o papel de ‘matador’ e Bernardo torna tudo mais bonito.

Ronaldo faz sempre falta, mas durante estes 90 minutos, ‘esqueceram-se’ as saudades.

Polónia VS. Portugal
44% Posse de bola 56%
8 Remates 20
3 Remates à baliza 7
4 Cantos 6
387 Passes completos 468
35 Recuperações de bola 33
15 Faltas 11
2/0 Cartões amarelos/vermelhos 4/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório