'15 de Maio': Sporting anuncia reforço de segurança e auditoria

O Sporting vai reforçar a segurança da equipa de futebol e pedir uma auditoria às condições de segurança da Academia, em Alcochete, e do Estádio José Alvalade, em Lisboa, anunciou hoje o clube.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/05/2018 14:19 ‧ 21/05/2018 por Lusa

Desporto

Comunicado

Em comunicado, os 'leões' enumeram dez medidas de segurança na sequência do ataque de dia 15 de maio, em que dezenas de alegados adeptos encapuzados invadiram a Academia, dirigiram-se aos balneários, e agrediram jogadores, o treinador Jorge Jesus e outros elementos da equipa técnica e 'staff'.

Os responsáveis do Sporting dizem que "o ataque hediondo, classificado de ato de terrorismo pelas autoridades", obrigou a "repensar o conceito da Academia" e adotar medidas, entre as quais o "reforço e permanência da equipa de acompanhamento e proteção pessoal à equipa de futebol profissional".

O Sporting decidiu também pedir uma "auditoria [feita] por entidade independente às condições de segurança da Academia e do Estádio", alargar o sistema de videovigilância [CCTV], reforçar a equipa de segurança da Academia "com elementos qualificados com formação especializada em defesa pessoal".

O clube prevê ainda ter um "operador local permanente de CCTV, em regime 24/7 com redundância no Estádio José Alvalade.

Em relação à Academia, o Sporting pretende fazer a "revisão da vedação do perímetro exterior de todo o complexo" da Academia, prevê a "criação de um segundo posto de controlo de viaturas e pessoas", e o "seccionamento do perímetro de segurança criando um segundo perímetro interno, de modo a isolar a área do futebol profissional das restantes zonas da Academia".

"Ligação automática ao posto da GNR em caso de emergência" e "instalação de pilaretes hidráulicos para limitação de acesso a viaturas" são outras das medidas previstas.

No comunicado, o Sporting sublinha que em 2013 já tinha reparado, corrigido e reforçado o sistema de CCTV da Academia, introduziu melhorias na iluminação e adequou os perímetros do Estádio Aurélio Pereira, inserido no mesmo complexo, aos regulamentos da Liga Portuguesa da Futebol Profissional.

Na sequência do ataque, foram detidas 23 pessoas, que têm estado a ser ouvidas no Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro e que poderão ficar a conhecer hoje as medidas de coação que lhes serão aplicadas, sendo que o Ministério Público pediu prisão preventivas para todos.

O ataque aconteceu antes daquele que deveria ter sido o primeiro treino de preparação para a final da Taça de Portugal, que se disputou no domingo e em que o Sporting foi derrotado pelo Desportivo das Aves por 2-1.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

FC Porto

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estaciona o carro na rua? Os cuidados a ter para não arruinar a pintura

Automóvel

Estaciona o carro na rua? Os cuidados a ter para não arruinar a pintura

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas