Quenda não esquece Amorim: "Foi ele que acreditou em mim"

O jovem futebolista Geovany Quenda desfaz-se em elogios a Ruben Amorim, Rui Borges, Rodrigo Mora, Cristiano Ronaldo e Viktor Gyökeres, agradecendo a todos o contributo para o seu crescimento.

Geovany Quenda, forward of Sporting CP, plays during the Liga Portugal Betclic match between Sporting CP and Vitoria SC at Estadio Jose de Alvalade in Lisbon, Portugal, on May 17, 2025. (Photo by Valter Gouveia/NurPhoto via Getty Images)

© Getty Images

Lusa
22/05/2025 07:03 ‧ 22/05/2025 por Lusa

Desporto

Geovany Quenda

Aos 18 anos, após conquistar o título de campeão nacional com 34 jogos disputados na I Liga, Geovany Quenda demonstra o afeto que sente por todos quantos foi questionado, em entrevista à agência Lusa, na Academia do Sporting, em Alcochete.

 

O primeiro da lista é Ruben Amorim. O atual treinador do Manchester United apostou no extremo desde o início da época, estreando-o a ala direito na Supertaça Cândido de Oliveira, que perdeu frente ao FC Porto, por 4-3, no prolongamento, depois de liderar por 3-0.

"Tenho um carinho especial por ele. Foi ele que acreditou em mim e me trouxe para jogar na melhor equipa de Portugal", frisou.

O antigo treinador dos 'leões', que comandou o Sporting nas primeiras 11 jornadas da edição 2024/25 da I Liga, conseguindo outras tantas vitórias, não é apenas uma pessoa especial para Quenda, é o principal responsável pelo que já fez no futebol.

"Só uma pessoa especial, não. Acreditou em mim desde o ano passado, quando me convocou duas vezes para a equipa principal. Acho que foram dos momentos mais importantes da minha vida. Só tenho a agradecer ao 'mister'", referiu o extremo, antes de Amorim perder a final da Liga Europa, frente ao Tottenham, por 1-0.

João Pereira foi o sucessor de Amorim e, apesar do triste desfecho, Quenda justificou-o com o peso da herança: "Da forma que nós estávamos, ia ser difícil para qualquer um. Nós estivemos com o João Pereira, mas não correu da melhor forma. Só tenho de lhe desejar boa sorte".

O ano de 2025 começou já com Rui Borges no comando técnico 'leonino' e o simbolismo da sua chegada, estreando-se com uma vitória em casa por 1-0 frente ao Benfica, para a 16.ª jornada.

"O mister Rui [Borges] esteve connosco e acho que foi muito importante a forma como chegou, logo num dérbi, em que conseguimos a vitória. Conseguiu subir a equipa e acho que isso foi o mais importante. Fez-nos acreditar. Teve de se adaptar à nossa tática, o que não era fácil, porque ele jogava numa diferente, mas foi preciso para conseguirmos boas coisas", recordou.

Continuando a sua senda de elogios e agradecimentos, Geovany Quenda destacou a exigência do avançado sueco Viktor Gyökeres -- "é muito exigente e tenho de estar focado em melhorar" -- e agradeceu ainda os conselhos do "melhor do mundo, Cristiano Ronaldo", que conheceu no estádio da seleção principal.

"Disse-me para trabalhar, para continuar a trabalhar, que sou muito novo e ainda vai acontecer muita coisa na minha vida", referiu.

O próximo acontecimento, ainda antes de disputar a sua primeira final da Taça de Portugal, no domingo, frente ao Benfica, deve passar pela convocatória para a fase final do Campeonato da Europa de sub-21, hoje, por Rui Jorge.

"Não é um passo atrás. Gostava de ser convocado, claro, e só me compete trabalhar, ajudar os colegas e dar o meu melhor seja onde for", rematou.

Quenda também enalteceu a amizade com o companheiro de geração Rodrigo Mora, que se estreou na convocatória da seleção portuguesa, para a Liga das Nações, tal como o extremo 'verde e branco', que ainda não foi utilizado por Roberto Martínez e agora ficou de fora.

"[O Rodrigo] Não é rival. Somos amigos, ele que continue a fazer boas coisas, que merece muito. Estivemos juntos na seleção [de sub-17, que perdeu a final do Europeu de 2024]", recordou, sem esconder a surpresa pela afirmação de ambos na presente temporada, na qual Mora assinou 10 golos em 23 jogos pelo FC Porto.

Na véspera de disputar a sua primeira final da Taça, Quenda recorda como viveu a da época passada, à distância, na companhia de Mora.

"No ano passado estávamos a ter conversas sobre a final da Taça, no Chipre, fizemos uma aposta e acabou por ganhar o FC Porto, mas desejo-lhe tudo de bom para ele", prosseguiu o jovem do Sporting.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Bruno Fernandes não esquece Rui Jorge: "Não foi só um treinador..."

Seleção sub-21

Bruno Fernandes não esquece Rui Jorge: "Não foi só um treinador..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas