Procurar

Oficial: FC Porto 'envia' Samuel Portugal para a Arábia Saudita

Guardião brasileiro vai representar Al Akhdoud, que pagou 215 mil euros pelo empréstimo de uma temporada. No final da época 2025/26, emblema de saudita tem opção de compra no valor de 1,7 milhões de euros.

Oficial: FC Porto 'envia' Samuel Portugal para a Arábia Saudita

© Getty Images

Luis Júnior
18/07/2025 19:56 ‧ há 2 meses por Luis Júnior

Samuel Portugal está de saída do FC Porto para reforçar os sauditas do Al Akhdoud, anunciou, esta sexta-feira, o clube português em comunicado oficial.

 

O guarda-redes brasileiro, de 31 anos, despediu-se do FC Porto sem ter somado qualquer jogo oficial pela equipa principal. Recorde-se que este chegou ao clube na época 2022/23 proveniente do Portimonense.

Ao longo das últimas temporadas, Samuel Portugal- dez jogos pela equipa B- esteve na sombra de Cláudio Ramos e Diogo Costa, este último dono absoluto da baliza azul e branca e da seleção nacional.

Leia o comunicado do FC Porto na íntegra

"O FC Porto e o Al Akhdoud Saudi Club chegaram a acordo para a cedência, a título de empréstimo válido até 30 de junho de 2026, dos direitos de inscrição desportiva de Samuel Portugal. O acordo inclui uma taxa de empréstimo de 250 mil dólares (215 mil euros) e uma opção de compra de 2 milhões de dólares (1,7 milhões de euros). O FC Porto declara que esta cedência não contou com qualquer intervenção de intermediação. O FC Porto deseja as maiores felicidades a Samuel Portugal nesta nova etapa da carreira", pode ler-se na nota oficial emitida.

O presidente dos dragões, André Villas-Boas, já anunciou que o plantel irá sofrer várias mudanças em relação à época passada, marcada pelo fracasso desportivo, culminado com o 3.º lugar na última edição da I Liga atrás de Benfica do bicampeão Sporting.

Neste momento, são poucos os jogadores que têm lugar assegurado no plantel às ordens do técnico italiano Francesco Farioli. O setor da baliza parece ser o único já fechado, dado que Diogo Costa, Cláudio Ramos e o recém-contratado João Costa, ex-Estrela da Amadora, dão garantias.

Nos restantes setores, há dúvidas. O extremo Gonçalo Borges é o próximo a estar na porta da saída. A imprensa desportiva já dá como certo que o internacional sub-21 português está de 'malas aviadas' rumo ao Feyenoord, depois de ambos os clubes terem alcançado um acordo que contempla uma vertente fixa, na ordem dos nove milhões de euros, e uma variável, de dois milhões de euros, que ficará dependente do cumprimento de objetivos.

Gonçalo Borges foi ao Olival, mas está cada vez mais longe do FC Porto

Gonçalo Borges foi ao Olival, mas está cada vez mais longe do FC Porto

Internacional sub-21 português está a um passo de transferir-se para o Feyenoord, num negócio que pode superar a barreira dos dez milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos.

Carlos Pereira Fernandes | 12:45 - 18/07/2025

Há ainda a iminente transferência de Francisco Conceição para a Juventus, a troco de 32 milhões de euros, após um empréstimo que rendeu ao FC Porto dez milhões de euros.

No que toca à entradas, para já, chegaram ao Dragão Gabri Veiga (comprado ao Al-Ahli Jeddah, por 15 milhões de euros), Borja Sainz (adquirido ao Norwich City, por 13,3 milhões de euros), Dominik Prpic (contratado ao Hajduk Split, por 4,5 milhões de euros) e João Costa (proveniente do Estrela da Amadora). A permanência de Nehuén Pérez, defesa-central com o qual contaram, na passada época, a título de empréstimo, motivou o pagamento de um valor próximo dos 13 milhões de euros junto da Udinese.

Leia Também: "Francisco Conceição tinha de ser reintegrado no plantel do FC Porto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si