Chegar, ver e... marcar. Viktor Gyokeres fará, ao que tudo indica, o último jogo ao serviço do Sporting no domingo, na final da Taça de Portugal, no Jamor, frente ao rival Benfica. Depois de duas épocas a alto nível, com 96 golos marcados em 101 jogos, o 'exterminador implacável' sueco quer despedir-se dos adeptos com a conquista de mais um troféu.
O interesse em Inglaterra cresce a cada dia que passa, mas importa recordar como tudo começou... no Sporting. Gyokeres era um perfeito desconhecido para grande parte dos adeptos leoninos, que, a 13 de julho de 2023 - e depois de vários avanços e recuos - viram, então, chegar um avançado sueco cujo registo de golos no Coventry City, que alinhava no segundo escalão inglês, motivava interesse.
Depressa, toda e qualquer dúvida em torno das qualidades de Gyokeres foram dissipadas, e o primeiro jogo oficial trouxe à tona que por ali poderia estar um caso sério no futebol português. Um bis frente ao Vizela (3-2), que garantiu a vitória no arranque do campeonato, em 2023/24, deixou os adeptos impressionados, e nem os três jogos em 'branco' que se seguiram abalaram a confiança do 'bicho sueco', que, rapidamente, fez as pazes com os golos.
Afinal, foram 43 os golos marcados em 50 jogos na época de estreia com a camisola do Sporting, mas o nível do internacional sueco subiria para outros patamares, na temporada seguinte, no ataque dos leões ao bicampeonato, e Gyokeres seria ainda mais letal.
Apesar de não ter conseguido ajudar o Sporting a conquistar a Supertaça, diante do FC Porto, o jogador natural de Estocolmo teve um arranque de campeonato verdadeiramente diabólico e, apenas nas primeiras seis jornadas, marcou dez golos. O registo inicial era apenas um sinal do que viria pela época fora: golos e mais golos.
Os números são categóricos e não deixam margem para dúvidas. Gyokeres completou dois póqueres, quatro hattricks e seis bis, numa conta de golos que o deixa, aliás, na frente da corrida europeia pela Bota de Ouro.
No que à realidade portuguesa diz respeito, há outro dado a ter em conta. Gyokeres alcançou o estatuto de maior artilheiro do nosso campeonato pelo segundo ano consecutivo, um feito apenas à medida de outros nomes históricos que brilharam no futebol português, tais como Peyroteo, Francisco Rodrigues, José Águas, Eusébio, Artur Jorge, Yazalde, Fernando Gomes, Paulinho Cascavel, Jardel e Jackson Martinez.
Os possíveis destinos
Não faltam colossos interessados em Gyokeres, e o verão será agitado para os lados de Alvalade. A direção liderada por Frederico Varandas segurou o goleador sueco no último verão, mas dificilmente terá argumentos para fazer o mesmo neste novo período de mercado, até porque os 27 anos já estão à porta e, no futebol, há timings que não podem ser desperdiçados.
De resto, a informação mais recente também aponta para um pacto de Gyokeres com Varandas, que permite uma saída por um valor abaixo da cláusula de rescisão, cifrada em 100 milhões de euros, e Inglaterra, curiosamente, de onde veio, afigura-se como o mais provável destino.
Manchester United
O Manchester United precisa de um avançado capaz de marcar golos de forma regular, algo que não acontece com Rasmus Hojlund e Joshua Zirkzee, sendo Gyokeres um alvo altamente apetecível.
A complicada situação financeira do United é conhecida por todos, bem como a sua ausência nas competições europeias da próxima época, pese embora haja um aliado de peso na hora de negociar o jogador sueco dos leões. Falamos, pois claro, de Ruben Amorim, o homem responsável pela 'explosão' de Gyokeres no futebol europeu. Reencontro à vista?
Arsenal
Também o Arsenal precisa de encontrar um homem que garanta uma fatia importante de golos, e que tanta falta fez nesta época, na luta pela Premier League perdida para o Liverpool. Os gunners tem sido apontados como os mais bem posicionados para garantir a sua contratação, mas tudo pode mudar num segundo no mundo dos negócios.
Manchester City
A equipa de Pep Guardiola também já fora apontada como interessada em Gyokeres, mas torna-se difícil imaginar o avançado sueco a jogar ao lado de Erling Haaland, outra máquina de golos, no ataque do Manchester City. Ainda assim, e perante o poderio financeiro existente naquelas bandas, nunca se pode descartar uma nova 'loucura' de Guardiola.
Chelsea
O Chelsea ainda está na luta por Gyokeres e tal como Arsenal e Manchester United, a necessidade de ter um ponta de lança mais puro está aos olhos de todos. Em Stamford Bridge, também não faltam muitos milhões, e nunca é demais relembrar o mês de janeiro de 2023, aquando os blues vieram a Lisboa buscar Enzo Fernández ao Benfica, a troco de 121 milhões de euros.
Bayern Munique
O Bayern Munique também está atento ao avançado sueco, mas conta com o mesmo 'problema' do Manchester City. No plantel dos recém-campeões alemães já mora um goleador, de seu nome Harry Kane, pelo que a inclusão de Gyokeres tornar-se-ia num processo altamente conflituoso.
Benfica é 'presa' apetecível
Quis o destino que a final da prova rainha juntasse, 29 anos depois, Sporting e Benfica e o avançado sueco até já marcou esta época no frente a frente ao rival de Lisboa. No total de jogos contra as águias, que foram sete, Gyokeres marcou em três deles e assistiu em outros três, sendo que em apenas numa partida não fez 'estragos'. Para além disso, apenas por uma ocasião o 'exterminador sueco' conheceu o amargo sabor da derrota servido pelo Benfica.
Leia Também: "Trancar o Gyokeres na Academia? Vou tentar"