Pedro Proença coloca jogadores na centralidade da existência do futebol

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, afirmou hoje que a centralidade da modalidade são os jogadores e enalteceu a implementação feminina no estágio promovido pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

UEFA Women's EURO 2025 - press conference and trainings

© Lusa

Lusa
17/07/2025 14:16 ‧ há 2 semanas por Lusa

Desporto

Federação Portuguesa de Futebol

"O futebol existe porque existem jogadores, são eles a centralidade da existência do futebol. Deixo uma palavra de reconhecimento pelo trabalho que o Joaquim e a sua direção fazem. Se hoje somos mais fortes e temos grandes seleções, é porque hoje existe um sindicato com visão estratégica para o futebol português", elogiou.

 

A 23.ª edição do Estágio do Jogador arrancou na quarta-feira, nas instalações do SJPF em Odivelas, com a inédita introdução de uma vertente feminina, orientados para futebolistas sem clube ou que queiram um espaço para se poderem preparar.

"A mulher passou também a ser a centralidade. O sindicato está a fazer o trabalho de desenvolver o seu plano estratégico. Ao sindicato, a federação está sempre ao seu lado. O futebol feminino está numa fase de crescimento e rendimento. Vamos investir 22 milhões de euros para desenvolvimento do futebol feminino, é um dos nossos eixos estratégicos. Fico muito satisfeito por perceber que o sindicato olha também de forma muito forte para o futebol feminino", reforçou, no seu discurso.

Estágio do Jogador arranca com inédita introdução da vertente feminina

Estágio do Jogador arranca com inédita introdução da vertente feminina

O Estágio do Jogador e Jogadora, destinado a futebolistas desempregados, arrancou hoje em Odivelas com a inédita introdução da vertente feminina, numa iniciativa promovida pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Lusa | 16:04 - 16/07/2025

Após a apresentação oficial, seguiram-se os treinos dos respetivos estágios, com a presença do embaixador João Vieira Pinto, que reforçou a importância da aposta no futebol feminino e recordou alturas da carreira em que esteve desempregado.

"Em 2000, quando saio do Benfica e vou fazer o Europeu sem clube, não tinha sido a primeira vez. Aos 20 anos, quando saí do Atlético de Madrid e vim para Portugal, também estive dois meses na mesma situação. Fui treinar sozinho para o Parque da Cidade, no Porto, com o meu irmão. Se tivesse o sindicato naquela altura, seria aqui que vinha estagiar e fazer os meus treinos, com pessoas qualificadas. Correu tudo bem comigo, felizmente, mas é uma grande oportunidade para todos", frisou.

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, revelou que logo no primeiro dia desta iniciativa recebeu contactos da Suíça para jogadores e considerou este um projeto com "dimensão e impacto nacionais", lembrando os principais casos de sucesso.

"O caso de maior sucesso foi o do Miguel Garcia. Teve uma lesão grave, afastou-se do futebol, esteve a recuperar e, quando acaba, estava desempregado. Veio aqui treinar, deu nas vistas e o Olhanense contratou-o logo no início da época. No mês de dezembro, é transferido para o Sporting de Braga, que nesse ano foi para a Liga Europa. Foi um percurso espetacular e o sindicato serviu como 'montra'", realçou.

Em 23 edições da vertente masculina, a taxa de empregabilidade dos jogadores é de 62%, com 792 contratações em mais de 1.000 futebolistas que passaram pelo estágio. Nesta época, os treinadores convidados foram José Pedro e Isabel Osório.

Leia Também: Estágio do Jogador arranca com inédita introdução da vertente feminina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Madalena Aragão

De Tavira a Bora Bora. As férias de sonho de João Neves e Madalena Aragão

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Fórmula 1

GP da Bélgica: Verstappen supera Piastri e Norris e vence Sprint

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas