Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Cristóvão Carvalho teceu críticas à posição de João Noronha Lopes, que demonstrou estar contra o voto eletrónico. Além disso, o candidato às eleições do Benfica relembrou a forte abstenção que tal cenário pode gerar para o ato eleitoral do próximo dia 25 de outubro.

LISBON, PORTUGAL - 2024/07/28: General view of the Estadio da Luz before the start of the Pre-Season Friendly match between SL Benfica and Feyenoord at Estadio da Luz.
(Final score: SL Benfica 5 - 0 Feyenoord). (Photo by Henrique Casinhas/SOPA Images/Lig

© Getty Images

Miguel Simões
29/07/2025 16:10 ‧ há 11 horas por Miguel Simões

Desporto

Benfica

Cristóvão Carvalho concedeu uma entrevista à Antena 1, esta terça-feira, em que lamentou a posição de João Noronha Lopes quanto à utilização do voto eletrónico para as eleições presidenciais do Benfica, tendo ainda relembrado os números de abstenção e até aquele que era o "controlo" de Luís Filipe Vieira nos atos eleitorais do passado.

 

"João Noronha Lopes? É uma posição estaticista de um dos candidatos e isto não é democracia no Benfica. Para quem ouviu gritar tanto tempo democracia no Benfica, quando se chega a este ponto e se toma uma posição absolutamente radical à cabeça que nem se fala sobre essa matéria", começou por dizer, já depois de ter deixado uma publicação nas redes sociais a propósito do tema.

"Isto não é o Benfica, isto não é a democracia. Desculpa, isto não é a democracia. No estatuto não está proibição de voto eletrónico. No estatuto está que tem de haver unanimidade para haver voto eletrónico. Já é algo muito forte. Pelo menos temos de ouvir o que a mesa da Assembleia Geral tem para dizer, temos de ouvir o que a direção tem para dizer e analisar", vincou de seguida um dos cinco candidatos já conhecidos às eleições do próximo dia 25 de outubro.

"Obviamente que o voto eletrónico tem de trazer mais pessoas a votar. O Benfica tem 70% de abstenção. Então quem decide as eleições do Benfica são 50 mil sócios. Somos 400 mil sócios. Então isto não deve preocupar um candidato. Obviamente, se toma uma posição destas, é óbvio, provavelmente não quererá que fora de Lisboa e no resto do mundo, ou seja, existe uma votação e que a decisão se centre mais em quem está próximo de Lisboa. Ora, é a conclusão a que leva. E estamos ainda em tempo de alterar isso", sublinhou ainda.

Noronha Lopes revela que não foram dadas soluções para o voto eletrónico

Noronha Lopes revela que não foram dadas soluções para o voto eletrónico

Candidato às eleições presidenciais do Benfica confessa que ficou "surpreendido por algumas posições públicas de outras candidaturas sobre esta matéria quando ontem, durante a reunião, nenhuma delas apresentou forma concreta de compatibilizar o voto eletrónico à distância".

Davide Rodrigues Araújo | 11:21 - 29/07/2025

Cristóvão Carvalho fez ainda questão de comparar o atual sistema eletrónico com o anterior, nos tempos de Luís Filipe Vieira, para além de ter deixado críticas às "posições autoritárias" e ainda às ausências na mais recente reunião, uma das quais de João Noronha Lopes.

"O anterior voto eletrónico, na altura do Presidente Luís Filipe Vieira, era controlado pelo Sport Lisboa e Benfica. Foi vergonhoso. Não pode haver uma eleição que seja controlada pelo Sport Lisboa e Benfica. Neste momento o voto eletrónico está pensado de outra forma, que é o voto moderno que está testado, está verificado, várias associações já o fazem e é perfeitamente seguro. Vamos analisá-lo. É só isso que eu peço", atirou o candidato.

"Que não se tenham tomado as posições autoritárias, porque acham que, tendo esse poder de voto, podem condicionar todas as pessoas. Não é assim que se trabalha, não é assim que existe democracia. Quem quer chegar aos Sport Lisboa e Benfica tem de marcar a presença em determinados dados e em determinados factos. E quando nos chamam para trabalhar, nós temos de dizer que estou presente", esclareceu Cristóvão Carvalho.

"O Presidente da Assembleia Geral chamou as candidaturas para trabalhar. Pelo menos no primeiro ato, o representante da candidatura tem de sentar e dizer que eu estou presente, estou a ouvir. Tem de dar o exemplo. E nesta perspectiva, acho que quem não esteve presente das candidaturas com o seu líder não deu o exemplo. Não foi só Noronha Lopes que não esteve presente, mais não estiveram presentes. E portanto, no primeiro ato de enquadramento, deviam estar presentes. Se estivessem presentes, podiam responder a primeira pessoa. E não estiveram", rematou.

De recordar que, além de Cristóvão Carvalho, também já o atual presidente, Rui Costa, e os opositores João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas e Martim Borges Coutinho Mayer tornaram pública a intenção de se envolverem no sufrágio que ditará o próximo presidente do clube da Luz. Já Luís Filipe Vieira poderá ser o próximo a anunciar a corrida por um cargo onde esteve durante 18 anos.

Leia Também: Noronha Lopes revela que não foram dadas soluções para o voto eletrónico

Leia Também: Cristóvão Carvalho pede "eleições limpas" no Benfica e visa Noronha Lopes

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Benfica

Candidatos do Benfica em 'guerra' sobre voto eletrónico: "Isto não é..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Fórmula 1

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas