Vai ao Jamor? Dos acessos ao tempo, o que tem saber para a final da Taça

Duelo entre Benfica e Sporting está agendado para as 17h15 do próximo domingo.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
22/05/2025 07:06 ‧ há 4 horas por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O Estádio Nacional do Jamor vai receber, no próximo domingo, pelas 17h15 (hora de Portugal Continental), aquele que é um dos jogos mais aguardados do calendário desportivo do nosso país. Falamos, está claro, da final da Taça de Portugal.

 

Benfica e Sporting vão voltar a medir forças, apenas duas semanas depois do empate a uma bola, na Luz, que abriu caminho para que os segundos se sagrassem bicampeões, já no sábado, graças ao triunfo conquistado na receção ao Vitória SC, por 2-0, na derradeira jornada da I Liga.

Os dados estão lançados, perspetivando-se um dia de grande festa, em Oeiras, ainda que sem nunca descurar os devidos cuidados. Com isso em mente, o Desporto ao Minuto traz-lhe um guia essencial para mais um dérbi lisboeta.

Festa, mas sem tenda

A Polícia de Segurança Pública (PSP) informou, na quarta-feira, em conferência de imprensa, que a mata do Jamor está encerrada até às 06h00 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, pelo que, até lá, será proibido acampar no local, ao contrário do que é habitual.

Daí em diante, benfiquistas e sportinguistas poderão aceder à zona circundante ao palco da final da Taça de Portugal, para realizar os habituais churrascos e piqueniques em família, com muito fair-play à mistura.

As autoridades recomendam que os apenas os adeptos possuidores de bilhetes se desloquem ao local, de preferência, com a maior antecedência possível, de tal maneira que as portas do recinto irão abrir três horas antes do apito inicial, ao invés das habituais duas horas.

Por onde entram os adeptos?

O acesso dos adeptos do Benfica será feito pelo lado norte do Estádio Nacional do Jamor, isto é, através da A5, com entrada através do Parque 3. Já os do Sporting, entrarão no recinto pelo lado sul, através da CREL, através do Parque 1.

O trânsito nas imediações do recinto irá sofrer condicionamentos, pelo que é de reforçar a importância de chegar o mais cedo possível, para evitar o 'dissabor' de só conseguir passar as portas com a final da Taça de Portugal já a decorrer.

Já se pretender deslocar-se de comboio, fique a saber que a Comboios de Portugal (CP) irá reforçar a Linha de Cascais. Já nas imediações do estádio, haverá zonas de restauração, WC amovíveis e contentores para guarda de objetivos, junto às entradas.

Calor obriga a cuidados

As primeiras previsões por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para um dia com temperaturas mínimas de 15 graus e máximas de 26, pelo que é recomendável que tenha cuidados redobrados.

Sendo o Estádio Nacional do Jamor um recinto de grande exposição solar, os adeptos (especialmente, aqueles que pretenderem desfrutar da festa que decorre nas áreas circundantes) devem ter consigo protetor solar, água e chapéu.

Fair-play procura-se

Pese embora a final da Taça de Portugal seja uma festa, predominantemente, familiar, é imperativo ter em conta que, dada a animosidade histórica entre Benfica e Sporting, existe potencial para confrontos.

Esta será a primeira final entre ambos desde a de 18 de maio de 1996, quando Rui Mendes, adepto do clube de Alvalade, foi atingido por um 'very-light' arremessado por um rival e acabou por morrer, pelo que a recomendação é que se mantenha a tranquilidade, em todas as alturas.

"O maior apelo que a PSP faz a todos os adeptos e claques, para que vivam e aproveitem esta festa desportiva e familiar, é que respeitem todos os adversários como se de um familiar e amigo se tratasse", sublinhou a sub-intendente da PSP, Carla Duarte, na véspera.

Como é que chegámos aqui?

Na caminhada rumo à final da Taça de Portugal, o Benfica deixou para trás Pevidém, Estrela da Amadora, Farense, Sporting de Braga e Tirsense. Já o Sporting, eliminou Portimonense, Amarante, Santa Clara, Gil Vicente e Rio Ave.

Os encarnados são a força dominante da prova rainha do futebol nacional, visto que a ergueu por 26 vezes, a última das quais na temporada 2016/17, quando, comandado por Rui Vitória, derrotou o Vitória SC, por 2-1.

Os verde e brancos, por seu lado, contam com 17 troféus, tendo o mais recente sido erguido na campanha 2018/19, quando derrotou o FC Porto (o vencedor das três últimas edições), num Clássico que só ficou decidido no desempate por grandes penalidades.

Leia Também: Dérbi tem história no Jamor. O very light de 1996 que não se quer repetir

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Problemas para Amorim? "Trabalha como ninguém para jogar 19 minutos. Uau"

Liga Europa

Problemas para Amorim? "Trabalha como ninguém para jogar 19 minutos. Uau"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Fórmula 1

F1 introduz nova regra para o GP do Mónaco. Eis o que precisa de saber

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas