Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2018
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Os "melhores" filmes documentários portugueses projetados em Madrid

O centro cultural Matadero de Madrid inicia hoje, na sua cinemateca, com a apresentação do filme "O Bom Povo Português", um ciclo com os "melhores" filmes documentários portugueses contemporâneos.

Os "melhores" filmes documentários portugueses projetados em Madrid
Notícias ao Minuto

14:54 - 25/04/18 por Lusa

Cultura Cinemateca

No programa estão os documentários "mais significativos" das últimas duas décadas, segundo os organizadores da mostra, que consideram este tipo de filmes produzidos em Portugal como "dos mais vibrantes do panorama global".

"Este ciclo não é exaustivo, mas é uma seleção que nos parece ser representativa", explicou a responsável pela programação da mostra, Jara Fernández, na apresentação do "Doc português: fugas e variações".

Para comemorar o 44.º aniversário do "25 de Abril", o Matadero projeta hoje o "clássico do cinema militante" do realizador Rui Simão, "Bom povo português", de 1981, que descreve a situação social e política em Portugal entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975.

A programação também inclui filmes como Tarrafal (2017) de Pedro Neves, Ruinas (2009) de Manuel Mozos ou "A última vez que vi Macau" (2012) de Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues, para só citar alguns.

O ciclo termina a 27 de junho próximo com a projeção do filme "A toca do lobo" (2015) de Catarina Mourão.

A Cinemateca do Matadero "é um espaço de Madrid que tem cada vez mais público e um local excelente para dar a conhecer o cinema documental português atual", disse Pedro Berhan da Costa, conselheiro para os Assuntos Culturais da embaixada de Portugal em Madrid, que colabora com a iniciativa.

O Matadero Madrid é o antigo matadouro e centro municipal de abate de gado da capital espanhola que se transformou num grande espaço cultural a partir de 2007.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.