Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Festival South by Southwest começa nos EUA com Da Chick, Surma e Holly

As cantoras portuguesas Da Chick e Débora Umbelino (Surma), e o DJ e produtor português Holly atuam na edição deste ano do festival South by Southwest (SXSW), que começa hoje em Austin, nos Estados Unidos.

Festival South by Southwest começa nos EUA com Da Chick, Surma e Holly
Notícias ao Minuto

10:29 - 09/03/18 por Lusa

Cultura Música

Da Chick (Teresa e Sousa) e Débora Umbelino, com o projeto Surma, atuam no dia 17, e Holly um dia antes, de acordo com informação disponibilizada no 'site' daquele festival dedicado ao mercado da música, cinema e tecnologias digitais.

O SXSW, que teve a primeira edição em 1987, é um festival anual que ocupa a cidade de Austin, no estado norte-americano do Texas, com conferências, debates, cinema, apresentações ('pitching') de novas empresas e dezenas de concertos em simultâneo, para uma audiência que integra público geral, mas sobretudo figuras da indústria criativa, promotores, editores e agentes.

Da Chick editou em 2015 o álbum de estreia "Chick to Chick", no qual se apresenta no universo do funk, disco e soul. Em junho do ano passado editou o EP "Call me foxy".

Em outubro do ano passado, Débora Umbelino editou o álbum de estreia do projeto musical Surma, que leva quem o ouve a ambientes frios, como montanhas ou cidades nórdicas, contou à agência Lusa a propósito da edição de "Antwerpen", editado pela Omnichord Rechords.

"Antwerpen", que tem edição agendada para 16 de março na Alemanha, Áustria e Suíça, é o único álbum português na lista de 22 nomeados para o prémio disco do ano europeu, atribuído pela IMPALA - Associação de Empresas de Música Independente.

Holly (Miguel Oliveira), DJ e produtor das Caldas da Rainha, tem sido bem-sucedido fora de Portugal com atuações um pouco por todo o mundo. Em setembro do ano passado, foi um dos vencedores dos Goldie Awards, prémios criados pelo DJ e produtor canadiano A-Track.

Nos anos mais recentes, Portugal tem marcado presença no SXSW, com a participação individual de alguns artistas, em busca de uma rede de contactos para concertos e distribuição discográfica internacional, como David Fonseca, Holy Nothing, You Can't Win Charlie Brown, Legendary Tigerman ou Rita Redshoes.

Em 2016, já esteve presente no festival a plataforma 'online' Why Portugal, criada como uma montra do que se faz na música nacional, e que funciona como facilitadora de contactos fora de portas.

A edição deste ano do SXSW decorre entre hoje e 18 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório