Meteorologia

  • 24 JUNHO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Oceanos dão mote para festival de cinema a partir de quinta-feira em Faro

Os oceanos são o mote para cinco sessões temáticas de filmes e documentários que vão ser exibidos no Festival de Cinema 'Scianema', que este ano decorre em vários locais da capital algarvia, entre quinta-feira e sábado.

Oceanos dão mote para festival de cinema a partir de quinta-feira em Faro
Notícias ao Minuto

18:00 - 07/03/18 por Lusa

Cultura Filmes

Em comunicado, a organização do festival, a cargo da Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (Sciaena), adianta que cada sessão será dedicada a uma temática diferente, consistindo na exibição de uma seleção de curtas ou de uma longa-metragem, seguida de um painel de discussão.

Na quinta-feira, será apresentado em estreia nacional o filme "A Grande Onda", sobre o risco de 'tsunamis' na Península Ibérica, e, no sábado, o festival encerra com a exibição do filme "Odisseia", sobre a vida de Jacques Cousteau, sessões que decorrem em Os Artistas, em Faro, a partir das 21:30.

Na sexta-feira, no mesmo local e a partir da mesma hora, será abordado o tema dos plásticos e do lixo marinho, com a exibição do filme brasileiro "Uma Gota", refere a organização do festival, que já vai na sua terceira edição.

O programa inclui ainda duas sessões dirigidas aos estudantes da Universidade do Algarve (UAlg): na quinta-feira, será exibida uma seleção de curtas metragens sobre o tema da sustentabilidade das pescas, e, na sexta-feira, é a vez da mineração em mar profundo, com a exibição de uma seleção de curtas metragens sobre o tema.

Ambas as sessões, que vão acontecer no 'campus' de Gambelas da UALg, às 16:30, serão seguidas de palestras, conduzidas pelo presidente da Sciaena, Gonçalo Carvalho, que irá falar, na primeira sessão, sobre a implementação da Política Comum das Pescas, e na segunda sobre "Mineração em Mar Profundo -- Não Obrigado", ao abrigo da iniciativa "Oceano Livre".

"Este festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar", lê-se no comunicado.

Segundo a organização, o festival pretende ainda "mostrar em Portugal uma seleção de documentários dedicados aos oceanos, com o objetivo de encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas, mas também ao público em geral".

Esta edição conta com a parceria da Universidade do Algarve (UAlg), do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), do Cineclube de Faro (CCF), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e da Sociedade Recreativa Artística Farense "Os Artistas", entre outros.

Este ano, o festival inclui ainda uma atividade em duas escolas secundárias algarvias nas manhãs de quinta e sexta-feira, que consistirá na exibição de uma seleção de curtas sobre vários assuntos de conservação marinha, seguida de uma discussão aberta com os alunos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.