Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Rocket Man': Elogio da lusofonia em poemas escritos ao sabor da estrada

Rique Ferrári é um poeta brasileiro que gosta de escrever enquanto viaja. Inspirado por autores portugueses, trouxe o livro ‘Rocket Man’ até Lisboa.

'Rocket Man': Elogio da lusofonia em poemas escritos ao sabor da estrada
Notícias ao Minuto

21:00 - 17/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Rique Ferrári

O poeta brasileiro Rique Ferrári acaba de lançar ‘Rocket Man’, um livro que reúne cerca de 40 poemas escritos ao longo das suas deambulações pela América do Sul. O autor, que se diz influenciado por autores portugueses como Helder Macedo, Matilde Campilho, José Luís Peixoto, Pedro Mexia e Nuno Judice, trouxe o livro até Lisboa, para reforçar o intercâmbio entre a cultura lusófona.

“Eu gosto de viajar sozinho e escrever. Foi isto que fiz no capítulo ‘América’ e também em Lisboa, já preparando o próximo livro”, indicou o autor, que veio pela primeira vez a Portugal em dezembro de 2017.

De acordo com o comunicado enviado às redações, ‘Rocket Man’ vai buscar o seu título à canção homónima de Elton John, numa tentativa de traçar um paralelismo entre o seu desejo pelas viagens a solo na descoberta de novas experiências e o astronauta cantado pelo cantor britânico.

“Na música, o sujeito diz que sente falta da sua vida na Terra, mas ele é o Rocket Man. Ele, em essência, plenitude, é o tipo que fica sozinho lá em cima. Quando escrevi o livro, senti-me assim. Percebi que não sou o empresário, o empregado… Eu sou o tipo que acelera pelos países, sozinho, a escrever. Esta é a minha essência. A música e o livro falam muito sobre isso”, explica.

O livro conta com ilustrações feitas por tatuadores do Brasil. Na página oficial, pode ouvir interpretações feitas por atores de dez poemas presentes na obra.

‘Rocket Man’ está à venda na livraria Ler Devagar, na LX Factory, e tem o custo de 14 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório