Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco questiona Governo sobre relocalização de torre do Cabo da Roca

A queda parcial da torre de vigilância costeira no Cabo da Roca (Sintra), devido ao mau tempo, levou hoje o Bloco de Esquerda a questionar o Governo sobre se pondera deslocar a estrutura para local de menor impacto paisagístico.

Bloco questiona Governo sobre relocalização de torre do Cabo da Roca
Notícias ao Minuto

19:56 - 13/12/17 por Lusa

Cultura Vigilância

Na madrugada de segunda-feira, em consequência da tempestade 'Ana', tombou parte da estrutura, de 45 metros de altura, que integra o SIVICC - Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa, instalada no Cabo da Roca.

A torre, a cargo da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), cedeu aos ventos fortes, que dobraram a estrutura em ferro, a poucos metros do farol no concelho de Sintra.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje, através do presidente da Assembleia da República, o ministro da Administração Interna sobre se "está o Governo na disponibilidade de reequacionar a instalação da referida torre deslocando-a para um local onde o impacto paisagístico seja menor".

No documento subscrito por Sandra Cunha salienta-se que, em 2013, foi montada uma torre de comunicações na zona fronteira ao farol do Cabo da Roca, "desfigurando a paisagem do ponto mais ocidental do território continental europeu, em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC)".

A instalação da estrutura foi, na altura, "largamente contestada por populares, ambientalistas, defensores" do património e autarcas de diferentes forças partidárias, recordou a deputada.

Apesar dos protestos, o Governo PSD/CDS-PP "não recuou na decisão de instalar o equipamento, abrindo uma profunda cicatriz na paisagem, visível a quilómetros de distância, desvirtuando um local que recebe milhares de visitantes todos os dias", frisou o documento, apontando a passividade da autarquia na sua instalação.

Em consequência da tempestade na madrugada de 11 de dezembro, o BE considerou que, "mau grado toda a destruição que causou, a natureza acabou por proporcionar às autoridades uma ótima oportunidade para equacionar a relocalização do equipamento, deslocando-o para um local onde o impacto paisagístico seja menor".

A estrutura foi instalada em área vedada a construções no plano de ordenamento do PNSC e pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira, em espaço inserido na "zona tampão" da Paisagem Cultural classificada como Património Mundial pela UNESCO.

A estrutura, composta por radar, antenas e câmara de vigilância, destina-se a apoiar a missão da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, no domínio "das fraudes fiscais e aduaneiras, terrorismo, tráfico de droga, catástrofes ambientais, proteção do ambiente, proteção de atividades económicas e combate ao tráfico ilícito de migrantes por via marítima".

A rede de observação é composta por postos "contentorizados" ou em edifícios, dispostos ao longo da costa, de forma a permitir "a deteção e identificação de ameaças marítimas, designadamente de embarcações de reduzida dimensão, deslocando-se a alta velocidade e tipicamente não cooperantes", segundo a descrição do projeto SIVICC.

Um parecer do PNSC à proposta do Ministério da Administração Interna "foi negativo", tendo em conta as condicionantes paisagísticas e ambientais da zona, mas a estrutura acabou por ser construída.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, remeteu uma posição para quando for possível responder ao BE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório