Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Add Fuel e Maismenos a partir de hoje em exposição em Londres

Os artistas portugueses Add Fuel e Maismenos fazem parte de uma exposição de arte urbana internacional que abriu hoje na galeria Saatchi, em Londres.

Add Fuel e Maismenos a partir de hoje em exposição em Londres
Notícias ao Minuto

22:36 - 29/11/17 por Lusa

Cultura Saatchi

Intitulada 'Revolutions Per Minute' [Revoluções por Minuto], a exposição representa uma seleção de artistas que participaram na edição de 2017 do Festival Nuart, que se realiza anualmente em Stavanger, na Noruega.

As obras escolhidas incluem nomes estabelecidos, como Futura, Martha Cooper e Jamie Reid, mas também artistas emergentes de vários países do mundo, como África do Sul, Israel ou Argentina.

'Revoluções por minuto' pretende celebrar o facto de a arte urbana ter evoluído nos últimos anos e ser atualmente uma montra para talentos artísticos, sem esquecer o reconhecimento a movimentos anteriores.

Um tributo especial é prestado à criação artística ligada à cultura musical, em particular as produções dos discos de 12 polegadas, tendo os 'posters' em exposição sido criados com as dimensões de 12 por 12 polegadas (30 por 30 cm).

Ilustrador 'freelancer', Diogo Machado (Add Fuel) começou a reinterpretar azulejos tradicionais, com recurso a 'stencil' (pintura com moldes), quando em 2008 foi convidado a participar numa exposição em Cascais, que consistia em revestir edifícios com telas com ilustrações. Desde então, já expôs em várias cidades, em Portugal e no estrangeiro.

Com o projeto ±maismenos±, iniciado em 2005, Miguel Januário mostra a sua faceta mais 'interventiva': a título de exemplo, "matou o rei", em Guimarães, pintou frases de pernas para o ar em paredes do Porto, e "disse ámen", em Lisboa, em nome do Espírito Santo, da Sonae e do grupo Amorim. Através do ±maismenos±, Miguel Januário reflete sobre o modelo de organização politica, social e económica que gere a vida nas sociedades atuais.

Além de continuarem em exposição até 7 de janeiro, edições limitadas dos 'posters' estão também à venda na loja eletrónica da galeria londrina de arte contemporânea, com preços a variar entre as 90 libras (102 euros) e as 5.400 libras (6.100 euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório