Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Religioso Kouobou Daniel vence Prémio Paulus de Edição 2017

A dissertação 'A afetividade no itinerário espiritual segundo as 'Homilias sobre o Cântico dos Cânticos', de Orígenes - tradução e estudo teológico', de Kouobou Daniel, venceu o Prémio Paulus de Edição 2017, foi hoje divulgado.

Religioso Kouobou Daniel vence Prémio Paulus de Edição 2017
Notícias ao Minuto

14:38 - 28/11/17 por Lusa

Cultura Dissertação

Kouobou Daniel, de 31 anos, é natural da República dos Camarões e é religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

Licenciado em Economia pela Universidade de Dschang, nos Camarões, Kouobou Daniel iniciou a vida religiosa em 2007 em Bafoussam, no seu país natal, onde fez o noviciado, e frequentou, posteriormente, o Mestrado Integrado em Teologia, na Universidade Católica, em Lisboa.

Em abril passado voltou aos Camarões, onde exerce, atualmente, a função de ecónomo da comunidade de Bonabérim, em Douala.

Num comunicado enviado à agência Lusa, o religioso camaronês afirma que "este trabalho é uma procura de fundamentos teológicos para uma espiritualidade integral, necessária para o modo de ser Igreja e cristão hoje. Uma espiritualidade de que a afetividade tem de ser parte integrante".

Daniel afirma que recebeu a notícia do prémio "com um salto de alegria e de ação de graças" e considerou que é "o ponto de chegada de um longo itinerário espiritual e académico, mas também o início de uma nova caminhada".

A dissertação vencedora foi orientada pelo catedrático em Teologia Patrística Isidro Pereira Lamelas, diretor da revista Didaskalia.

Teólogo e filósofo neoplatônico, Orígenes, autor sobre o qual dissertou o religioso dehoniano, é um dos padres gregos da Igreja, que viveu entre os anos 185 e 253, tendo nascido provavelmente em Alexandria, no Egito, e morrido em Tiro, no Líbano. Foi um patrístico que terá escrito cerca de 6.000 livros, muitos deles dados como perdidos.

O Prémio Paulus de Edição é uma iniciativa da Paulus Editora e tem como objetivo "promover a reflexão teológico-cristã em português, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores", segundo a editora católica.

"O Prémio Paulus é uma bênção para a teologia em língua portuguesa, permite que as numerosas investigações teológicas feitas em português possam ser divulgadas e conhecidas internacionalmente", afirma, no mesmo comunicado, Kouobou Daniel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório