Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Festival CineEco começa no sábado em Seia com 100 filmes em competição

A edição de 2017 do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que começa no sábado em Seia, conta com 100 filmes em competição, oriundos de mais de 25 países, foi hoje anunciado.

Festival CineEco começa no sábado em Seia com 100 filmes em competição
Notícias ao Minuto

11:29 - 10/10/17 por Lusa

Cultura Serra da Estrela

O festival, que vai decorrer até ao dia 21 com a temática 'Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia', também inclui a estreia em Portugal do filme 'Uma Verdade (Mais) Inconveniente', de Bonni Cohen e Jon Shenk.

Segundo o diretor do CineEco, Mário Jorge Branquinho, o filme "Uma Verdade (Mais) Inconveniente", passa no dia 18 e "dá sequência ao documentário de 2006 no qual o ex-vice-presidente dos Estados Unidos faz uma análise sobre a crise climática mundial".

"Após a decisão de Donald Trump em retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, Al Gore, ex-vice-presidente do país e protagonista do documentário, pronunciou-se nas suas redes sociais criticando a decisão. O filme mostra a negociação feita há um ano e meio, envolvendo 200 países, com o objetivo de impedir o avanço do aquecimento global através da redução das emissões de gases poluentes na atmosfera", é explicado.

A edição deste ano do CineEco, que vai decorrer na Casa da Cultura de Seia, no distrito da Guarda, é inspirada no livro 'Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima', de Naomi Klein.

Segundo a organização, em competição estará a obra 'A Idade das Consequências', de Jared P. Scott, que "investiga como a mudança climática afeta a escassez de recursos, a migração e o conflito através da lente da segurança nacional dos Estados Unidos da América e da estabilidade global".

Será também exibido o filme 'Rio Azul: Pode a Moda Salvar o Planeta?', de David McIlvride e Roger Williams, que "mostrará a forma como a indústrias da moda, dos tecidos e dos 'jeans' se tornaram nas grandes poluidoras das águas e do ambiente".

E, "acompanhando as notícias recentes sobre a poluição dos oceanos", a película 'Ondas Brancas', de Inka Reichert, apresentará "o combate e a reação dos surfistas de vários pontos do globo contra a inadvertida contaminação dos oceanos".

Ainda no tema dos oceanos, será apresentado em Seia o filme "Perseguindo Corais", de Jeff Orlowski, que "viaja pelo mundo mostrando como os recifes estão a desaparecer a uma taxa sem precedentes", é indicado.

O 23.º CineEco albergará uma vasta programação de longas e curtas-metragens, documentários, reportagens de televisão, a par de uma competição dedicada aos filmes lusófonos, da região e um programa de sessões especiais.

O festival abre no sábado, às 18:00, com o filme "A Odisseia", de Jérôme Salle, uma sessão especial sobre a vida de Jacques-Yves Cousteau.

Pelas 21:30, decorrerá a abertura oficial, com a exibição do histórico filme "Os Lobos", de Rino Lupo, musicado ao vivo pelo pianista Nicholas McNair.

O CineEco, um dos mais antigos festivais de cinema de ambiente do mundo, é organizado pelo município de Seia, na Serra da Estrela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório