Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quatro dias e 15 concertos para celebrar o mundo da música nos Açores

Ponta Delgada, nos Açores, é palco, a partir de quinta-feira, do festival "The Music World" com 15 concertos durante quatro dias, para celebrar a música numa diversidade de estilos e atuações em vários espaços da cidade.

Quatro dias e 15 concertos para celebrar o mundo da música nos Açores
Notícias ao Minuto

16:08 - 25/09/17 por Lusa

Cultura Ponta Delgada

"No caminho iniciado em 2016 com a primeira edição do Festival, homenageamos o universo da música, propusemo-nos, agora, alcançar outros propósitos que ajudarão a complementar o nosso principal objetivo: celebrar a música", afirmou o presidente da direção da Vox Cordis, Gabriel Costa, associação musical que organiza o evento.

Na apresentação da segunda edição do "The Music World" ("O Mundo da Música"), que decorre até domingo, na ilha de São Miguel, o presidente da associação sublinhou que se trata de um festival de "grande abrangência", contemplando este ano a atuação de uma banda, The Dixie Boys, com um espetáculo de rock no Coliseu Micaelense, na quinta-feira, dia em que arranca a iniciativa.

Antes do concerto, porém, há uma apresentação etnográfica nas Portas da Cidade, pelo coro da Pedreira, de Tomar, que marca a abertura do festival.

"Este ano, e face à mudança de conceito e às parcerias recebidas, decidiu-se criar uma zona de Festival, sem área fechada, e com uma maior abrangência. Serão 15 concertos que acontecerão durante o festival. Direcionamos as atuações e concertos para espaços que se identificavam mais com o tipo de música que iria acontecer", salientou Gabriel Costa, acrescentando que o evento volta a realizar-se no fim de semana em que se comemora o Dia Mundial da Música.

Na sexta-feira, a Igreja Matriz acolhe uma nova atuação do Coro da Pedreira, desta feita em concerto coral, enquanto no mesmo dia está prevista uma sessão formativa da associação artística Quadrivium, dirigida a alunos, no auditório da Escola Secundária Domingos Rebelo.

O auditório da escola Domingos Rebelo vai receber ainda dois concertos: o da Sinfonietta, na sexta-feira, e o da Vox Cordis com a Banda de Nossa Senhora da Luz, no sábado.

Gabriel Costa explicou que a Casa do Bacalhau receberá o fado, em duas sessões, uma delas na sexta-feira e outra no sábado, enquanto no Pavilhão das Portas do Mar acontecerão dois concertos de Filarmónicas.

Do programa constam também actuações de ranchos folclóricos nas Portas do Mar, em frente às Portas da Cidade, além de concertos do Quarteto de Cordas da Quadrivium e do Arquinteto (conjunto de sopros também da Quadrivium), na Igreja de Santo André, no Museu Carlos Machado.

A segunda edição do "The Music World" encerra no domingo, no salão nobre do Teatro Micaelense, com um recital de piano de Lucas Thomazinho, jovem pianista brasileiro, destacou o presidente da Vox Cordis, acrescentando que todos os concertos são de entrada gratuita, à excepção dos de fado, na Casa do Bacalhau, uma vez que incluem jantar.

Gabriel Costa frisou que é propósito da organização "manter o festival com carácter anual, apostando no cartaz turístico que já começa a formar, e na diversidade musical e cultural que alberga".

Em 2016, o festival concentrou todas as actividades no Parque Século XXI, na cidade de Ponta Delgada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório