Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Artistas portugueses nos "mundos flutuantes" da Bienal de Lyon

A Bienal de Lyon, em França, inicia-se hoje sob o tema "Mundos Flutuantes" e vai receber bandeiras transparentes, paredes carimbadas com "Forever Immigrant" e um piano a tocar um poema, da autoria de Marco Godinho e Davide Balula.

Artistas portugueses nos "mundos flutuantes" da Bienal de Lyon
Notícias ao Minuto

06:36 - 20/09/17 por Lusa

Cultura Mundos Flutuantes

A 14.ª edição do evento, que se realiza entre hoje e 07 de janeiro, conta com artistas de 23 países e questiona o conceito do "moderno" na arte, a partir do tema "Mondes Flottants" ("Mundos Flutuantes").

O tema atraiu, de imediato, Marco Godinho que, no ano passado, já tinha feito uma exposição no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice intitulada "Mundos Nómadas", tendo agora escolhido três obras que convidam à "deambulação porque não se pode apreender só com o olhar".

Na primeira obra, "Forever Immigrant", um carimbo circular da frase em inglês vai preencher a fachada do edifício de exposições, La Sucrière, e propagar-se ao interior, fazendo eco não apenas do exílio e "tudo o que acontece no Mediterrâneo" mas também da própria "ideia de incerteza", ligada ao seu percurso de emigrante.

"Sem Título (Bandeiras Transparentes)" é uma "obra em evolução", inicialmente inspirada nas estrelas da União Europeia, em que "as bandeiras em vez de terem símbolos são completamente transparentes" e, sendo expostas no exterior, "pouco a pouco vão começar a rasgar e evoluir no tempo".

Em "Written By Water", vão ser expostos cadernos que o artista recolheu ao longo de viagens por países mediterrânicos e que meteu na água, "para que a água pudesse escrever a sua própria poesia e história", uma obra que vai estar acompanhada pela projeção de um vídeo.

Davide Balula, que nasceu em 1978 na aldeia de Vila Dum Santo, no concelho de Viseu, e reside entre Paris e Nova Iorque, escolheu para a Bienal de Lyon duas obras inéditas: uma peça sonora em que "um piano vai tocar um poema" e uma peça luminosa que realiza um "movimento abstrato de 'laser' nas paredes".

Os trabalhos apresentados dialogam com o tema da bienal, com David Balula a interpretar os "Mundos Flutuantes" como "a impossibilidade de alcançar as coisas", ilustrando a sua ideia com uma peça de Marcel Broodthaers, "muito importante" para si e exposta na sala ao lado da sua.

Para a Bienal de Lyon, também foi convidado o artista mexicano Hector Zamora, que vive e trabalha em Portugal, os brasileiros Cildo Meireles e Ernesto Neto, residentes no Rio de Janeiro, e o realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul, vencedor da Palma de Ouro de Cannes, em 2010, com o filme "O Tio Boome Que Se Lembra das Suas Vidas Passadas", e que em 2016 esteve em Portugal, para acompanhar o ciclo que lhe dedicou o Cinema Ideal, em Lisboa, e apresentar a sua primeira performance, "Fever Room".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório