Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Vieira da Silva, Mariza e Carrilho da Graça na mostra 'Cultura Portugal'

Vieira da Silva, Mariza e Carrilho da Graça são alguns dos nomes que, até ao fim do ano, vão estar presentes na 15.ª edição da mostra "Cultura Portugal" em Espanha, hoje apresentada na Embaixada de Portugal em Madrid.

Vieira da Silva, Mariza e Carrilho da Graça na mostra 'Cultura Portugal'
Notícias ao Minuto

20:00 - 19/09/17 por Lusa

Cultura Espanha

"Queremos mostrar o que há de bom" e dar "uma visão cada vez mais panorâmica" da cultura portuguesa, explicou o embaixador Francisco Ribeiro de Menezes na sala cheia de jornalistas espanhóis.

A maior parte dos eventos terá lugar em Madrid, até ao fim do ano, mas uma dezena de outras cidades espanholas também estão incluídas na programação deste ano da 'Cultura Portugal'.

Na área da música, Mariza (18 de dezembro, em Madrid) será cabeça de cartaz, numa programação que inclui nomes como Cuca Roseta (29 de novembro) e os The Gift (12 de dezembro).

Um festival de música alternativa, Portugal Alive, também irá levar a Madrid e Barcelona, a partir de sexta-feira, os grupos portugueses Gala Drop, Sensible Soccers e Pega Monstro.

Nas Artes Plásticas, destaque para a exposição de pintura 'Vieira da Silva / Arpad Szenes -- Confluências', em Madrid, a partir de 6 de outubro.

Na arquitetura, será inaugurada a exposição 'Carrilho da Graça: Lisboa', centrada na relação do arquiteto com a capital portuguesa, e que foi inaugurada em 2015, no Centro de Cultural de Belém, em Lisboa. A mostra tem cumprido uma itinerância por diferentes cidades, na Europa e na América Latina, desde então, tendo ultrapassado os 80 mil visitantes.

A inauguração, prevista para 18 de dezembro, no Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, será antecedida da conferência 'Lisboa', pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça, no dia 15.

O cineasta José Miguel Ribeiro leva dois filmes -- 'Estilhaços' e 'Nayola', em 22 de novembro - à cinemateca do centro de Cultura Matadero da capital espanhola, que também irá apresentar a peça de teatro 'África Fantasma', de João Samões (28 e 29 de setembro).

A programação da "Cultura Portugal" começa esta noite, em Madrid, com o cozinheiro Mickael Moreira a elaborar pratos típicos portugueses no restaurante Frangus.

Sevilha, Oviedo, Vigo, Segóvia e Bilbau são algumas das outras cidades espanholas incluídas na programação da mostra de cultura portuguesa, que pode ser consultada em culturaportugal.com ou na página da Embaixada de Portugal em Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório