Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Mostra de Artes de Rua arranca na próxima quinta-feira em Sines

Arte circense, dança, teatro de rua, performances e escultura em areia são algumas expressões artísticas que vão passar por Sines, no distrito de Setúbal, durante uma Mostra de Artes de Rua, entre quinta-feira e sábado.

Mostra de Artes de Rua arranca na próxima quinta-feira em Sines
Notícias ao Minuto

15:58 - 19/09/17 por Lusa

Cultura Lazer

A avenida Vasco da Gama, junto à baía de Sines, a zona exterior junto à antiga estação de comboios da cidade, o centro histórico e o jardim das Descobertas são alguns dos locais que se vão converter em palco de artes de rua durante os três dias da edição '0.1' da Mostra de Artes de Rua (MAR).

O objetivo da iniciativa, que foi promovida pela primeira vez no ano passado, é levar "as pessoas para a rua", criar uma "maior vivência da cidade, dos espaços e do território" e contribuir para "um novo olhar sobre a cidade", disse hoje à agência Lusa Julieta Aurora Santos, diretora artística do Teatro do Mar, que promove o evento.

"Tentamos fazer uma programação pautada pela qualidade, obviamente, mas abrangente, e para toda a família. No fundo, o que nós queremos, é que as pessoas saiam à rua e que possam estar juntas na rua, porque as artes de rua, se alguma coisa promovem, é o encontro e a partilha e é isso que pretendemos estimular", destacou a mesma responsável.

Com cerca de 15 espetáculos programados, de Portugal, Espanha, Inglaterra e de França, a MAR pretende dar destaque a "artistas portugueses" e também "estimular a criação para a rua e para o espaço público".

O evento começa na quinta-feira, a partir das 10h00, no Jardim das Descobertas, com o início da construção de uma "escultura efémera", em areia, por Pedro Mira, obra que vai ficar patente até ao final da mostra.

A abertura oficial da MAR acontece à noite, às 21h30, na Esplanada Alentejana, que vai receber uma sessão de "cineconcerto", ou seja, um filme musicado ao vivo por Charlie Mancini, músico e compositor residente em Sines, que escolheu 'Seven Chances', de Buster Keaton, para passar no grande écran ao ar livre.

Uma estátua viva na Praça Tomás Ribeiro e no Chafariz do Castelo, com Helena Reis e Samuel Buton, um espetáculo de dança e piano em frente à Marina de Sines, por Clara Marchana, Ana Novo e Raul Pinto, circo e dança na avenida Vasco da Gama, com a companhia inglesa Acrojou, são algumas das performances que vão acontecer nas ruas da cidade até sábado.

Por Sines vão ainda passar os espetáculos 'Le Rêve D'Érica', pela companhia Bivouac (França), 'Carriló', pela CIA La Tal (Espanha) e os portugueses 'Gentlemad' (Mica Paprika), 'Sómente' (Teatro Só), 'I Am (K)not' (Ana Jordão), 'Baixos e Altos' (Pole Dance e Acordeão pelo FIAR) e '(Deus é Máquina) ´Pássaros de Sal' (Teatro do Mar, Artelier e Duo Dream).

A MAR leva ainda para a rua a Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense, que vai desfilar pelas artérias centrais da cidade do litoral alentejano no sábado, a partir das 10h00.

Também no sábado, há atividades e animação para crianças e famílias no Jardim das Descobertas, com pinturas faciais, penteados criativos, jogos tradicionais, uma aula aberta de trapézio, artes plásticas, marionetas, histórias e, entre outras iniciativas, música.

A mostra, promovida pelo Teatro do Mar com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Direção Geral das Artes, encerra com música da Fanfarra pelas ruas, num percurso que termina no largo Poeta Bocage, onde a música continua pela noite dentro com os dj Xoices e XPTO.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório