Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Exposição de Paula Rego no Colombo vai receber série 'Peter Pan'

A exposição com obras originais da pintora Paula Rego, inaugurada há um mês no centro comercial Colombo, em Lisboa, foi visitada por mais de 100 mil pessoas e irá receber 21 quadros inspirados na obra literária 'Peter Pan'.

Exposição de Paula Rego no Colombo vai receber série 'Peter Pan'
Notícias ao Minuto

09:30 - 01/08/17 por Lusa

Cultura Lisboa

Intitulada 'O Mundo Fantástico de Paula Rego', a exposição com obras da pintora portuguesa radicada em Londres vai receber as novas obras a 22 de agosto, substituindo o conjunto de 26 peças inspirado na obra literária "Jane Eyre", de acordo com a organização.

Patente na Praça Central do Centro Colombo até 27 de setembro, com entrada livre, a exposição vai manter as restantes obras de pintura, gravura e litografia até essa data.

A mostra "cruza histórias pessoais e universais", explicou à agência Lusa, na inauguração, há um mês, a curadora Catarina Alfaro.

"A obra da Paula Rego é muito coerente na forma como se tem organizado, e permite, através da literatura e das suas próprias experiências, fazer o cruzamento das histórias pessoais e universais", declarou a curadora na inauguração.

Entre outras, estão expostas as pinturas 'Fada Azul e Pinóquio', e 'The Cigarette', e a série de 25 peças inspiradas na obra literária de Charlotte Brontë.

Os parceiros da iniciativa do Colombo são a Casa das Histórias Paula Rego e a Fundação D. Luís I, ambas em Cascais.

Em abril deste ano, estreou-se em Portugal um documentário sobre a vida e obra da artista plástica, intitulado 'Paula Rego, Histórias & Segredos', realizado pelo cineasta Nick Willing, filho da pintora.

Também foi inaugurada uma nova exposição, com o mesmo título, na Casa das Histórias Paula Rego, com recriação do ateliê da pintora, a série de pinturas sobre depressão e uma seleção das obras mais importantes da artista.

Essa mostra conta com cerca de 80 obras e ocupa as sete salas do museu, apresentando algumas pela primeira vez em Portugal, como a série 'Depressão', revelada em março, em Londres.

A iniciativa 'A Arte chegou ao Colombo' foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais -- Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição 'Andy Warhol -- Icons' (2013), a instalação interativa 'The Pool' da artista norte-americana Jen Lewin (2014) e a 'A Divina Comédia de Salvador Dalí' (2015).

No ano passado, a praça central do Colombo recebeu a exposição de fotografia de Terry O'Neill -- 'Faces of the Stars'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório