Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coreografia de Sasha Waltz sobre liberdade e poder estreia em outubro

A coreografia 'Kreatur', de Sasha Waltz, na qual são exploradas questões ligadas à liberdade, poder e isolamento, vai ter estreia em Portugal a 04 e 05 de outubro no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Coreografia de Sasha Waltz sobre liberdade e poder estreia em outubro
Notícias ao Minuto

14:36 - 27/07/17 por Lusa

Cultura Kreatur

Nesta nova peça, a coreógrafa alemã retorna às raízes do seu trabalho artístico, explorando a realidade social, contando com a colaboração da artista Iris van Herpen nos figurinos e do grupo Soundwalk Collective, cujo último álbum, 'Killer Road', teve a participação de Patti Smith.

'Kreatur', com cenografia de Sasha Waltz e Thomas Schenk, resulta de uma produção de Sasha Waltz & Guests em coprodução com a Festspielhaus St. Pölten (Áustria), Grand Théatre de la Ville (Luxemburgo) e a Opéra de Lille (França).

A interpretação é de Liza Alpízar Aguilar, Jirí Bartovanec, Davide Camplani, Clémentine Deluy, Claudia de Serpa Soares, Peggy Grelat-Dupont, Hwanhee Hwang, Annapaola Leso, Nicola Mascia, Thusnelda Mercy, Virgis Puodziunas, Zaratiana Randrianantenaina, Corey Scott-Gilbert e Yael Schnell.

Em coreografias anteriores, como 'Körper', Sasha Waltz 'marcou um campo de trabalho radical e inovador, reduzindo a linguagem cénica a uma violenta exposição dos corpos e à sua manipulação', indica um texto da programação do CCB sobre a criadora.

Mais tarde, pesquisou novos territórios, explorando a relação com o espaço, a sexualidade e a violência social, na qual o corpo surge como instância política e dispositivo narrativo das morais opressivas.

O seu envolvimento com a ópera e com a música levou-a a trabalhar alguns dos grandes mitos fundadores da cultura ocidental, como 'Orfeu', 'Dido e Eneias' ou 'Romeu e Julieta', tendo esta última peça sido transmitida para mais de 200 teatros em todo o mundo.

Em janeiro de 2017, Sasha Waltz & Guests inaugurou, com 'Figura Humana', uma instalação coreográfica, o novo edifício da Elbphilarmonie de Hamburgo, na Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório