Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

David Fonseca, Gabriel o pensador e Áurea no festival Cais Agosto

Gabriel o Pensador, David Fonseca, Áurea e C4 Pedro são os cabeças de cartaz da edição deste ano do festival Cais Agosto, que arranca hoje em São Roque do Pico, nos Açores.

David Fonseca, Gabriel o pensador e Áurea no festival Cais Agosto
Notícias ao Minuto

20:30 - 26/07/17 por Lusa

Cultura Açores

Os espetáculos musicais, que vão decorrer até domingo, têm todos entrada livre e vão realizar-se junto à antiga fábrica da indústria baleeira, onde antigamente eram transformados os cachalotes (o tipo de baleias mais comum nos Açores) para a produção de azeite e óleos.

A fábrica, entretanto desativada, foi transformada em espaço museológico e recebe, anualmente, milhares de turistas que pretendem conhecer como funcionava a antiga indústria ligada à caça à baleia, atividade que foi extinta na década de 80 do século passado.

É neste ambiente de nostalgia, junto ao Cais do Pico (como também é conhecida a zona portuária de São Roque), que está instalado o palco principal do Cais Agosto, uma das principais festas de verão das ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge).

A história da caça à baleia continua também bem viva, durantes as festas, com a iniciativa da organização do Cais Agosto, que disponibiliza botes baleeiros (barcos a remos e a vela, antigamente utilizados na caça à baleia) para passeios turísticos junto à costa norte da ilha do Pico.

O programa do Cais Agosto prevê ainda um espetáculo denominado "MTV Insomnia", com a atuação de diversos DJ, além de um festival de bandas filarmónicas e de um desfile de marchas populares.

A par da vertente musical, as festas incluem também uma Feira Gastronómica, a degustação de produtos regionais das ilhas do Triângulo, uma Feira do Livro e uma Feira de Artes.

Para Mark Silveira, presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico (entidade organizadora das festas), o Cais Agosto representa uma importante forma de promoção do concelho, com grande impacto económico na ilha.

"Para além de todas as trocas comerciais diretas que se verificam nestes dias, há todo um conjunto de setores que, de forma indireta também beneficiam" com estas festas, recorda o autarca, referindo-se aos setores do alojamento, da restauração, das rent-a-car e da animação turística, entre outros.

As festas pretendem também ser um contributo para reafirmar o concelho de São Roque do Pico como "Capital do Turismo Rural".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório